ETICA E EDUCAÇÃO – 2ª PARTE (5)

ETICA E EDUCAÇÃO – 2ª PARTE (5)

Educação dos problemas ligados à pobreza e à prosperidade

 

A educação é também o regulador da prosperidade. Antigamente denominava-se a tuberculose e outras doenças como a epidemia da fome. Hoje denominam-se as doenças cardiovasculares e outras doenças degenerativas como a epidemia da fartura.

 

A lucidez torna-se muitas vezes um exercício de crueldade. Mas a lucidez é fundamental para se usufruir do privilégio da prosperidade. Manter a actividade intelectual, a actividade física, o descanso, a redução do stress, a moderação e a contenção alimentar são meios preventivos da doença e do envelhecimento.

 

Em termos de alimentação, por exemplo, o que hoje se vê sai fora de todas as normas higieno-dietéticas, mesmo em pessoas cultas. A superalimentação é uma das maiores doenças das sociedades abastadas. Ou come-se dez vezes mais do que aquilo que é preciso ou come-se da forma mais errada e desequilibrada. Vários estudos sérios têm comprovado que a má alimentação é factor fundamental na génese de inúmeras doenças, desde as doenças oncológicas às doenças degenerativas, incluindo as doenças cardiovasculares. O que se vê é um crescimento constante da obesidade nos jovens, mercê de uma proliferação imparável dessa alimentação que está a transformar os Estados Unidos num país de obesos, com todo o cortejo de nefastas consequências nomeadamente mentais.

 

A arteriosclerose não existe só no idoso. Ela começa na infância e talvez na vida intra-uterina. Qualquer mãe ou avó que encha permanentemente o filho ou o neto de comida e guloseimas está inexoravelmente a semear o seu sofrimento futuro. Sabemos quão difícil é lutar contra isto, por causa da fome das transnacionais da alimentação de plástico, que tudo invadem em termos reais e mediáticos. Daqui a enorme importância da reflexão, da mentalização e do combate em todos os níveis escolares e pedagógicos.

 

Na realidade, é tremendamente cruel que dois terços do mundo morram de fome para que um terço morra de fartura! Quantos tratados de ética e de educação serão necessários para corrigir este desastre da humanidade? (Continua)

 

                            (manel cruz)

(manel cruz)

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading