PS: Um excelente resultado

O PS não venceu as eleições, mas obteve um excelente resultado. Foi o Partido mais votado, ganhou várias Câmaras Municipais emblemáticas, como Leiria ou a Marinha Grande, e aproximou-se muito do PSD. De negativo e inesperado, talvez apenas a perda de Faro.
José Sócrates, obviamente, está de Parabéns. Em termos comparativos, este resultado acaba por ser melhor do que aquele que conseguiu há 15 dias. Porque subiu muito e ficou muito perto do primeiro. Só que há 15 dias foi o único Partido que desceu mas ganhou as eleições. Ontem, foi o que mais subiu e perdeu. Coisas da política.
Para além de Sócrates, António Costa foi outro vencedor da noite. Mesmo ficando refém de Helena Roseta e de José Sá Fernandes, a verdade é que sempre é melhor do que ficar refém de Santana Lopes. Não era uma vitória muito difícil de conseguir, mas a verdade é que conseguiu. No resto do país, Apolinário foi a nota negativa, Elisa Ferreira, Ana Gomes e Paulo Pedroso não fizeram mais nem menos do que deles se esperava. Muito mais fizeram todos aqueles Presidentes menos mediáticos que, pelo país, conquistaram Câmaras ao PSD e à CDU.