tarde de Agosto

Há um instante, quando os dias ainda são longos e o sol escalda e Agosto parece interminável, em que uma rajada de vento sopra com violência inesperada, os ramos dos salgueiros agitam-se e murmuram uma queixa, um arrepio estremece-nos, e percebemos que é o fim do Verão que se anuncia.

Poderão ainda as tardes de calor suceder-se, o rio continuar a chamar-nos com a sua calmaria cálida, mas já conhecemos o segredo do fim das coisas e esse saber não nos amargura nem entristece.

As crianças saem da água a tiritar, as mães apressam-se a cobrir-lhes os ombros com toalhas, passam-lhe para as mãos o pão com fiambre e o leite achocolatado, tudo é igual ao que era há vinte anos, e sabemos que a seguir virá Setembro com a sua melancolia, o mês dos regressos e das despedidas, o mais belo de todos.

Deixamos as margens do rio, de regresso à vila, e caem as primeiras gotas, grossas e frias, um bálsamo após a tarde abrasadora. A terra húmida perfuma o ar da tarde e o mundo respira placidamente. Por instantes podemos fechar os olhos e acreditar que uma secreta harmonia se estende a todas as coisas.

Comments

  1. dalby says:

    Fiz um texto igual ao teu antes de sair…mas maior e abarcando todo o milagre do Outono..o mar e o sol mole ah a paz que tomba sobre nós..OUTONO IT S MY FAVOURITE

  2. miguel dias says:

    Fizeste-me lembrar duas músicas : uma dos Earth wind and fire, outra dos divine comedy.

  3. Luis Moreira says:

    Fizeste-me acreditar em algo que me é muito importante. Isto tudo tem beleza se a tivermos dentro de nós. Hoje morreu um amigo meu. Recuso vê-lo de outra forma que não na flor da vida, cheio de força e amizade. Tudo faz sentido, ao ler o teu texto Carla. E adivinhaste, era mesmo hoje que eu precisava.

  4. Carla Romualdo says:

    Dalby, eu sei que tu que também aprecias os encantos do sol outonal.Miguel, deixa-me arriscar: Sailaway e Love is lighter than air? Luís, confesso-te que apaguei uma linha do texto que me pareceu demasiado fúnebre e que dizia algo parecido ao que escreves. Se estas linhas te ajudarem um pouco que seja no dia de hoje isso é muito reconfortante e dá um pouco mais de sentido a isto que fazemos. Um abraço

  5. maria monteiro says:

    LM o meu abraço…maria

  6. maria monteiro says:

    Pois as minhas férias estão a chegar… amanhã deixo a cidade e a mesa onde vos leio para andar por aí noutras cidades e noutras mesas onde apenas vos irei espreitando…com amizade… 1Abraço mariaEm cima da minha mesa (José Régio)Em cima da minha mesaDa minha mesa de estudoMesa da minha tristeza -Em que de noite e de diaRasgo as folhas, leio tudoDestes livros em que estudo,E me estudo(Eu já me estudo…)E me estudoA mimTambémEm cima da minha mesa,Tenho o teu retrato, Mãe! À cabeceira do leito,Dentro de um caixilho,Tenho uma Nossa SenhoraQue venero a toda a hora…Ai minha Nossa Senhora,Que se parece contigo,E que tem ao peito,Um filho(O que ainda é mais estranho)Que se parece comigo,Num retratinho,Que Tenho,De menino pequenino!…No fundo da minha mala,Mesmo lá no fundo a um canto, Não lhes vá tocar alguém, (Quem as lesse, o que entendia?Só ririaDo que nos comove a nós…)Já tenho três maços, Mãe,Das cartas que tu me escrevesDesde que saí de casa…Três maços – e nada leves!- Atados com um retrós…Se não fora eu ter-te assim, A toda a hora, Sempre à beirinha de mim,(sei agoraQue isto de a gente ser grandeNão é como se nos pinta…)Mãe!, já teria morrido, Ou já teria fugido, Ou já teria bebidoAlgum tinteiro de tinta.


  7. Belo texto, Carla, belo texto. Para quando um romance? Ou já o publicou e não o vi, eu um rato de livraria?

  8. dalby says:

    Maria , obrigado pelos livros ja chegaram vou ao correio buscá-los, depois envio ao LM os dele que enviaste para mim..Talvez até via mão-pessoal- -correio feminino..provavelmente via uma bela carteira feminina que cite poesia medieval inglesa de nome Belina, para reconfortar o espirito (‘ESPIRITO’, DISSE EU OH LM!!!) do pobre LM que levou um rombo psicológico pela morte de um seu velho amigo. Eu, mais do que o romance da Carla, quero é ver o PORNO-Travel section trailer BOOK da Escócia, relatos de uma viagem escaldante à Escócia By Luis Aveleda, quero todos os detalhes. Desculpa Carla, mas depois leio o teu romance do Outono!!!, mas como ando em baixo de forma (fisico sexual!!) preciso é do relato de férias de LM em Terras de Sua Majestade…quero ver se ele deixou alguma SEED pelas High Lands!!! E se em breve vamos ter a reinar esta terra sem rei um futuro KING LOUIS VON Aveleda the Second, ou uma simple Mary Queen of Scotts!

  9. Carla Romualdo says:

    Obrigada, Carlos. Sem falsa modéstia, tenho de dizer-lhe que ainda estou longe disso.

  10. dalby says:

    querida Carla, merci também pelas palavras no FACEBOOK. Tenho cá uma senhora de 50 anos , mãe do wilfried, que me faz raiva pois quero chegar a esta idade como ela..só tem nanorados menos 10 anos do que ela que não a largam..linda linda parece mais irmã do Willy que mãe, giraça loura francesa, toda modernaça de PORTABLE COOL e um corpo de raiva..enfim uma mulher que tiraria o sono ao Luis M e que rivaliza com as de 30!!!! Os novitos não a largam por alguma coisa é…dalby

  11. miguel dias says:

    Dos EWandF deve ser por que é do album Faces que não tenho.Dos Divine Comedy, não, é a The Summerhouse do album Liberation.Mas olha que o Carlos tem razão, tu escreves pra mundial.

  12. miguel dias says:

    minto do album promenade

  13. Luis Moreira says:

    Carla, o Carlos Loures é a melhor pessoa do mundo mas não troca rigor por simpatia. Pode crer que ele te reconhece talento tal como eu já tive a ocasião de te dzer. Agora é preciso que queiras muito e trabalhes muito. Se tiveres determinação vais lá.

  14. Luis Moreira says:

    Obrigado, Maria ! A morte não é drama nenhum depois de uma vida cheia e feliz. Drama é estar a morrer há vinte anos, todos os dias.

  15. dalby says:

    Oh Carla eles a mim só me arrasam, só eu é que tenho o editor da Leya à espera que lhe entregue o livro da Cláudia e não me apetece, e a minha tese pronta quase ha dois anos para publicar e eles já nao acreditam que lha entrego com prefácio e pos facio d egente conhecida, e a mim ninguém me dá um carinho!!! oh buaaaaaaaaaaaaa….só a ti Carla querem à força que sejas escritora, querida…È mesmo machismo não achas??!! E DIZEM ELES QUE GOSTAM DE FUTEBOL!!! FARÁ SE NÃO GOSTASSEM! Achas mesmo que são heterossexuais de gema, a 100% querida?? Mesmo mesmo? mesmooooo?? daqueles que não têm nem uma nuvenzita que passa pela cabecita e logo S.João Baptista vem a correr aiii ah isso não tratantes!!!

  16. dalby says:

    Carlita, será que quando eles souberem que vamos os dois ao ZOOM me irão dizer que eu escrevo também divinamente bem????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Belina Moura says:

    Dalby, conta comigo para ir tambem ao ZOOM, sempre quero conhecer a Carla que que tanto falas!

  18. dalby says:

    OH maria mais uma vez obrigado foste tão generosa comigo (e com o LUis que está aqui os presentes dele) queirda gastaste uma fortuna….Tenho de te convidar a jantar no Ze da Bota ou em espinho ou mesmo levar te ao meu novo health club Gimnasius em paços de brandao, sta maria d a feira… ali é mesmo para suar..oh Luis ias gostar e muiiittttttttttttttoooo

  19. carla romualdo says:

    Dalby, mais uma vez agradeço o convite mas já há uns anos que deixei de ir a discotecas e prometi que tão cedo não me apanhavam lá. E acho que ainda vai demorar uns tempos até eu me esquecer da promessa…

  20. dalby says:

    POIS ACHO QUE VAIS MESMO ACABAR A PROMESSA PORQUE EU ESTOU COMO TU..MAS O ZOOM NÃO É UMA DISCO!!!! É UM HAPPENING BABY… UM HAPPENING!! OU TENS ALGO CONTRA HAPPENINGS?? QUERES QUE COMECE A VER-TE COMO UM BIXINHO VERDE DO ESPAÇO??NÃO?? ENTAO TOCA A IR AO HAPPENING… ZOOOMMMMMMMMMMMMMM..já amori eu sei o que queres dizer..PERFEITAMENTE..MAS VAIS UM DIA CALMO VAIS CEDO MOSTRO TE TUDO E DEPOIS SE NAO GOSTARES SAIS, MAS A SÉRIO AQUILO NAO É UMA DISCO CLUB SIMPLES BABY!

  21. dalby says:

    carla, acabo d evir da zoom, sao 5h e ainda havia fila até à passos manuel..tive de ajudar novamente a tirar copos da máquina…mas antes fui a uma festa a Lavra à mansão de um dos donos (mansão é o termo..uma casa em forma de cubo super vnaguardista..fiz tantas que estou rouco sem voz e com dores de garganta..O ZOOM NÃO É UMA DISCO É UM HAPPENNINGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG É SUPER É O MÁXIMO É C’EST SUPERBEEEEEEEEEEEEEEEEE!! Cumprimentos ao R’ que anda arrufadíssimo comigo e com razão!! jejejej!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!É tão bom ser só comment….assim não há cá histórias de ter de parecer sério..diz-se o que se pensa…embora a caneta vermelha ande aí a limitar-me a liberdade….eu dobro-os ai dobro mesmooooooooooooo!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.