Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar, pressentir, suspeitar. Chegar.

Um longo monólogo, com muitos gestos e fundo musical E o colega com bichinhos carpinteiros. As perguntas que já não se fazem, colocam-se. Uma confusão de pessoas e de nomes. No afã de interromper e de falar por cima, quase saía um cinquenta por cento, em vez de trinta.

Segundo EUA e Israel, o Irão está militarmente obliterado. Na realidade, há mísseis iranianos a atingir localidades de Israel (que tem das melhores defesas aéreas do mundo), além da península arábica.
Falta pouco para Trump dizer que acaba esta guerra com um telefonema.
Subida exponencial do preço do petróleo, aumento da inflação e das taxas de juro, perda de poder de compra, perigo de incumprimento nos créditos bancários, tudo em ambiente de forte especulação e de bolha imobiliária. Onde é que eu já vi isto?!
diz Santana Lopes. Pois. Mas só uma pessoa escreveu «agora “facto” é igual a fato (de roupa)». Uma.
Vinícius Jr. “incluiu a Seleção Nacional no lote de favoritos à conquista do Mundial 2026“. Lembrete: ‘selecção’ ≠ ‘seleção’.
Efectivamente, no Expresso: “Enfermeiro nomeado para coordenador da Estrutura de Missão para as Energias Renováveis deixou o cargo quatro dias depois da nomeação ter sido publicada“.
É possível lermos, num artigo de Jorge Pinto, “um partido que defende a política assente na ciência e nos dados” e a indicação “O autor escreve segundo o acordo ortográfico de 1990“? É.
“uma constatação de factos“. Factos? Com /k/? Estranho. Então e o “agora facto é igual a fato (de roupa)“?
“o nosso sentimento e as nossas condolências para com as famílias daqueles que não evitaram a trágica consequência de perder a vida”. Sacanas das pessoas, culpadas de não terem evitado morrer.
Não é Trump always *chicken out (00:31). O verbo é to chicken out, conjugado na terceira pessoa do singular (presente do indicativo), logo, aquele s faz imensa falta. Oh yeah!
Por lá, pó branco, só se for gelo. Como sabemos, o combate à droga é a motivação destas movimentações. A libertação de Hernández foi uma armadilha extremamente inteligente para apanhar os barões da droga desprevenidos.
Oferecer um calendário ou uma agenda a Mourinho. O jogo é na terça…

« Mais vous avez tout à fait raison, monsieur le Premier ministre ! » (1988). Mas, prontos. Voilà. Efectivamente.
Existe uma semelhança entre as pianadas do Lennon no Something e do Tommy Lee no Home Sweet Home.
Moreira, mandatário de Mendes, admite que avanço de Cotrim o levou a não ser candidato a Belém. Júdice, mandatário de Cotrim, votará Seguro na segunda volta.
O “cartel da banca” termina com um perdão de 225 milhões de euros aos 11 bancos acusados de conluio pelo Tribunal da Concorrência. Nada temam!
Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.
Na apreciação ao rendimento individual dos argentinos, Gonçalo Guimarães,n’A Bola, elegeu-o a figura do jogo; e diz ser Messi quem esgota os adjectivos. No geral, acha-se que houve empate técnico —logo técnico!!!
A questão nunca seria Ronaldo ter saído antes do fim do jogo, dando a ideia de que Messi beneficiaria disso. Ronaldo poderia ficar todo o tempo, de todos os jogos… e Messi nem lá estar, porque se força a comparação entre coisas incomparáveis: Ronaldo —mesmo reformulado por Mourinho— está à mão; Messi não é de cá.
Enquanto jogador, há muitos outros de que nos lembramos, antes de que Ronaldo seja citado. Com Messi, a comparação é estabelecida noutras galáxias: Pélé, Maradona, Cruyff… para falarmos de jogadores do tipo de que Ronaldo nunca será; porque não falamos, apenas, de goleadores, mas de jogadores completos, cerebrais; jogadores com a responsabilidade de gerir o futebol de equipas de grande categoria. Mesmo Eusébio —por, ainda assim, absurda comparação— tinha a explosão e o instinto que não existe em Ronaldo. Em comum, têm a componente física, que, quando esfria, não deixa mais nada —basta lembrar como acabou Eusébio, à medida que, com a idade, foi recuando no terreno, para zonas onde a inteligência é primordial, comparativamente à força, à explosão. No meio-campo, no gabinete onde são elaborados os projectos, é a discrição e a eficácia —a exuberância da eficácia— que nos diz da inteligência.
Então —como ainda ontem pudemos ver—, Ronaldo viveu dos costumeiros raids inócuos de que se alimentam as nossas câmaras; Messi fartou-se, como de costume, de rasgar, sem ruído, com passes que tornam tudo fácil, que são o mel para qualquer avançado. Não houve diferença entre o Messi do Barcelona e o da Selecção. Houve, apenas, uma pequena diferença: a ausência do Xavi e do Iniesta —outros com quem Ronaldo não pode ser comparado—, para reforçarem a consequência. Mas nunca ouvi dizer, o Messi, que resolve todos os problemas sozinho. Nem Pélé nem Maradona disseram ou conseguiram. Às vezes, até mesmo a um Maicon ou a um Rolando —no estádio em que estão— se deve o primeiro chuto.
Acho poder afirmar que, se Ronaldo tivesse outra configuração física, não fosse, digamos assim, tão apetecível à frivolidade de um certo feminino, estaria, discretamente, fazendo o seu jogo; marcando uns golos, ganhando bolas de ouro… mas nada que causasse sensação. O Bes, o Bas ou o Bus não o utilizariam nos seus anúncios publicitários. Usam-no como modelo, por assim poder ser, por ser famoso e por ter corpo —não lhe é pedido que diga grande coisa; não há intervenções dramáticas… há, simplesmente, que ler uns curtos textos. A coisa coloca-se deste modo: há homens mais inteligentes e mais bonitos mas que não são famosos; e há homens mais inteligentes e tão famosos, mas que não são bonitos. Não é disto que se alimentam nem a moda nem a publicidade —eu já por lá passei—: meios onde não falta muita gente de caca.
E há, depois, um outro pormenor: o Raúl Meireles tem estado a salvar o Liverpool; o Dany e o Bruno Alves são pedras fundamentais no Zenit; o Besiktas, agora sim!, porque estão lá o Quaresma, o Hugo Almeida e o Simão Sabrosa; o Real Madrid e o Valdano não merecem o Mourinho… E, por último, o Manchester, que, depois da saída do Ronaldo, já não é a mesma coisa…
Não vou chamar a isto, propriamente, chauvinismo. Chamar-lhe-ei comportamento próprio de um povo que tem cada vez menos história, e que aproveita toadas as hipóteses de fazer peito ao Mundo.
Foi assim que a Nely Furtado apareceu por cá e deu voz ao coro da Selecção; porque tinha o sangue de um qualquer português a quem nunca o país ligou a ponta de um corno. Foi assim que apareceu o Obikwelu; africano, a treinar em Espanha, com treinador espanhol, a que, descaradamente, se conseguiu chamar campeão português…
Era ver, ontem, a horda de calhordas a assobiar o Messi, de cada vez que o rapaz pegava na bola. Faltou-lhes os isqueiros e as bolas de golfe, mas a animalidade foi a mesma, porque assobiaram um rapaz pacífico, discreto, simplório; que se limita, sem alardes, a ser o melhor jogador da actualidade —e voltamos, outras vez, à questão da “verdade desportiva”. Na verdade, têm a possibilidade de ver em acção um indivíduo fabuloso… e o que lhes acontece?… Não passam de complexados tugas… Ninguém goza a verdade nem o espectáculo; vive da inveja e dos resultados. É isto, maioritariamente, o que Portugal tem para oferecer ao Mundo; resumindo, complexos.
Bem, cada vez mais me convenço que o Lionel Messe é assim – digamos – um ser mais consentâneo Y acessível à fantasia erótica masculina que um dia se poderá tornar realidade num qualquer Urinol do Mundo, quiça nas dunas da praia do Meco… O efeito afródisico do Lionel Messi nos Homens tugas é como dizer, uma espécie de de possibilidade de consumarem o amor pela imagem que vêem no espelho. Aquele ser – fisicamente – tão igual, comparável – fealdade a fealdade – com eles. Amam o mMessi, pois assim podem dar largas ao amor que sentem pelo espelho, Y assim nunca sente a mão vazia abandonada, desprezada. Ela está preenchida por um ser que os aceitaria – de tão igual que é à sua Imagem no espelho. Não, nunca seria rejeitados pelo Lionel Messi, o Lionel Messi, o lionel Messi, o Lionel Messi Y repetem como adolescentes enamorados o Nome Lionel Messi. Como já não são adolescentes para o poderem escrever nos canhenhos escolares… repetem o seu nome todo o dia, toda a hora – Assim fazem o seu Homo-erótico Amor uma coisa LIVRE.
Podia continuar.
Mas não tenho paciência para o Cintel em torno de Lionel Messi, em que cada um dos adjectivadores compete para ganhar a sua voltinha, quanto o fazem nem se dão conta que o tal Mourinho não darda nada tem é o Di Maria a dar Bailhão de Grande Craque ao gracioso Jovem Messi. Mas isto de viver em terra de Burros Voluntários para o Cintel dá nisto: de tanto terem as palas postas na voltinha que disputam no citel da adjectivação não vêm o Di Maria a conquistar grande espaço.
Se o Cristano Ronaldo C@agou no Lionel Messi, Yo me cago em los voluntários do Citel.
PS.: Cintel é área onde a Besta de Carga anda à Volta para fazer mover a Nora.
PS2: Só discuto futebol tecnicamente com quem se escusa ao JUGO das Palas.
PS3.: Enquanto o Lionel Messi Erotico-Fantasiado encher a Mão de muito Tuga das Palas não vai ser possível falar sobre Futebol tão cedo.
Passando à frente da bem conhecida e improfícua “a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha”, viu-se o que vale Cristiano Ronaldo. Bastou sair, para o jogo ficar em pantanas. Mas, vá lá… há uma desculpa plausível. A bandeira argentina é azul e branca e venceu. O infecto trapo que o mau gosto de alguns ousa pendurar esfarrapado á varanda, simboliza bem o princípido do “arranca e pára”: verde para avançar e vermelho para colocar o pezinho no travão. Foi exactamente isso que Paulo Bento fez. “Diz-se” que por “sugestão” do carrancudo Mourinho.
Não aprendem. Paciência.
O que ninguém perguntou é por que razão o Cristiano Ronaldo saiu a meia hora do fim. Ou a ideia era não ganhar o jogo, ou houve telefonema prévio do Mourinho para o Paulo Bento. Olha se fosse o Carlos Queirós a fazer issso…
Já agora, o Messi mete o Cristiano Ronaldo num bolso…
Nuno, essa Imagem dos sinais de trânsito está generosa. Acho que até andamos mais no amarelo 🙂
O Jogo era amigável, a equipa adversária era acima da Média com dois Jogadores de respeito Mundial( Ou extra-terrestre ehehe como gostam de dizer) 1 Oficial Y outro no prelo. Até considero inteligente o teste do Paulo bento. Há que fazê-lo na altura certa ( esta era propícia, não é quando os jogos já não se jogam a abraços.
Y o Coentrão estava a precisar de uma reprimenda, o peso do penalti vai ter efeito positivo.
Ricardo: No bolso de trás Ou da frente? Quem é que escolhe: o Messi Ou o CR7? 🙂
O Cristiano é Grande! fará estragos em qualquer bolso :). Depressa ficariam Rotos :))) Faz a cronometragem do arranque para o golo 🙂 … ele já sabe o que vai acontecer antes de acontecer.
O Cristiano Está Uns segundos à frente do resto do Mundo.
{É. O Messi tem de saltar. O Cristiano já está lá :)}
… Ser Português —como costumo dizer— é traumático e espectacular. Se eu não estivesse habituado a isso, dedilhava umas merdas e daria corda. Tempo perdido; não vale a pena pedir a quem não tem; são coisa que não existe. Se existisse, tinha nome.
Quanto ao cagar, não interrompa, continue; porque parece ser o que melhor faz.
nota: peço desculpa por ter comentado no seu espaço; era eu quem devia ter reparado. Agora é tarde. Eu próprio vou cagar em mim, por ter reparado, tarde, onde e com quem estava. Para si não o faço, porque estaria a estragar merda.
Rodrigo, peço-te que não fales assim. Cada um tem o seu estilo e a De Puta Madre tem todo o direito de se expressar da forma que entende melhor para vincar os seus pontos de vista.
Minha querida De Puta Madre, o Messi mete o Cristiano Ronaldo em qualquer bolso e sem direito a escolha. Aqui e em qualquer parte do mundo. No presente ou no futuro. Aquilo é (quase) tudo marketing.
Não concordo nada com o Rodrigo mas, já que ele foi buscar tantos nomes e comparações, vou também comparar:
Se Messi (falo do estilo) está mais próximo de Maradona, Ronaldo (ainda o estilo) está mais perto de Pelé e ambos, se é que se lembram ou os viram, eram tão diferentes como a água do azeite.
O que fazem fora de campo interessa-me pouco e nunca misturo simpatias pessoais e cusquices sobre vidas privadas ou mediáticas com rendimento em campo. É precisamente por isso que não concordo com o Rodrigo ou com o Ricardo, porque em termos de rendimento falam os factos.
O resto é blá-blá, fixe para outras ocasiões mas nada tem a ver com futebol – onde de resto se deve jogar de boca calada. Além disso, nem as poses publicitárias nem as discrições caseiras, nem o sex-appeal nem a falta dele, marcam golos. E disso, golos, percebem Messi e Ronaldo. Passe a imodéstia, mas esta análise é que bate certo se estamos a falar de jogadores de futebol. Já o resto…
Y o CR7 C@… no Messi #Facto. ( Por análise & Objectividade de jogo ) 😉
Ricardo, deixa lá o Rodrigo desabafar face ao meu raio-X : os feios tb têm potencial erótico Y os homens não são indiferentes ao sex-appeal do Messi ( o pobre rapaz é o alvo, deste entusiasmo masculino) 🙂 … Se ele soubesse o que me fez rir com o texto dele, não o tinha escrito. Pois ficou zangado. Deixo aqui o link de inspiração, por certo, deste patriotismo que nos leva a usar o C@gar Y a M@rda como arremesso quando nada mais há a fazer face ao que não tem remédio: http://lildbi.bireme.br/lildbi/docsonline/lilacs/20090300/150-LILACS-UPLOAD.pdf
O certo é que o CR7 C@gou em Messi 🙂 … Y o gajo ficou a jogar sozinho, até marcou o Penalti, salvado assim o coração em pulos de dúvida dos seus Apostadores. Oh! Os apostadores de Messi, apostam a vida no Messi. Pobre Messi. Mais do que Jogador, bom jogador, o melhor jogador … não funciona mais do que um Galo, Grilo, Cavalo, Pulga ( totobola, etc.) de aposta projectiva de vidas penduradas dos seus homens de Mão-Morta. Mão de vida morte … F-Se! Não nasceram: nem bo-ni-tos ( Como o CR7); nem Talentosos ( Como o CR7); nem determinados (Como o CR7); nem persistentes ( Como o CR7); nem impertubáveis ( Como o CR7); nem valentes & bravos ( como o CR7); nem ágeis ( Como o CR7); nem pagos por tudo (Como o CR7) … nem Etc ( Como o CR7) Enfim: Nem De Puta Madre ( como o CR7).
PS: Podem dizer o que quiserem do Messi: que é o “etc” do mundo! colocarem-lhe medalha “etc”; comparam-no com os “etc’s” de outros Y de todos os tempos! Mas ……………
………… Mas O Cristiano Ronaldo, só ele, y apenas ele: é O Jogador DE PUTA MADRE!
BARCELONA 5- REAL MADRID 0
CHEGA Ó TUGAZINHO RONALDO? QUE GAJO SEM NÍVEL…
Tugazinha Cristiano Ronaldo Sénior, sff 🙂
PS* = Se de dá para falar sobre “Where Is My Vote” & de Fraud Election sobre dois magníficos – pelo menos – Jogadores Espanhóis, ficam com a palha palavra “do melhor do mundo” a fazer bola na boca, tal qual como reconhecer ao Ahmadinejad a vitória limpinha nas eleições Iranianas. O Fake, por acaso, é o que bradam, pensem nisso y sejam modestos. O rapaz – Messi – é novo. Não era necessária a antecipação. Tudo não passou de uma Fake projecção. Tanta pressa para quê? Marketing?! O Do Cristiano Ronaldo é Honesto Y não atropela ninguém. O do Messi atropelou pelo menos 2 Jogadores Espanhóis. Coisa triste Y pirosa, só para ser o mais Jovem do Mundo.
Pachorra para Fakes ( jogadores Y narrativas sobre)? Não há.