O Professor-Bombeiro


Desde que a arguida Maria de Lurdes Rodrigues inventou este sistema de concursos de professores, é possível ver os casos mais pitorescos nos critérios de selecção da Bolsa de Recrutamento – Contratação de Escola para horários temporários. O critério mais habitual é o da leccionação no Agrupamento no ano lectivo anterior, mandando às malvas a graduação profissional e garantindo que em determinado Agrupamento ficará quem o Agrupamento quiser que fique.
O caso que encontrei num destes dias na Bolsa de Recrutamento é bem mais curioso. A Escola Secundária dos Carvalhos pretende um professor para leccionar a unidade de formação de Geografia do Território e Introdução aos SIG. Principal critério? Pertencer aos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, «entidade protocolada».
Felizmente, já estou colocado, caso contrário ia já fazer-me sócio dos Bombeiros dos Carvalhos.
Um Professor-Bombeiro? Confesso que acho estranho, mas suponho que haja uma boa explicação.

Comments

  1. abcraveiro says:

    Nesta situação trata-se da contratação de um técnico especializado, que, na verdadeira acepção da palavra não é um professor… Normalmente este tipo de técnicos são contratados para leccionação de áreas técnicas em cursos de dupla certificação (CEF’s etc)…
    Sinceramente não vejo mal nisto…

  2. Um técnico especializado não é professor?! Conheço muitos que até são profissionalizados.

  3. jorge fliscorno says:

    Ricardo, só uma nota: cuidado, estás a ficar sem bateria 🙂

  4. Prof says:

    Este horário poderia ser para um professor do grupo 420 – Geografia, há muito com seminário em ordenamento do território, com disciplinas de faculdade ligadas ao SIG e com formação nessa área.
    Trata-se de mais um pequeno arranjo, mas grão a grão enche a galinha o papo.

  5. Carlos - Vila do Conde says:

    É bom que estes casos sejam publicitados e sujeitos ao escrutínio da comunidade. Na circunstância, é evidente que se quis fazer um favor a um amigo com ligações ao “Bombeiros dos Carvalhos”. Se fosse bombeiro noutro lado, está visto que seria excluído e mandado para os “carvalhos.

  6. rapazinho says:

    boa tarde. Um abraço a todos. O técnicos epecializados, que concorrem ,estão bem habilitados para a formação que vão dar na Escola.

  7. A motivating discussion is definitely worth comment.
    There’s no doubt that that you ought tto publish more about this subject matter, it mmay not
    be a taboo matter but typically people do not speak about these topics.
    To the next! Best wishes!!

Trackbacks

  1. […] Professores: Critérios feitos à medida Publicado em 06/10/2011 por Ricardo Santos Pinto Denunciei há poucos dias uma das maroscas habituais dos Agrupamentos de Escolas para contratar professores […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading