Há que saber fazer as queimadas…

Metaforicamente e realmente o país está um braseiro, arde em campo aberto e em circuito fechado. Só faltava o incêndio chegar à TVi.

O Ministro vem dizer que a culpa é do excessivo calor, será, mas não haver uma política para a floresta, limpar os terrenos, ajudar os proprietários tambem não ajuda nada. O senhor Ministro já reparou nesta coisa absolutamente excepcional, que as florestas de pinheiro e eucalipto das indústrias de celulose não ardem ? Ano após ano não ardem. Com calor, sem calor, no pino do verão, sem ministros, não ardem. É que as celuloses têm uma política para as suas florestas,desde o plantar, deixando acessos capazes, limpando a floresta, vigiando, com um grupo profissional e privativo de bombeiros, equipamento moderno, não arde!

Por isso senhor Ministro não pode dizer que é do calor, no inverno tambem não arde e é por causa da chuva, se vossa excelência não serve para fazer nada, entre o calor e a chuva, agradecíamos que vá tirar um curso intensivo às celuloses eles não dizem que não. Mas vir dizer que há incêndios por haver calor e tempo seco, obrigado, já sabíamos.

Lembro-me bem nos idos de 90, a floresta a arder, as casas e os lugares aonde vivem pessoas, pasto das chamas, e o Loureiro, que fazia o papel que vossa excelência faz agora, a gritar que estava tudo controlado, era só fumaça. Já naquela altura ardia, aliás ardeu sempre, embora a bem da verdade se tenha melhorado muito no equipamento aéreo e na programação. Mas chateia-me ouvir dizer que é do calor. Quer vossa excelência dizer que não pode controlar o tempo, mas que controla o resto ? Mas o exemplo das celuloses, mostra que não é verdade, é mesmo falta de jeito, de competência. Não pode queixar-se!

Está a ver o que está a acontecer na TVI ? Outro incêndio não controlado, não se pode deitar lume ao restolho sem os devidos cuidados, tem que se ser perito em contrafogos, não se pode ser suspeito de incendiário e depois andar com fósforos no bolso, dá encrenca. E de quem é a culpa ? Do tempo de eleições , já se sabe, brincar ao controle de empresas, primeiro com a PT a querer comprar uma empresa privada e agora isto.

Está a ver senhor ministro, isto está mesmo a arder e não é só por causa do calor. Mas é por culpa do tempo, isso é verdade. Há que saber escolher o tempo para se lançar as queimadas!

Comments

  1. dalby-o-calmo says:

    O PROBLEMA DESTE PAIS É QUE SÓ ARDE EM LUME-BRANDO E NÃO QUEIMA NUNCA AS COISAS NOCIVAS..O QUE PORTUGAL PRECISA É DE UM BOM GRANDE FORTE INCENDIO COMO A EUROPA TEVE, COMO A ESPANHA TEVE..NÓS ESCOLHEMOS FOGO MOLE E ACABAMOS POR NOS QUEIMAR MAIS DO QUE OS OUTROS..ao fim!Luis espero que aprecies as minhas metáforas escaldantes..senão chama-se os bombeiros!

  2. Luis Moreira says:

    Aprecio imenso, principalmente por serem escaldantes. Olha lá a Belina Moura já está melhor ?

  3. Ricardo Santos Pinto says:

    No Aventar, os autores preocupam-se com os seus leitores. Aplausos, Luis!

  4. dalby-o-calmo says:

    Não Luis, está no hospital e volta para casa dentro de duas semanas…Olha vai abrir uma mega disco com a Claudia Jacques como RP na praça humberto delgado PORTO enorme…na 5ª feira chama-se winston ou winstor..algo assim.. mas é para a quecada..mais do mesmo…ontem fui jantar a um que abriu novo o 3C …no centro ..o joão era maigo dos donos..odiei! Caro ..é mais do mesmo estilo twinss bar disco restÔ..o Porto finalmente tornou-se a CAPITAL DA NOITE DO PAIS É A LOUCURA COMPLETA…os meus amigos do zoom vao abrir um turismo habitação em porto covo e um bar de tapas das 7h as 2h..enfim la vie en rose..para alguns!!! esteve no zoom uma jornalista..vai entrevistar o willy na 3ª..

  5. dalby-o-calmo says:

    oH LUIS, DESCOBRI FINALMENTE A MULHER PARA TI COM O PERFIL E DISCURSO IDEAL PARA TI,,IMAGINA SÓ ESTA VERSAO DA PRINCESA LI E O QUE ELA ESTÁ AQUI A DIZER, FARI AINVEJA À PATROCINIO..É ESTA LUIS, É ESTA É DESTA LUISSSSS QUERO SER O PADRINHO:ORA TOMA LÁ E INCENDEIA-TE JÁ: O NOME É MESMO ARREBATADOR..CONCHA, BEM QUENTE PARA AS TUAS LONGAS NOITES DE INVERNO NÃO?http://www.youtube.com/watch?v=vGiJX7Aw-lI

  6. dalby-o-calmo says:

    Além de tudo é educada, alta, esbelta e magra como tu, TEM UMA VIDA BOA MATERIALMENTE, sabe-la toda e mexe muito bem as mãos, braços pernas, rosto e mais não digo….se não ficares satisfeito então DESISTO e compro-te uma boneca insuflável pois já vi que tens muitas exiGencias! MALDITOS AQUÁRIOS!dalby, não casamenteiro, mas digámos querendo o BEM UNIVERSAL e que o amor TRIUNFE, assim no género da love story Cância Maria, Sócrates José:p.s as fotos foram gentilmente cedidas por José Sócrates e o barco foi gentilmente cedido por Morais Sarmento que se muda em breve para o Rato: a todos o meu obrigado:http://www.youtube.com/watch?v=jFqkEM7s134