A inútil sondagem da SIC

O António Barreto estava na SIC a comentar a noite eleitoral. Perante a sondagem da SIC para as legislativas, afirmou : Inútil !
Após os resultados de ontem o país político não é o mesmo. Apresentar uma sondagem feita uns dias antes, sem esta nova realidade, só pode ter uma leitura. Uma bengala para o PS!
O António Costa, aliás, aproveitou-a de imediato, afirmando que nas legislativas é que era, e que nestes três meses o governo tem tudo para mudar a situação.
Escusado será dizer que a sondagem é da Eurosondagem e, como habitualmente, coloca o PS em primeiro .
Não podemos aceitar continuar a ser enganados por estas empresas de sondagens.Ou são empresas profissionais e usam as técnicas consagradas, ou são empresas apêndices de partidos e, nesse caso, há que proceder ao registo de interesses.
Basta de golpadas!

Comments


  1. Foi por demais evidente esta “bengala” ao partido rosa. Da Sic, do Ricardo Costa e companhia. Foi mesmo obsceno.

  2. Isac says:

    É preciso pesar duas situações em relação às empresas de sondagens. Uma passa por perceber que elevados níveis de abstenção torna quase impossível calcular com exactidão os valores. A outra situação passa por perceber que o longo braço corporativista chega a todos os lados. Empresas de sondagens inclusive. Mas quem trabalha com empresas de sondagens e sabe como elas funcionam, sabe quais são as manipuláveis, as manipuladas e as sérias.

  3. Luis Moreira says:

    É isso, caro Ruy, obsceno!

  4. Carlos Fonseca says:

    Luís, com vaidade que pode ser criticada, lembro que, aqui no aventar, antes das eleições, levantei fundadas suspeitas sobre a idoneidade da Eurosondagem e de Rui Oliveira e Costa, tendo por base as sondagens publicadas no ‘Expresso’. Conheço a personagem e sei o que ele tinha feito com as previsões de votos para o Manuel Alegre e Mário Soares nas presidenciais. Os números foram sempre deturpados e não se aplica aqui a teoria de desvios normais de modelos matemáticos. Os favoritos são sempre quem Oliveira e Costa quer.

Deixar uma resposta