Há 20 anos, em Beijing…

tianan

Há 20 anos, a 3 de Junho, as tropas do exercíto chinês começaram a atacar os milhares de manifestantes que, desde 14 de Abril, estavam a ocupar a Praça de Tiananmen, a Praça da Paz Celestial, em Pequim, a capita do Império do Meio.

Queriam liberdade, reformas políticas e sociais. Mellhor educação e abertura económica.

Nos dias seguintes morreram, pelo menos, 240 pessoas, segundo números das autoridades chinesas. Na realidade devem ter morrido bem mais.

A China começou a mudar naqueles dias.

Comments


  1. Este post não vai ser lido em Pequim. Lá se vão as audiências!JP

  2. maria monteiro says:

    ainda me lembro de usar fita branca em sinal de luto.

  3. dalby says:

    odeio chineses, vietnamitas, COREANOS ….a cultura amarela, a sujidade e condições de higiene inerentes à cultura deles (EXECPTO OS JAPONESES QUE SAO LIMPISSIMOS), mesmo a beleza, ou suposta beleza oriental nada me diz, e ODEIO A TARDICIONAL INDIFERENÇA PELA VIDA HUMANA , A FRIEZA E CRUELDADE AMARELAS!

  4. Carla Romualdo says:

    Ó Dalby, essa é que eu não esperava! Qual é a diferença entre dizer uma barbaridade dessas e proibir o casamento aos homossexuais?

  5. Luis Moreira says:

    Carla, não há comparação! Eu defendo o casamento tal qual está. Não proíbo nada.

  6. dalby says:

    A razão está neste cavalheiro que veio aqui a correr «aproveitar»!!! QUERO LÁ SABER DOS CHINESES…ESTE VEIO LOGO A CORRER E MORDEU O ISCO!! SOU TERRRRÍIIVVEEEELLLLLL!!!!!!

  7. maria monteiro says:

    Em 1977 tive a hipótese de ir trabalhar para Macau mas na hora da assinatura do contrato desisti porque o fascínio de viver a nossa Liberdade foi mais forte do que o fascínio pelo Oriente. Foi uma grande decepção para os amigos que já se viam a passar lá férias… A dureza humana tem sido mais forte que a beleza dos monumentos, …. e por isso ainda não rumei a essas paragens.

  8. Adalberto Mar says:

    Vou ser sincero agora, e dizer-te que não PRECIO NADA NEM ME ATRAI NADA NO ORIENTE! NADA! NAQUELAS PARAGENS para oriente geográfico SÓ MESMO A AUSTRÁLIA (vê o filme «pickning at hanging rock», um sonho!!), NOVA ZELÃNDIA E PAPUA-NOVA GUINÉ. Mais nada. E A Ìndia. Nem o Japão me atari nem quero ir, é que quando não me atrai não vou mesmo. TENHO D EDOMINAR O IDIOMA, SENTIR-ME SEGURO, TER VIDA NOCTURNA, GOSTAR DA COMIDA MINIMAMENTE, LEVAR SEGUROS, FICAR BEM INSTALADO E SENTIR-ME SEGURO..SÓ DEPOIS A TAL «AVENTURA» POD ECOMEÇAR, MAS MOCHILAS E PARQUE DE CAMPISMO NUNCA FEZ PARTE DO MEU VOCABULÁRIO!! ALIÁS, NO MUNDO, HÁ POUCOS SÍTIOS ONDE QUEIRA IR. REPITO, MUITO POUCOS DO QUE JÁ GOSTO. SOU CONSERVADOR NA COMIDA E NISSO. TODA A EUROPA ADORO, A OCIDENTAL, SUBLINHANDO OF COURSE ESTOCOLOMO, COPENHAGA, MUNIQUE, ANTUÉRPIA, VIENA. RÚSSIA NAO ME ATRAI E POR ISSO NUNCA FUI NEM VOU. DO Leste pouco ou nada, PRAGA MAS SÃO UMAS BESTAS ANTIPÁTICAS. CONHEÇO BRATISLAVA, DUAS VEZES E BRNO, embora conheça OUTROS LOCAIS DE ESTE, EX LESTE. América do Sul, só Brasil, Argentina e Chile. NAO QUERO IR A MAIS LUGAR ALGUM…AH ÀS GUIANAS! E NADA, MAIS NADA, NEM MÉXICO!. O MEU AMOR CONTINUA PELOS EUA E CANADÁ SEEEEMMMPRRREEEE! E Na África, SÓ Egipto e Àfrica do SUL. Nem Israel me atrai no médio oriente. E sim, muito A Arábia Saudita (SIM AMAO ADORO), e os EAU. E MAIS NADA! METADE JÁ CONHEÇO E REPETI À EXAUSTÃO, COMO PARIS, LONDRES, MADRID, VIENA…sou um ocidental puro e gosto do sistema de vida ocidental. Claro que ainda ninguém falava em budismo e eis-me já lá!!!MAS VOLTEI…IGUAL!E de comida igual..odeio comida estrangeira e do sul DO PAIS..PASSO FOME QUANDO VOU A LISBOA…COMO NO PAP’AÇORDA, NO BOTA ALTA, E OUTROS QUE NAO ME LEMBRO…NO GALETTO PASSEI TANTA FOME MEU DEUS! POIS O COLÉGIO PIO XII ERA A FRENTE UM KM….dou-me mal com a cuisine française, com a italiana e pior, com a grega (!!!!!) Com a espanhola, americana, espanhola, inglesa OU SEJA, COM AS PIORES, dou-me bem, e com os meus rojoes em Ponte de Lima. Adoro sopa caseira e trash food..enfim, NEM EU MESMO ME COMPRENDO, GOSTO DE COISAS OPOSTAS, SABOREIO OS OPOSTOS ATÉ AO FIM…bebidas, vinhos só verdes, café, leite, e bebidas com gás..coca colas E SIMILARES….enfim LIFE GOES ON!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.