"Inventona"!?

A propósito desta coisa das escutas. Eu estive à procura em dicionários e inventona é uma palavra que não encontro. Será que esta palavra existe mesmo? Se não é “inventona“, se calhar também não é “disparate“…

Comments

  1. Ricardo Santos Pinto says:

    Disparate ou disparatona, afinal vai dar ao mesmo.Mas se vires no Google, inventona aparece quase 10 mil vezes. Associada sempre, claro está, ao ministro Pedro Silva Pereira

  2. isac says:

    Então foi esse PSP que inventou a palavra. Ou, tal como o velhinho presidente da republica, pode não saber o que diz.


  3. Inventona vem de Intentona (revolta, movimento revolucionário…). Portanto, uma inventona é uma falsa ou imaginária intentona (tomem nota que eu não vou existir sempre).

  4. Ricardo Santos Pinto says:

    Isso da inventona vem no dicionário, Carlos, ou é especialidade do ministrona Pedrona da Silvona Pereirona?


  5. Não vem em dicionários, pelo menos que eu saiba. A «Intentona» (a palavra mãe) tem origem no castelhano e é coisa antiga, dos tempos da I República. A «inventona» ouvi-a pela primeira vez em 28 de Setembro de 1974, a propósito de uma fantasiosa revolta da direita. Bem, isto de responder a sério à vossa questão, tira a graça toda ao assunto, não é? Desculpem lá.

  6. Ricardo Santos Pinto says:

    Quem é que estava a brincar? Isac, seu malandro! (olhe lá, ó Carlos, se adaptávamos o nome do Isac a essa moda da inventona…)


  7. Pois. É melhor não irmos por aí, acho eu.

  8. isac says:

    essa teve graça

  9. isac says:

    Não tem nada que desculpar. E está ver como estamos sempre a aprender?! Afinal, a origem da palavra “inventona” também remonta ao tempo da “outra senhora”. Esse “tempo” parece que não nos larga.


  10. Este foi (está a acabar a validade) um Governo tremendo. Teve PSP e SS. E, claro, o Lino e o Pinho.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.