Há 20 anos, a 3 de Junho, as tropas do exercíto chinês começaram a atacar os milhares de manifestantes que, desde 14 de Abril, estavam a ocupar a Praça de Tiananmen, a Praça da Paz Celestial, em Pequim, a capita do Império do Meio.
Queriam liberdade, reformas políticas e sociais. Mellhor educação e abertura económica.
Nos dias seguintes morreram, pelo menos, 240 pessoas, segundo números das autoridades chinesas. Na realidade devem ter morrido bem mais.
A China começou a mudar naqueles dias.
Este post não vai ser lido em Pequim. Lá se vão as audiências!JP
ainda me lembro de usar fita branca em sinal de luto.
odeio chineses, vietnamitas, COREANOS ….a cultura amarela, a sujidade e condições de higiene inerentes à cultura deles (EXECPTO OS JAPONESES QUE SAO LIMPISSIMOS), mesmo a beleza, ou suposta beleza oriental nada me diz, e ODEIO A TARDICIONAL INDIFERENÇA PELA VIDA HUMANA , A FRIEZA E CRUELDADE AMARELAS!
Ó Dalby, essa é que eu não esperava! Qual é a diferença entre dizer uma barbaridade dessas e proibir o casamento aos homossexuais?
Carla, não há comparação! Eu defendo o casamento tal qual está. Não proíbo nada.
A razão está neste cavalheiro que veio aqui a correr «aproveitar»!!! QUERO LÁ SABER DOS CHINESES…ESTE VEIO LOGO A CORRER E MORDEU O ISCO!! SOU TERRRRÍIIVVEEEELLLLLL!!!!!!
Em 1977 tive a hipótese de ir trabalhar para Macau mas na hora da assinatura do contrato desisti porque o fascínio de viver a nossa Liberdade foi mais forte do que o fascínio pelo Oriente. Foi uma grande decepção para os amigos que já se viam a passar lá férias… A dureza humana tem sido mais forte que a beleza dos monumentos, …. e por isso ainda não rumei a essas paragens.
Vou ser sincero agora, e dizer-te que não PRECIO NADA NEM ME ATRAI NADA NO ORIENTE! NADA! NAQUELAS PARAGENS para oriente geográfico SÓ MESMO A AUSTRÁLIA (vê o filme «pickning at hanging rock», um sonho!!), NOVA ZELÃNDIA E PAPUA-NOVA GUINÉ. Mais nada. E A Ìndia. Nem o Japão me atari nem quero ir, é que quando não me atrai não vou mesmo. TENHO D EDOMINAR O IDIOMA, SENTIR-ME SEGURO, TER VIDA NOCTURNA, GOSTAR DA COMIDA MINIMAMENTE, LEVAR SEGUROS, FICAR BEM INSTALADO E SENTIR-ME SEGURO..SÓ DEPOIS A TAL «AVENTURA» POD ECOMEÇAR, MAS MOCHILAS E PARQUE DE CAMPISMO NUNCA FEZ PARTE DO MEU VOCABULÁRIO!! ALIÁS, NO MUNDO, HÁ POUCOS SÍTIOS ONDE QUEIRA IR. REPITO, MUITO POUCOS DO QUE JÁ GOSTO. SOU CONSERVADOR NA COMIDA E NISSO. TODA A EUROPA ADORO, A OCIDENTAL, SUBLINHANDO OF COURSE ESTOCOLOMO, COPENHAGA, MUNIQUE, ANTUÉRPIA, VIENA. RÚSSIA NAO ME ATRAI E POR ISSO NUNCA FUI NEM VOU. DO Leste pouco ou nada, PRAGA MAS SÃO UMAS BESTAS ANTIPÁTICAS. CONHEÇO BRATISLAVA, DUAS VEZES E BRNO, embora conheça OUTROS LOCAIS DE ESTE, EX LESTE. América do Sul, só Brasil, Argentina e Chile. NAO QUERO IR A MAIS LUGAR ALGUM…AH ÀS GUIANAS! E NADA, MAIS NADA, NEM MÉXICO!. O MEU AMOR CONTINUA PELOS EUA E CANADÁ SEEEEMMMPRRREEEE! E Na África, SÓ Egipto e Àfrica do SUL. Nem Israel me atrai no médio oriente. E sim, muito A Arábia Saudita (SIM AMAO ADORO), e os EAU. E MAIS NADA! METADE JÁ CONHEÇO E REPETI À EXAUSTÃO, COMO PARIS, LONDRES, MADRID, VIENA…sou um ocidental puro e gosto do sistema de vida ocidental. Claro que ainda ninguém falava em budismo e eis-me já lá!!!MAS VOLTEI…IGUAL!E de comida igual..odeio comida estrangeira e do sul DO PAIS..PASSO FOME QUANDO VOU A LISBOA…COMO NO PAP’AÇORDA, NO BOTA ALTA, E OUTROS QUE NAO ME LEMBRO…NO GALETTO PASSEI TANTA FOME MEU DEUS! POIS O COLÉGIO PIO XII ERA A FRENTE UM KM….dou-me mal com a cuisine française, com a italiana e pior, com a grega (!!!!!) Com a espanhola, americana, espanhola, inglesa OU SEJA, COM AS PIORES, dou-me bem, e com os meus rojoes em Ponte de Lima. Adoro sopa caseira e trash food..enfim, NEM EU MESMO ME COMPRENDO, GOSTO DE COISAS OPOSTAS, SABOREIO OS OPOSTOS ATÉ AO FIM…bebidas, vinhos só verdes, café, leite, e bebidas com gás..coca colas E SIMILARES….enfim LIFE GOES ON!!!