Apesar de me ter preperado intensamente para a chamada, o telefone não toca. Aqui no Aventar, chamei repetidamente a atenção de Sócrates para os erros que estava a cometer. Falei-lhe nas PMEs, onde está o emprego e as exportações. Na dívida que não pára de crescer, no último lugar que já ocupamos novamente, na lista dos países mais pobres da UE.
Ao contrário, os seus amigos de estimação, empurraram-no para a política que o levou a perder as eleições Europeias, a perder 500 000 votos nas legislativas e a ser o segundo partido nas autárquicas. A alguns desses amigos "da fazenda" logo lhes arranjou um lugar de deputado (um deles já anda aí a ameaçá-lo ) a outros mantêm-os nas administrações das empresas (onde lhe arranjam grandes dores de cabeça) e agora liga-lhes para os convidar para o governo.
Que espera Sócrates, de tais amigos? Que lhe digam que o TGV é um desastre? Nunca dirão. Que o aeroporto pode ser construído por módulos? Que os contentores de Alcantara, por ajuste directo, é mais uma machada na credibilidade, já exangue, da sua pessoa? Nunca. Todos eles tentam adivinhar-lhe as ideias, as intenções, estar um passo à frente, ser mais "sócrista" que Sócrates!
E o país? Ou as ideias de Sócrates são sempres as melhores para o país? O que é bom para Sócrates é bom para o país? E as empresas que mamam sem cessar, tambem querem o bem para o país?
Então não era de bom senso ter alguem a chamar-lhe a atenção, a levantar a dúvida metódica, a travar-lhe o "animal feroz " que há em si? Não há ninguem na oposição que
queira partilhar consigo o fardo pesado da governação?
Ou Sócrates prefere estar acompanhado para mandar sòzinho? Afinal nunca tem culpa de nada apesar de estar no governo desde 1995!
Se calhar tem razão!
e assim concluo que Sócrates ainda não lê o Aventar!
Ou lê e não atinge…