Por que festejamos os 50 anos de um miradouro?

Cristo_Rei_Lisboa

Sim, eu sei que este é um país muito religioso (embora já tenha sido mais). Sim, sei que gostamos de festas (apesar do nosso ar tristonho). Sim, sei que qualquer coisinha que envolva a imagem de Fátima é sagrado (embora não perceba bem porque se há-de fazer festa tão grande com uma escultura).

Apesar de saber tudo isto, reconheço sérias dificuldades em entender as causas de tanta festa por causa de um miradouro. Se alguma alma tiver a caridade de me explicar, ficam os meus agradecimentos.

Comments


  1. Boa pergunta. Tenho-me perguntado o mesmo. Acho que não tem nexo. Mas, como tudo, tem um lado positivo escondido que vale a pena ressalvar: a monumentalidade é necessária. Tem vantagens (500.000 visitante/ano, emprego na edificação, renovação de espaço inertes) e poucas ou nenhumas desvantagens (alterações paisagísticas).

  2. Luis Moreira says:

    Isac e José, é que ficou combinado como “milagre”, que o “Cristo” bateria as palmas quando o Belenenses fosse campeão de futebol! Isto é uma “ajudinha!


  3. Oh diabo, se é assim a estátua vai ter de esperar muito, muito tempo. Para não dizer, para sempre.

  4. Luis Moreira says:

    Pois, mas o “milagre” é esse!Tens que conhecer o estádio do Restelo o mais belo estádio do mundo.Falta-lhe uma das cabeceiras para se ver o rio Tejo e na outra banda está o Cristo-Rei,virado para o Belenenses.Mas nem assim, talvez com a ajuda da Senhora…


  5. Os anos mostraram que o Restelo é o maior estádio do mundo. Nunca o vi cheio.

  6. Luis Moreira says:

    tambem é verdade! E a “fúria azul” são cinco gajos !

  7. João Paulo says:

    Quanto à fúria azul, discordo. São 6 e um sempre em tronco nú que vale por dois – mas esse deixo para os Bear de serviço ao aventar.Quanto à festa fica tudo na área dos ritos e dos mitos – as organizações e as pessoas vivem isto e disto. A Igreja Católica precisa de manter uma dimensão nacional forte e nestes tempos de crise afirma a sua presença.Do ponto de vista da organização percebe-se a intenção – calhou de ser este o pretexto.JP

  8. Luis Moreira says:

    É isso mesmo!esse gajo “equipa-se” para comandar a” fúria azul”,coloca os óculos escuros,troco nú,autofalante em punho,uns cachecóis…é de morrer a rir.É que os outros 5 estão a um metro do gajo, para que quer ele a maquineta…


  9. […] caso contrário levaríamos com 4 horas de directo na televisão paga por todos nós para assistirmos em directo ao passeio da Virgem ao Miradouro. […]

  10. maria monteiro says:

    Lisboa do Cristo Rei é lindo – só por isso vale a pena a manutenção do monumento.Agora obras e mais obras, de raiz, que vão nascendo só para que o monumento vire santuário mais parece um projecto desses em que se gasta dinheiro para nada. Esquecem sempre que a manutenção de todos esses espaços é cara e a receitas nunca cobrem as despesas. Ali para as bandas de Peniche está o Santuário do Bom Jesus do Carvalhal onde se pensou em grande e agora está tudo a meio gás.Já que se falou do Belenenses, o campo de futebol lá da outra banda também tem uma vista privilegiada sobre o Cristo Rei:- fica do outro lado da rua.

  11. maria monteiro says:

    Isto para não falar nas entrevistas, nas reuniões, nos debates, na publicidade, pessoas envolvidas, meios destacados,… gastaram rios de dinheiro, energia, paciência,… Há tanta forma de brincar à caridadezinhaGostava de ter visto, isso sim, todas estas pessoas integradas na procissão que se realizou na outra noite no Bairro da Bela Vista. Tinha 6 anos quando o monumento foi inaugurado. Em 1960 terminaram os peditórios e já começava a outra guerra.

  12. Luis Moreira says:

    Maria, imperdoável, não conheço.Mas essa tentativa de transformar aquele local num Santuário nunca me tinha passado pelos neurónios…

  13. Miguel Dias says:

    maria:O Cristo Rei está de costas voltadas para a Bela Vista.

  14. maria monteiro says:

    LM, é mesmo verdade. A Cruz Alta foi despromovida (estava em Fátima) e agora está mais ou menos deitada lá em frente do monumento e estão também a plantar cruzinhas pelo terreiro à volta. È assim uma coisa surreal de tentativa de afirmação de espaço.

  15. Luis Moreira says:

    Há muito que lá não vou, mas despertou-me a curiosidade.

  16. maria monteiro says:

    MD, já tinha percebido, mas sempre se pode subir ao dito Cristo Rei e imaginar Bela Vista. Isso significa que seremos nós a fazer as vezes de “Cristo Rei”. Nada mal. Como acredito na força das pessoas, até pode ser que o vosso belenenses ganhe. Só que para essa imaginação toda vai custar 4€ (ladrões)

  17. maria monteiro says:

    É bonito porque a cidade é simplesmente bonita. Pelo monumento não vale a pena

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.