Chico Júnior – Entre Impérios e Repúblicas*

Há muitos séculos, o Imperador Calígula provocou a ira dos senadores romanos ao tentar fazer do cavalo Incitatus um membro da Casa. Como se não bastasse a bravata, o imperador ainda quis que o animal viesse a ser um cônsul. Disseram que Calígula era louco. E de fato ele tinha alguns desvarios.

Distante em tempo e espaço, a crise no Congresso brasileiro – ou talvez a crise brasileira do Congresso -, é tão próxima da insanidade quanto a indicação de um equino ao Parlamento. Arrastadas há meses, as séries de escândalos e denúncias que envolvem favorecimentos a familiares e amigos tendem a degenerar a insustentável credibilidade das instituições políticas do País.

O presidente do Senado, José Sarney, está com a imagem desgastada assim como a Casa Legislativa. Aliás, um dos pivôs desse efeito é o próprio senador, ladeado de possíveis e prováveis deslizes administrativos com recursos públicos e de problemas de ordem fiscal, com bens não declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há mais de uma década.

Veiculadas tais notícias dentro outras que o expõe, o maranhense eleito pelo Amapá diz estar acuado pela grande imprensa que promove contra ele uma verdadeira perseguição. Apresenta como argumento uma suposta campanha para prejudicar o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Leva-se em consideração que, segundo pesquisa recente, a popularidade de Lula está acima de 80% – apesar das turbulências por que ele já passou.

O que se observa é que a jovem democracia brasileira, cercada de Estados ideologicamente instáveis, precisa de zelo incorruptível senão, as energias políticas e o dinheiro do povo vão se esvair enquanto, na mesma medida, a população se desanimará diante de intenções e decisões nefastas que destoam das propostas de interesse do povo que não tramitam.

O Imperador Calígula teve suas sandices, mas não votou no senador José Sarney.

* Chico Junior é brasileiro, formando em jornalismo, autor do blog Polipensamento (http://polipensamento.blogspot.com) sobre política e cotidiano e colaborador da página virtual Jornalismo Político (http://jornalismopolitico.com).