As contradições incontornáveis do capitalismo

James Watsom, um dos co-descobridores do ADN, e que é Presidente da Comissão Científica da Fundação Champalimoud, veio cá fazer uma palestra sobre o cancro.

 

Espera que dentro de dez anos o cancro seja curável, pelo menos os mais importantes e mais habituais. Fez uma descrição empolgante dos últimos anos e dos avanços da ciência e focou a necessidade de os medicamentos que vêm aí sejam para todos, ninguem pode ficar de fora do tratamento por ser pobre.

 

Repetindo, uma e outra vez que não é socialista, reafirmou que é intolerável que as farmacêuticas se preocupem mais com os dividendos dos accionistas do que com os doentes.

 

São cada vez mais os exemplos de americanos  ilustres e milionários que se preocupam com as diferenças sociais e com os mais pobres. Bill Gates, é outro exemplo com a sua Fundação colocando ao dispor da ciência e das organizações internacionais enormes somas de dinheiro.

 

Aqui em Portugal, o industrial e milionário Champalimoud, antes dele Gulbenkian e tantos outros que acharam por bem deixar parte do seu dinheiro e da sua fortuna aos outros.

 

Há meses esteve cá um cientista a fazer uma palestra na Gulbenkian, julgo que outro dos co-descobridores do ADN ( Francis Crick? ) que após terminar a exposição se submeteu a perguntas. Uma jovem estudante perguntou-lhe o que faria ele se fosse um dos deserdados da fortuna.

 

 Francis Crick , respondeu, após alguns segundos de reflexão: " há muitas respostas que encontrei a perguntas diificeis e que duravam há muito tempo, mas há uma que nunca consegui perceber. Porque é que um pai que tem filhos com fome, não assalto um banco! Eu assaltava!

 

Com o aumento de assaltos, roubos e homícidios há gente que o ouviu !

Comments


  1. Francis Crick , morreu em 2004. Mas foi, de facto, um dos parceiros de James Watson na descoberta da «dupla hélice». O problema é o das opções dos assaltantes – preferem, por razões óbvias, assaltar velhotas que vão levantar as suas reformas ao banco. do que roubar o banco (que nos vai assaltando os bolsos todos os dias, com as suas «comissões» e «despesas»). O capitalismo consiste numa interminável cadeia de assaltos – no fim da cadeia, está o otário que trabalha, paga impostos, comissões ao banco por tudo e por nada e, ainda por cima, se sujeita a ser assaltado por marginais.

  2. isac says:

    A dupla Crick/Watson já me habituou a este tipo de comentários politicamente incorrectos. Não sabia é que o James Watson era presidente da Comissão Científica da Fundação Champalimoud. Deve ser por causa da defesa da eugenia e da manipulação genética.