PS perdeu porque os Professores votaram

Cá estou eu com a mania das grandezas, mas não pode ser de outra maneira.
Quem tem acompanhado os meus escritos aqui no Aventar sabe o quanto procurei reflectir sobre a relação entre a agressão de Sócrates e do PS aos professores e as eleições – apresento agora uma pequena síntese disso mesmo (voltarei com argumentos mais tarde):

Palpites;
Campanha eleitoral falhou, agora votemos: onde escrevi: “Quer pela ausência de propostas, quer pelo grau zero de discussão política que houve, atribuo o nível Maria de Lurdes a esta campanha.
O troféu Valter Lemos para o pior da Campanha vai direitinho para a tentativa do Sr. Moreira em associar o PSD à roubalheira nos bancos.
O troféu Jorge Pedreira vai direitinho para os sonhos do Dr. Paulo Rangel – a ele, que ninguém o pára!
E o pior dos piores, o prémio José Sócrates ao próprio!

Perante tudo isto permitam-se a contradição – só nos resta uma atitude! VOTAR!”

Sondagens: a 5 de Junho (antes das eleições) perguntei:
“São como o Natal – é sempre que o Homem quiser!
Viva a Matemática.
Já agora, quem paga as sondagens? Os jornais?”

– Professores e a Manif de Domingo: I e II – onde escrevi:
“Neste quadro parece-me interessante que o eleitor menos ligado partidariamente e profundamente triste com Sócrates o queira castigar: para isso, realmente, o voto no PSD é o voto mais eficaz, na medida em que isso se traduz na DERROTA do “inginheiru”.
JP
Nota: para que fique clara a minha posição – termino como comecei estes dois posts: eu voto BE porque ainda acredito que é possível ser o BE a ir buscar o 3º deputado ao PS.”

Eles precisam mais de nós: “Que nós deles!

Eles, os partidos!
Nós, os Professores!

Sábado estaremos em Lisboa e vamos ser novamente cem mil!”

– E para terminar o post Sinais da Terceira Vaga, onde procurando responder ao educar do Paulo Guinote escrevia que:

““Sim, percebemos a Mensagem – só há uma maneira de tudo o que diz a Ministra ser mentira – indo a Lisboa dia 30!”

Comments

  1. Luis Moreira says:

    João paulo, porra, essa do sr. Moreira é baixa.Moreira

  2. maria monteiro says:

    Porque os professores, tal como muitos e muitos portugueses, começaram a entender o que é melhor para Portugal

  3. Meu caro Luís, felizmente há Moreiras e Moreiras ehehe

  4. dalby says:

    Estou tão enfartado! E CANSADO!

  5. Luis Moreira says:

    E que tal um sono completo?

  6. maria monteiro says:

    Pois hoje até deu para dormitar e ir ver “o último condenado à morte” no City-Alvalade Rosa, laranja, laranja, rosa até me apetece ver a preto e branco. (de laranja só mesmo o Aprops e da rosa a flor e o perfume). Estou assim em forma de ressaca eleitoral….Lisboa-Santa Maria dos Olivais (a minha freguesia)PS – 28 PPD/PSD – 25 BE – 13 PCP-PEV – 12 CDS – 7

  7. Como se costuma dizer, presunção e água benta, cada um toma a que quer. Daqui a pouco a chuva que afecta, pelo menos, o Grande Porto é porque os professores estão a chorar devido às malfeitorias do Governo.

  8. Meu caro José Freitas, permite-me que nestes dias tenha o direito a pensar que 3 MEGA-manifestações e 4 anos de LUTA intensa serviram para alguma coisa… pelo menos hoje!JP

  9. Luis Moreira says:

    Concordo, que os professores deram um grande desgaste ao governo

  10. dalby says:

    Oh J.Paulo ainda te dás ao trabalho de responder???!! Mas é óbvio que os docentes foram dos mais indecentemente desrespeitados, e só espero que quando ela deixar a protecção governamental, vocês aí de baixo lhe dêem o tratamento oral , na rua ou no resturante, que ela MERECE!PARA QUE NÃO VÁ FAZER MAL PARA OUTRA FREGUESIA!CLARO QUE O VOTO DOS DOCENTES FOI SUPER DECISIVO, É QUE SÃO ELES MAIS AS FAMÍLIAS DELES LÁ EM CASA… ESSA MULHER É HORROROSA EM TUDO E O CULPADO É O QUE ESTÁ POR DETRÁS DELA,….O ZÉSÓ…AINDA VAMOS ESTAR VIVOS E VÊ-LOS AOS DOIS SEREM ESMAGADOS!! SOU MUITO CRISTÃO MAS NÃO VOU NEGAR QUE NESSA NOITE NÃO VOU DORMIR MARAVILHOSAMENTE BEM…DESEJO O PIOR A ESSES DOIS E A TODOS OS QUE OS APOIAM..AO ZÉFREI MANDO-O TER JUÍZO!

  11. dalby says:

    QUERIA DIZER QUE VOU DORMIR MARAVILHOSAMENTE BEM DEPOIS DE OS VER DESFEITOS….TENHO-LHES UM ÓDIO D E MORTE! ÓDIOOOO MURO!

  12. Caro João Paulo, permito-lhe tudo isso. Claro que muitos professores penalizaram o Governo. Não tenho dúvidas. Daí a extrapolar a importância dos docentes na derrota eleitoral do PS vai uma certa distância. Continuo a dizer, até prova em contrário, que os professores (e respectivos sindicatos) criticam muito mas propõem pouco. Até ao momento, e agradeço que me informem se estiver errado, ainda não vi qualquer proposta em oposição à do Governo no que à avaliação diz respeito.

  13. Bom dia José,ok. Estamos de acordo – os professores tiveram um papel nas eleições, podemos não estar de acordo na quantificação desse papel.Quanto aos sindicatos, se isso, em muitos casos é verdade, no da avaliação até nem é: http://www.fenprof.pt/?aba=27&cat=266&doc=3917&mid=115Quanto ao Governo, a avaliação não é a questão central – o Estatuto, esse sim, é central e é sobre ele que todos os partidos vão ter que tomar posição antes das eleições. O estatuto!JP

  14. dalby says:

    JP CONTINUAS A DAR MUITA TRETA AO zefrei: A RESPOSTA AO CARO AVENTAR É MUITO SIMPLES E ISTO PORQUE ELE S ELIMITA A FAZER ECO do SENSO COMUM MAIS POPULAR S POSSO DIZER QUE ATÉ DUM CERTO RACIOCÍNIO SIMPLÓRIO REINANTE. PELAS SEGUINTES RAZÕES…MAS QUE RAIO DE PÔRRA E QUANDO… DESDE QUANDO O CARALHO DOS SINDICATOS É QUE TÊM DE DAR ALTERNATIVAS, E ILUMINISMOS DE NOVAS IDEIAS?? ORA A PôRRA!! O GOVERNO É QUE FOI VOTADO PARA TRABALHAR E PARA TER IDEIAS E MOSTRAR O QUE VALE? ORA FODA-SE… NÃO SÃO ELES QUE GANHAM FORTUNAS E TÊM DIREITOS MIL? E QUE POSSUEM RECURSOS? ENTAÕ COM QUE CARALHO ANDA O CARRO À FRENTE DOS BOIS? AI QUERIAM QUE O SINDICATO, A GANHAREM UNS MÍSEROS 300 CONTOS MÊS FIZESSEM A POLÍTICA EDUCACIONAL? OS SINDICATOS EXISTEM PARA CRITICAR, VIGIAR O QUE ESTÁ BEM E MAL E DENUNCIAR O QUE É JUSTO E INJUSTO..SE TIVEREM DE DAR IDEIAS PARA A EDUCAÇÃO TOTAL, DEIXAM DE SER SINDICATOS E PASSAM A SER O GOVERNO, MAS ENTÃO PAGUEM-LHES. ALÉM DE TUDO , QUANDO TÊM IDEIAS ..JÁ SABEM..É PARA NÃO SE CONCORDAR COM ELAS!! ESSA COISA DO SINDICATO DAR IDEIAS E NÃO CRITICAR..É NEGAR A ESSÊNCIA DOS SINDICATOS..JÁ VIRAM EM ALGUMA PARTE DO MUNDO OS SINDICATOS ORIENTAREM AS IDEIAS MESTRAS DOS GOVERNOS? POIS!! ISSO QUERIAM ELES, E É O QUE FAZEM..HÁ UNS POUCOS DE INOCENTES QUE LHES DÃO AS IDEIAS NOS GABINETES E OS GOVERNANTES VÊM DEPOIS COM O FRUTO GARANTIDO MOSTRAR PEITO, COMO SE FOSSEM ELES OS IDEÓLOGOS PERFEITOS..ISSO ACONTECE EM EDITORAS, PUBLICIDADE..ETC..QUEREM IDEIAS E BARATAS? NÃO HÁ! COMPREM-NAS E SOBRETUDO PAGUEM! OS SINDICATOS NÃO ESTÃO CÁ PARA DAR IDEIAS! ERA SÓ O QUE FALTAVA..OS SINDICATOS NÃO SÃO GOVERNO, ESSA IDEIA É MISERABILISTA E SUBSERVIENTE E UMA TÁCTICA BAIXA DA MINISTRA E DO 1ºMINISTRO…QUE COMO SABEM DE BAIXEZA SAÕ DOUTORES!

  15. […] faltaria muito até que isto acontecesse. Não é presunção, caro José Freitas, é a realidade. Foram quase 330 mil professores nas ruas em dois anos (30 mil […]

  16. canova says:

    Sempre que ouço Ferreira Leite.Há algo sempre a descobrir.Para os professores o PSD é ponto aceite.Não se esqueçam que é este o caminho a seguir.Bem hajas,Paulo Rangel.A ti levantoo meu modesto canto.Onde a ventura espelha.Derrotaste o socialista indesejadoneste Portugal abençoado…Bem hajas,Paulo Rangel.Os professores não se revêem na arrogância do poder.Os professores fazem tudo para que o ps vá perder.Com a hipócrita avaliação pouco faltou para serem devorados.Muita atenção,porque no dia 27 de Setembro vamos derrotar esses desgovernados.O ps está à beira de perder as eleições.Quatro anos e meio de arrogância e interrogações.Fez propaganda na sua própria conveniência.Mas como constatamos sem qualquer eficiência.No PSD não te esqueças de votar.Todos os votos são necessários para podermos ganhar.Estamos fartos de arrogância e incompetência.Com promessas e desemprego já perdemos a paciência.Consideram que houve erros na avaliação.Será que quem os cometeu não pensou nessa decisão?Resultado:os professores com veemência manifestaram descontentamento consensual.O PSD tem uma política de verdade.A burocracia não presta.É desleal.A ti Professor,cuja Ciência e Razãotransmites com a tua melhor dedicação.Será que mereces ser tão achincalhadocom um modelo de avaliação tão perturbante e atabalhoado?Não.Isso não é possível para tão grande vulto.Como tu és excelente e capaz de atingires a erudição.Fazes o teu trabalho com meritória elevação.Eu deixo expresso a homenagem do meu culto.Eu voto no PSD.Os professores vão votar PSD.Creiam, o PSD está com os professores.Os professores são uma grande força e já deram provas disso. No dia 27 de Setembro vai votar.Um abraço para todos.

  17. maria monteiro says:

    fiem-se na virgem que hão-de chegar longe

  18. canova says:

    Os professores sabem que se Manuela Ferreira Leite se ganhar as eleições legislativas no dia 27 de Setembro de 2009 procederá da seguinte forma:A avaliação será suspensa imediatamente e o estatuto da carreira docente será revisto.A educação não é complex nem simplex é muito mais do isto.É com imensa pena minha que vejo o educação a definhar.Apetece-me dizer:Contemplo os teus encantos e choro os teus atrasos.Para todos os professores um grande abraço.

  19. maria monteiro says:

    bendita avaliação que criou a união nos professores

  20. canova says:

    Agora também já se fala em coligação ps/be.É de ficar perplexo.Como todos sabem o be é um partido radical.Poderá oferecer algo que melhore a vida dos portugueses?Por mais estranho que pareça há sempre os incautos que acreditam.Basta ler o programa eleitoral num livro com cento e setenta e três páginas.A representação desta ideia tem uma uma elevação de tal forma grandiosa que atingiu o expoente máximo.É mesmo?Mesmo? É mesmo.Não é mesmo.O retrocesso continua com as habituais futilidades e ilusões.Senhores telespectadores a derrapagem orçamental da conta pública continua com 36 milhões/dia.Bonita soma era o que precisava se me saisse no euromilhões. Só que eu não avisto mesmo tal sorte.Nem de longe nem de perto.Mesmo?Sim mesmo.Como tábua de salvação o ps ao ver o barco afundar-se, degladia-se em propagandas tendenciosas ou opiniões berratas.Derrespeita-se a Presidente do psd,através de ataques pessoais, com métodos pouco apropriados , que são deploráveis.Enganam-se os que pensam que ao fazerem política atingem desta forma a Presidente,bem como o psd.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading