O plantel dos 3 grandes: os Avançados (3)

Depois dos defesas e dos médios chega o momento de analisar o plantel dos três grandes na perspectiva dos que jogam mais à frente – os avançados.

Tal como escrevi no post anterior, o Porto tem jogado com um sistema 4-3-3, enquanto o Benfica e o Sporting jogam num 4-4-2, com os médios em losango.

Assim, teremos 3 posições para analisar no Porto e duas nas outras duas equipas.
O BENFICA tem um conjunto de avançados muito forte – o Cardozo e o Saviola parecem ser os titulares, mas o Weldon e o Keirrison prometem ser boas alternativas.
Devo, a bem da minha condição de sócio do Benfica, incluir nesta parte o Nuno Gomes e o Mantorras. Este último é uma espécie de bobo da corte que anima o povo quando o povo está triste. Eu sei que parece um exagero, mas não vejo outra utilidade ao Mantorras – como profissional de futebol não deveria ter lugar no plantel do Benfica. O Nuno Gomes… é um avançado que nenhum Benfiquista simpatiza muito. Parece que joga, mas não marca… Parece que é médio, mas é avançado. Os portistas têm um especial carinho por ele – como eu os entendo – só tive pena que não tivesse vindo com um Sokota para o Porto: teriam sido uma dupla temível.

Se o Benfica parece bem servido, o Sporting tem, mais uma vez neste sector, um plantel muito escasso. Tem o Liedson que nos últimos anos marcou sempre muitos golos (17, 11, 15, 15, 25, 15). Com ele deverá fazer dupla o Caicedo que parece ser um avançado muito poderoso. As alternativas são muito fraquinhas: o Djaló será uma eterna promessa, na linha do Postiga que nunca foi o que prometia. O Sporting neste sector, mais fraco que o Benfica.

O Porto apresenta na frente de ataque um jogador fantástico: o Hulk. Apesar das montagens do Aventar, a verdade é que ele ainda continua no Porto e promete ser o “caso” deste campeonato. É o jogador de faz a diferença e se conseguir ser mais regular poderá levar o Porto ao Penta – por outro lado ficamos também com a sensação de que são mais os falhanços que os acertos, caso contrário já teria havido milhões para o levar, ou não? Com ele fará tripla o Rodriguez e o Varela, sendo que o Mariano e o Falcão podem entrar nestas contas.
O Falcão é um adiado argentino cuja folha de serviço regista apenas o interesse do Benfica nele – nos tempos que correm, isso faz dele um jogador bom para o Porto.
Se o Rodriguez e o Hulk fizerem o que está ao seu alcance penso que o Porto terá boas condições de voltar a ser campeão.

Em síntese, na linha avançada iria atribuir um 4 ao Porto e ao Benfica, dando um 3 ao Sporting.
Na defesa tinhamos esta pontuação: o Porto com 13,5 pontos, o Benfica com 12,5 e o Sporting com 10,5.
No meio-campo o Benfica com 10 pontos, o Porto com 6 e Sporting com 7.

Feitas as contas:
– Porto: 23,5
– Benfica: 26,5
– Sporting: 20,5

Voltarei com um outro ângulo de análise – que jogadores queria de cada uma das três equipas… Para um plantel campeão.

Comments

  1. João J. Cardoso says:

    Quais montagens do Aventar? aquilo era o print-screen da página do slb ontem à tarde, onde alguém se andou a divertir.

  2. miguel dias says:

    E o Farías? Faz lá as contas outra vez.


  3. Olá Miguel… sim, ok. Posso acrescentar o Farias. Ele foi o melhor marcador na Argentina em 2003/04 (http://www.rsssf.com/tablesa/argtops.html), tendo sido sucedido pelo Lisandro, curiosamente.No entanto não me parece que seja uma vantagem forte para o Porto… a não ser que apareça um Farias que aqui, por Portugal, nunca vimos!

  4. miguel dias says:

    Estava tapado, mas sempre que entrou facturou. é um ponta-de-lança à moda antiga, sem grandes dotes técnicos, mas com faro para o golo. (mas que faço eu? discuto jogadores do inimigo, será que a gripe já me apanhou?)p.s. naquela coisa da cobertura do campeonato, posso ocasionalmente dar o meu contributo militante à causa encarnada?


  5. Miguel,à luz de um tripeiro benfiquista diria que o Farias me lembra o Fernando Gomes, bi-bota de ouro. Ainda bem que isso é mais pelo estilo do que pelos golos.Quanto a contribuir para a causa vermelha, claro que sim, desde que não me tragas a gripe hehe

  6. Ricardo Santos Pinto says:

    Não és nada faccioso, ó lampião. Do Benfica, uma grande foto do Cardozo. Do Sporting, uma grande foto do Liedson. Do Porto, um rectângulo em branco com uma cruzinha vermelha (se ainda fosse azul)…


  7. Ricardo, eu faccioso? ehehheh mas olha que o código da imagem do hulk está lá ehehhehe mas tem a sua piada tem tem ehehhehe

  8. Luis Moreira says:

    Grande Ricardo, a chamar faccioso ao JP. Um dia ,no ínicio do aventar, pedi aos andrades para meterem as bandeiras dos grandes. Meteram um enorme dragão (lindo, por acaso) umas botas e umas meias rotas do sporting e um frango depenado para o bemfica! Protestei e levei uma corrida do poderoso r e do Fernando da Areosa! Foi o momento mais dificil da minha vida de aventador…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.