O TGV:

O que mais me irrita nos políticos portugueses é a forma leviana como tratam os assuntos sérios e de importância crucial para o país.

O comboio de alta velocidade, o TGV, que serve para transporte de passageiros e mercadorias é disso um bom exemplo. Uma decisão destas não pode ser discutida como se fosse um Porto-Benfica. Uma merda destas, discutida desta forma é um insulto à nossa inteligência. Eu estou-me a marimbar se a Dr.ª. Manuela (respeitinho) julga que o Eng. Sócrates (respeitinho) está ao serviço dos Filipes e se este, por sua vez, vê nela a reencarnação do finado Professor. Então o TGV é isto? Ora bolas, vão dar banho ao cão!

O que eu quero saber é algo muito simples: quanto custa o TGV? Quais os benefícios económicos deste investimento? Vai ter ligação directa ao Aeroporto de Lisboa e ao Aeroporto Sá Carneiro? Por sua vez, vamos ter estações racionais ou vamos ter o primeiro comboio de alta velocidade pejado de apeadeiros ao estilo do Expresso das Beiras? No tocante ao transporte de mercadorias, estão acauteladas as ligações aos respectivos portos e entrepostos, seja rodo ou ferroviariamente, de molde a surtir o efeito económico desejado? Afinal, quanto tempo vou demorar a fazer Porto-Lisboa, Porto-Lisboa-Madrid e Lisboa-Madrid? Por último, conseguem-me justificar economicamente a ligação Porto-Vigo ou, para amenizar uma eventual resposta negativa, a ligação Lisboa-Porto-Vigo? Sobretudo quando hoje, por estrada, Vigo está a pouco mais de uma hora do Porto e quatro de Lisboa? Ou será que só se justifica o transporte de mercadorias nesta via de ligação?

Agora, esgrimir argumentos sobre o tema tendo por base “os castelhanos” é considerar-nos a todos atrasados mentais. No caso do PSD, é esquecer a obra de Cavaco Silva (do Prof., respeitinho) e a forma estratégica como ligou por Portugal a Espanha e dessa forma à Europa por Auto-estradas e Vias Rápidas. O PSD reformista que transformou Portugal certamente não se revê neste tipo de discurso. No caso do PS, quando atacam MFL por ter trabalhado no Santander, é esquecer Pina Moura, as ligações socialistas a González, à PRISA, etc, etc.

Haja vergonha e decoro!

Comments

  1. Luis Moreira says:

    Essa da MFL ter trabalhado e isso ser um crime só vindo de um xuxas…

  2. Desassossegado says:

    Nem mais caro Fernando. Vivemos num país pródigo em ilusões e perito em fugir ao essencial.A memória é muito curta neste quintal chamado Portugal.

  3. maria monteiro says:

    Agora parece que MFL só já vai falar de pobreza…


  4. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.