EDP Adquiriu o Passe de José Silvano


José Silvano, ex-autarca de Mirandela fora, até ontem, o único autarca do Vale do Tua a manifestar-se contra a construção daquela barragem inútil.
Fico triste ao vê-lo ingressar no pântano de traidores-da-consciência e da palavra onde militam fervorosamente Assunção Cristas (apresentada como ministra do Ambiente), Francisco José Viegas, o impoluto José Carcarejo, a Unesco Portugal.
A Unesco, que não os portugueses, coroarão todo este vergonhoso processo desclassificando o Douro Vinhateiro ; espero que traidores como José Silvano e o luminoso laureado arquitecto Souto de Moura tenham já uma parede (de betão) para pendurar o diploma.

Esta gente que agora governais pode ser estúpida. A próxima far-vos-á justiça.

Comments

  1. O sucessor de José Augusto Gama…viu a luz…

    tirando esse marco a barragem do Tua se conseguir encher…vai ser um reservatório estratégico de água …além da potencial produção extra de energia num norte que cada vez consome mais a nível particular e público

    a água do Tua evitaria o abate de milhares de cordeiros muito antes da Páscoa e salvaria uns milhares de toneladas de primores (nomeadamente batatinha nova…se houvesse uma rede de rega (gota a gota de preferência)

    logo para quem gosta de beber àgua no verão e tomar banho…a barragem do tua …

    é que aquíferos no norte são minorcas…

    os terrenos do terciário tão todos a sul…

    só nas bacias terciárias do Tejo e Sado é possível o terreno afundar-se 14 centímetros em meia dúzia de anos e continuar a extrair-se água

    percebido? nã? é ir ver o assentamento e as rachas nos prediozinhos construidos nos lugares de subsidência máxima

    • akismet-a7712a44856735f3aee544e95a7dc79b says:

      Claramente, o sr. conhece o Tua e tem pena dos milhões de litros que o rio debita, todos os dias do ano. Deve ser por isso que a EDP prevê produzir electricidade ali alguns dias por ano. Agora, que dará o belo reservatório de água PRIVADA para a EDP vender daqui por 10 anos… não tenho dúvidas.

  2. os aquíferos no Norte encontram-se em maciços dobrados e falhados (falhas estruturais como as da nossa economia) os débitos são da ordem dos metros cúbicos por segundo

    aqui no sul tiramos 100 m3 por segundo durante anos e nem secam

    afunda-se um poucochinho

    mas um dias destes chove mais do que se tira

    ou então bebemos água salobra que tamém é bom…VRSAnton bebe-a há séculos e tá tudo vivinho…

  3. Eu quero lá saber se o pessoal do barrroso toma banho ou rega os jardins

    Agora que já se perdeu mais bezerrame este ano….mas são animais se nã têm pasto

    compra-se queijo francês que tamém é bom

    vocemecê só deve beber vinho franciu e batata novinha e azeite espanhol

    infelizmente quando nã chove….ou o rio traz água a cotas (cota não é relativo à sua edad)
    que permitam uma bombagem a baixo custo (gasta gasoil que é importado ou fabricado por destilação de naftas estrangeiras) e transporte dessa água por 150 mil hectares de terras sequinhas

    percebeu?

    nã?

    arranje umas azáleas e meta-as ó sol….evapotranspiração…

    • akismet-a7712a44856735f3aee544e95a7dc79b says:

      O senhor, muito me engano, é um daqueles lisboetas que nasceu nas serras, detesta Portugal mas vive convencido que existem ursos para lá do Trancão. Tenha dó.

  4. em números 1 litro de chuva por metro quadrado numa bacia hidrográfica que vem de Espanha…o Tuela e o rabaçal nascem em espanha…galiza e castela-leon ou leyoa se gostas de basco é espanha…aí também bebem água e regam hortas

    e se o cachão…o ex-grande complexo agro-industrial hoje defunto não bebe muita água

    a zona envolvente ainda tem pecuaria agricultura e silvicultura de monta

    mesmo que chovesse 10 litradas por m2 em 40 km2
    40.000.000m2 isso daria 400 milhões de m3 que escorreriam em 10% e se infiltrariam nuns 40% e o restante evaporar-se-ia …pois 16ºC e céu sem nuvens evaporam muita água

    só que nem 1 litro cai quanto mais 10 litrinhos…a água que corre no Tua não é nazional…percebide?

    nã?
    merda este pute é mesmo nhurro..trabalho de casa pega numas malvas (sardinheiras sés alfachinha) e vai-as regando de 10 em 10 dias e ódespois vez quantas semanas aguentam

    ódespois faz o mesmo mas rega-as só de 40 em 40 dias

  5. Não palerma fui dos últimos a sair do cachão com 3 meses de ordenado por pagar…

  6. logo se és do cachão deves-me 352.400$

    podes pagar-me em eurros queu nã m’importo

  7. E ursos além de bossa incelência só há em Espanha

    as montarias de D.manuel e restantes acabaram com eles já há séculos

  8. Medicina popular é mais barato

    e boçê tá nexexitado de lítio em barda…bou ber porno é mais interessante

    já nã me pagam pra aturar deficientes…é pena é bem melhor que um inverno no Cachão

  9. mas debe ser lá do norte…tem aquele modo arcaico de tratar a maralha vivente…

    tem um poço de 100 metros….arranje um de 200

  10. Silvério Coutinho says:

    A EDP tb já tinha na equipa, com passe comprado, Elísio Sumavielle, Pinho Lopes, Paula Silva, entre outros.
    SC

  11. Silvério Coutinho says:

    Sobre José Silvano ver pág. 31 do jornal Público de hoje, e claro ver a pág. 29.
    SC

  12. Parece-me exagerado apelidar traidor a Silvano. Que queriam que fizesse, se imolasse pelo fogo nas obras da barragem? Sem ele, provavelmente não haveria “agência” nem contrapartidas nem coisa nenhuma. Sem ele já o Metro do presidente Gama teria naufragado há anos. Qu7em queriam ver à frente da agência? O trafulha Cascarejo? Os modestos presidentes de Carrazeda ou Vila Flor? Ou pior, um gajo qualquer de Lisboa, encaixado ali por conhecimentos?

    Para mim o pior não é quem está lá, é que parece que a tal agência não apresentou objectivos concretos, parece que é um fim em si mesmo para criar cargos e esgotar dinheiro.

  13. Tiro ao Alvo says:

    Amigo, com esses seus radicalismos não vai a lado nenhum. Dessa forma você apenas provoca o povo, recebendo em paga apenas meia dúzia de comentários amalucados. Abra os olhos!

  14. Traidor é capaz de ser menos adequado; pode apenas (e tem o direito) ter desistido de lutar naquilo em que dizia acreditar. Acontece a qualquer um: cansar-se de lutar.
    Mas espero que, para se compensar do cansaço da digna luta até então então, se faça pagar justamente. De preferência, que se faça pagar bem.
    Roma não paga a traidores mas a EDP paga a quem aprouver cansar-se de lutar… a EDP paga. Até comprou já ministérios da Cultura e do Ambiente…

  15. Coiso e Tal says:

    Traidor?! Desistiu de lutar?!
    O home nunca foi contra a barragem, excepto se fosse construída à cota média (180) ou mínima (170), mas à cota máxima (195) já lhe agradava, assim trocaria os prejuízos do metro de Mirandela pelos lucros da DouroAzul e porque não pelos cruzeiros da Princessa do Tua e tinha um belo cais de embarque à porta da sua vivenda em Mirandela…

    “Até agora só o presidente do Município de Mirandela, José Silvano, clamava pela cota de 195 metros, a máxima. “Sou contra a barragem, mas se for feita e a ter de destruir a linha ferroviária do Tua, então que seja aproveitado todo o potencial”, reafirma ao JN. […] Tal como Silvano, diz que “a fazer-se a barragem, e uma vez que se inviabiliza a linha e se fere o vale, então aproveitem-se todas as potencialidades para a produção de energia, que tanta falta faz, e deixem-se as mais-valias”.” Publicado em 2008-12-17

  16. Tito Lívio Santos Mota says:

    e eu que o tinha como excepção à choldra pepedesca…

    Não há um para salvar o outro naquele partido !

  17. Traldores do povo de Tras-os-Montes.Já tem taxo ,o povo que compre carro,porque não á linha do Tua,para ninguem.OS AUTARCAS VIRARAM A CASACA.Já todos devem ter taxo seguro.Eu a perder tempo com lixo,este tempo todo.O presidente nem tocou na Linha do Tua,é uma falsa moeda.A EDP que pague os vencimentos por inteiro ás familias das vitimas até á idade da reforma.E a reforma por inteiro,até á morte das familias,e o seguro de vida.Votaram neles,e por eles foram apunhalados.

  18. Portugueses:As llinhas do Tua.Tâmega ,Corgo ,Sabor.e Vale de Vouga eram PATRIMÒNIO DO ESTADO.de utilidade pública..O ESTADO não pode autorizar a destruição do seu PATRIMÒNIO,pela EDP empresa particular para a construção duma barragem,que é dispensável,em virtude da EDP já ter umas 166 barragens..Vale mais a linha do Tua ,do que a barragem ,a EDP ,Mexia e todos os traidores envolvidos .nesse crime contra as 34 povoações do interior.Segundo o regulamento as linhas de caminho de ferro não podem ser evadidas ou destruidas por particulares.

  19. A linha doTua era á muitos anos uns 100 PATRIMÒNIO DO ESTADO,ninguem podiar evadir ou destruir a linha.era levantado um AUTO DE NOTICIA,aos infratores e eram enviados a tribunalAgora pelo que vejo a EDP é dona dos rios,destrói a linha mais bonita de Portugal,uma obra de arte,com vários tuneis em curva

  20. Portugueses.O COMBÒIO È O TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO,CÒMODO,ECONÒMICO,NÃO POLUENTE E MAIS RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Agora que está a chegar a Bragança uma nova auto estrada talvez com duas vias,era muito bonito ficarem com a velhinha LINHA DO TUA uns 100 anos em via unica toda renovada com travessas de betão.

  21. A nova auto estrada que esrá a chegar a Bragança é mais um CEMITÈRIO para o interior

  22. O COMBÒIO È O TANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO

    • Tito Lívio Santos Mota says:

      O COMBÒIO È O TANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO
      pena o Seguro não ser da sua opinião, nem os governos portugueses desde 1926 :)

  23. CÒMODO ECONÒMICO NÃO POLUENTE;E RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO..As AUTO ESTRADAS,sÃO CEMITÈRIOS DE PORTUGAL:EM 13 ANOS MORRERAM 15.740 PESSOAS.VALE MAIS A LINHA DO TUA EM VIA ÙNICA DE 1M DO QUE A NOVA AUTO ESTRADA:DEVE SER IMEDIATAMENTE RENOVADA COM TRAVESSAS DE BETÂO:OS OUTROS PAISES NO MUNDO;CONSTROEM LINHAS COM CENTENAS DE QUILÒMETROS E RENOVAM AS ANTIGAS.EM PORTUGAL DESTROEM E ENCERRAM PARA FAZEREM UMAS ECOPISTAS;PARA OS QUE ANDAM A PASSEAR DE BICICLETE:.COM TRAVESSAS DE BETÃO OS PREÇOS DOS BILHETE PODE CUSTAR MENOS 20%.

  24. Tito Lívio Santos Mota says:

    A França acaba de aprovar mais 470km de LAV.
    Todos em direção de Portugal :)

  25. Tito Lívio Santos Mota says:

    se, em vez da A4 tivessem feito um CF com o mesmo traçado, teriam ligado Bragança ao resto do país com bem maior eficácia e vantagem para a população envelhecida de Trás-os-Montes que continuará a ter de viajar por camionagem.
    Idem para as empresas locais e valorização das vias estreitas locais.
    Idem para o porto de Leixões que ficaria ligado à Europa e à Alta Velocidade Ibérica.
    Idem para o Porto e o Minho.

    Num país que depende a cem por cento da importação de petróleo, a aposta rodoviária não lembra ao Diabo, mas lembrou a todos os governantes portugueses desde Duarte Pacheco.
    Desisti de tentar compreender.

  26. Carissimo Tito.

  27. Não perco tempo com falhados,que arruinaram Portugal!

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s