O Banco Alimentar

 

No último fim-de-semana, tive de ir duas vezes ao Pingo Doce e lá contribuí duas vezes como manda a (minha) tradição.

Da segunda vez, enquanto esperava que a família chegasse, estive a observar durante alguns minutos. Havia gente que comprava alguma coisa para si e deixava muito mais para o Banco Alimentar; havia gente que levava muito para si e deixava alguma coisa; outros levavam pouco para si e não deixavam nada para os outros; alguns levavam os carros cheios mas não deixavam nada; outros ainda recusavam-se a receber os sacos logo à entrada; e ainda outros pegavam no saco e enfiavam lá as suas coisas (que assim não tinham de comprar saco), não deixando nada para o Banco Alimentar.

Chamou-me especialmente à atenção um casal com putos que levou o carro cheio, incluindo brinquedos e montes de chocolates e doces e foi incapaz de oferecer o que quer que seja. Nem um pão. E o daquela velhota, loira pintada e com um animal morto às costas (leia-se casaco de peles),  que recusou o saco, vociferando que «também ninguém me dá nada».

Há casos e casos e há pessoas que vivem com dificuldades – o que ganham mal chega para si. Compreende-se que nada dêem. O que já não se compreende é que quem vive bem, sem dificuldades, assuma desde logo que não quer dar e que tudo o que ganha é para si e assim é que está bem. E que ensinem isso aos seus filhos.

Curiosamente, porque o mundo é muito pequeno, conheço o casal de que falei acima e sei que vai todas as semanas à missa. Lá dentro, muito provavelmente batem no peito e clamam por Deus. Cá fora, é o que se vê.

Comments


  1. Não peças a quem pediu…

  2. DAL clube says:

    DETESTO ESSA TUA POSTURA E FACETA MORALISTA BÁSICA..SE SOUBESSES COMO FICAS RIDÍCULO COM ESSE PORTE! Eu percebo porque é que muitas pessoas muito bem formadas e sensíveis NUNCA DÃO! e Percebo como nabos básicos no pensar a generosidade se tornam deja vu e básicos no pensar da falta de generosidade dos outros..NA MINHA TERRA SEMPRE SE OUVIU DIZER QUE «QUEM QUER DAR TEM MUITO A QUEM» E NÃO PRECISA DE INTERMEDIÁRIOS PARA O FAZER…MAIS..EU ACHO QUE AS ONG’S CHEIAS DE INTERMEDIÁRIOS, EXCEPTO ALGUMAS, GASTAM TODO O SEU DINHEIRO NA DESPESA DA PRÓPRIA ONG, NOS ORDENADOS TAMBÉM MILIONÁRIOS AO ANO..POR ISSO COMEÇA A DAR A QUEM PRECISA MAS A QUEM CONHECES..! DAL QUE NAO ACEITA LIÇÕES DE MORAL, NEM GOSTA! E PARA CUSCAS JÁ BASTAM AS MINHAS VIZINHAS, NÃO PRECISAMOS DE TIPOS QUE VAO AO SUPERMERCADO, QUAL AGENTES DA KGB, A ESPIONAR O QUE AS PESSOAS DÃO OU DEIXAM DE DAR..ODIEI ESTE POST! DOU ZERO, ALIÁS ABAIXO DE ZERO POR ESTE TEXTO

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.