A Bíblia foi o primeiro blogue colectivo

Do que percebo do assunto, e não é muito, parece-me que a Bíblia foi o primeiro Blogue Colectivo da história da Humanidade. Cada autor ia escrevendo uma parte sobre a sua área de especialidade e, no fim, reuniram tudo e ficou um livro todo janota.

Mesmo sem Sitemeter, estou em crer que a Bíblia não tem rival no que diz respeito às audiências.

Perdoem-me se incorro em Blasfémias…

Comments


  1. Amigo Ricardo, acho a comparação muito apropriada e feliz. Agora tenta, nesta curta vida do Aventar, que está longe de 2000 anos, fazer um livro com a miscelânia de posts que existem, e dessa miscelânea fazer doutrina coerente. Daria vontade de rir. Mas há mais. É que no blog ninguém mexe nos posts dos outros, e a biblia foi sendo através dos séculos constantemente alterada, remexida, adulterada, refeita mil vezes, conforme as ideias e os interesses dos tempos e dos diferentes poderes. Por isso a bíblia é um texto aos solavancos, uma manta de retalhos e remendos, uma caldeirada de crenças, ideias boas e más, bons e maus presságios, conceitos racionais e fanatismos, testemunhos falsos e verdadeiros, textos elaborados por gente sábia e por gente menos sábia ou mesmo ignorante, sempre ao sabor da pena dos que a ela tinham acesso. Isto é, dos bloguistas inscritos.


  2. Adão, desculpa lá, mas um livro com os postes do Aventar não era nada de deitar fora.

  3. maria monteiro says:

    e, tal como Saramago, nem precisava de marketing


  4. Luis, refiro-me apenas à enorme dificuldade em uniformizar uma doutrina a partir de opiniões tão diversas. Mas que dava um bom livro não tenho dúvidas!