Quanto vale a vida humana?

Costuma dizer-se que a vida humana não tem preço. Mas conforme a pessoa nos é próxima, esse valor vai aumentando, seja ele qual for. A vida da minha filha, por exemplo, não tem preço. Nem 20 milhões, nem 100, nem 1000, nem infinitos, como dizíamos quando éramos miúdos. A vida de uma qualquer criança no Sri Lanka ou nos Estados Unidos também não terá preço, mas sobretudo para os seus pais e para os que a amam.
Até que ponto trocaríamos a vida de uma pessoa que não conhecemos por um milhão de contos?
Lembro-me de ter ficado escandalizado, era ainda uma criança, quando o meu irmão mais velho disse que não trocaria o Totoloto pelo fim da fome em África. Que tinha muita pena, mas…
E agora, ficaria escandalizado da mesma forma?
Vem tudo isto a propósito de Cristiano Ronaldo e o Real Madrid. Quanto vale a sua vida? Para mim, como pessoa, não vale um chavo. Mas estou certo de que, para os seus, a sua vida não tem preço.
E como jogador? Bem, como jogador, Ronaldo (não é Rónaldo, senhores jornalistas, não é Rónaldo), vale aquilo que lhe quiserem pagar aqueles que o vêem jogar. Aqueles que compram as suas camisolas. Aqueles que querem saber da sua vida privada. Como dizia antes o Carlos Fonseca, a culpa até nem é sua. Por mim, não receberia ele um tostão, que eu só tenho olhos para o meu Portinho.

Comments

  1. Carlos Fonseca says:

    Estamos em sintonia. Ok!

  2. dalby says:

    Caro R-Boss, hoje lembrei-me de ti ao estacionar…por cima d e um passeio em Espinho, numa área recidencial..então fiz uma bo acção: coloquei o carro mais em cima do passeio de modo a dar espaço para passarem carros e o carrinho de um bébé com a mãe..até saí para medir..MAS ESSE O CARRO FICOU LÁ, QUE FICOU MUITO BEM porque NÃO HÁ ONDE OS PÔR..INTÉ

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading