ASSOCIAÇÃO ATEÍSTA PORTUGUESA

Exmo. Senhor
Dr. Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo
Presidente da Câmara Municipal
presidencia@cmvalongo.net
Avenida 5 de Outubro
4440-503 Valongo

Senhor Presidente da Câmara
A Associação Ateísta Portuguesa (AAP) tomou conhecimento de que a Câmara Municipal de Valongo, na sequência das obras de reabilitação, efectuadas na jardim da Praça 1º de Maio, na cidade de Erme-sinde, pretende erigir uma estátua da senhora de Fátima naquele espaço público, situação que, a verifi-car-se, configura um atentado contra o princípio constitucional, que consagra a separação Estado/ Igre-jas, ao mesmo tempo que discrimina e ofende agnósticos, ateus e crentes de outras religiões.
A alienação de um espaço público, de forma permanente e definitiva, por iniciativa dos representantes da autarquia, para promover uma determinada religião, neste caso através de uma estátua pia, para a qual já está construído o respectivo pedestal, além de ser claramente lesivo da ética republicana e de violar a laicidade do Estado, não vem prestigiar o poder autárquico nem a isenção eleitoral, comprome-tendo a laicidade a que devia sentir-se obrigado .
Não colherá, tão pouco, o argumento de, eventualmente, se tratar de uma iniciativa votada democrati-camente pelos órgãos autárquicos do concelho do Valongo, já que as decisões a nível municipal não podem violar os princípios constitucionais nem o mais elementar bom senso.
Assim, a Associação Ateísta Portuguesa (AAP) solicita ao Sr. presidente da Câmara que se digne informar esta associação se a informação é verdadeira e, em caso afirmativo, pronunciar-se sobre este assunto, a fim de poder actuar em conformidade, caso se concretize o atentado contra a laicidade do Estado.
Aguardando a resposta de V. Ex.ª, com a possível brevidade, apresento-lhe os meus cumprimentos.

Associação Ateísta Portuguesa – Odivelas, 11 de Setembro de 2009
Carlos Esperança
(Presidente da Direcção) TM – 917322645

Comments

  1. QUE RIDICULO ESTA ASSOCIAÇÃO ATEISTA…É COMO SE O QUE CRITICAM NA RELIGIAO, P.EX. A CATÓLICA, FOSSE UMA OUTRA FACE AQUI..PARA QUE PRECISAM DISTO? QUEM NÃO ACREDITA NÃO ACREDITA, E NÃO PRECISA DE UMA ASSOCIAÇÃO…PORQUê? VÃO FAZER UMA MISSA «DIFERENTE» A APREGOAR O QUANTO SÃO «ORGULHOSOS» EM SER ATEISTAS???!!! QUE RIDICULO QUE INCOERÊNCIA!DALBYACHO A IDEIA DE ASSOCIAÇÃO UMA COISA MOSNTRUOSA E ULTRA RIDÍCULA E TENDENCIOSA!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading