A ARTE

A ARTE (7)

A descodificação de uma obra de Arte, ainda que parcial, pode ser um fenómeno redutor que empobrece a obra. Pode mesmo anular a sua própria hermenêutica, isto é, a força indutora das capacidades interpretativas. Qualquer explicação verbal terá de ser extremamente cautelosa pois pode substituir-se à obra, paralisar a sua essência ou cegar o espectador. Este deve enriquecer e iluminar a sua vida através do saber ver, do saber ouvir e sentir, e não se limitar à análise dos processos formais, simples elementos da construção desse mesmo sentir. O espectador deve deixar-se levar pelo que ecoa dentro dele, sem pretender colar-se ao que deve ser, ou àquilo que nos disseram que é ou que lá existe. A obra pode ser o que somos e muito pouco do que lá está. É por isso que não aceito de bom grado que se disseque uma obra de Arte em termos interpretativos, por vezes vincadamente objectivos, como fazem alguns críticos, historiadores e cicerones de museu. Que o façam em termos técnicos, históricos, museológicos vá que não vá, mas em termos sentimentais, em termos interpretativos, tantas vezes sob a forma de gastos e banais artificialismos de catálogo, massificando as formas de ver e de interpretar, em vez de tentarem estimular a individualização das formas de sentir, custa-me a aceitar. Ninguém vê com os nossos olhos, ninguém sente com o nosso íntimo, ninguém pensa com o nosso pensamento. (Continua).

                        (adão cruz)

(adão cruz)

Comments

  1. dalby says:

    Oh Luis, diz-me uma coisa: achas que eu alguma vez levaria a sério o Saramago? O problema dele é outro, sempre foi e tão simples….Olha ele protesta tanto contra este Deus do Caim e do Abel, e que o deus não perdoou e tomou partido do segundo..POIS O SARAMAGO DEVERIA, mais uma vez perder AQUELA ARROGÃNCIA INSUPORTÁVEL E IRRITANTE, ODEIO MAS ODEIO ESTA PERSONAGEM, ELE É O QUE D EMENOS TEM UM LUSITANO, ABOMINO E DESTESTO O SEU PERCURSO, A SUA ESCRITA , A SUA VIDA. Por exemplo, ele podia dar um exemplo a DEUS de perdão, de generosidade humana e de quando alguém, como o Lara, lhe fez mal, em vez de ter saído do país, ter ficado cá e ter-lhe perdoado! ter sido humilde e humano e ter ficado e não ter trocado o país, pois o país não é o Lara!O Saramago, generoso como é e tão subtilmente «dado» à humanidade, poderia ter casado com uma senhora da idade dele, frágil, pobre, simples e sem beleza..mas o Saramago preferiu uma nova, esperta, ESPERTA, ambiciosa mulher…estrangeira!!! AH GRANDE SARAMAGO QUE DE BURRO NADA TENS, ATÉ RECEBESTE UM PRÉMIO NOBEL QUE, COMO NINGUÉM, COMO A NINGUÉM VI ANTES, FAZES REEENDERRRRRR, RENDERRRRRR…Olha filho….descansa….eu sei que és arrogante e que não te confrontas mais com «coisas menores e mais fáceis» tu queres é confrontar-te com DEUS, com o inatingível, queres e tens essa obcessão da imortalidade, IMORTALIDADE…PARECES MESMO O MÁRIO SOARES DE AGORA…mas olha que não, olha que não…Em terrra de cegos, quem tem olho é rei..e os pobres portugueses lêem-te lêem-te como se estivessem a ler o livro da REVELAÇÂO…mas olha que não! Tiveste sorte..tás a ver como Deus é irónico?!! SORTE!Mas olha…tudo teria sido mais simples, se te tivessem dado essa adolescência de ouro que não tiveste…os tempos doces da Faculdade, as benesses da classe média, o cool rock swinging times..pois é..isso tudo te faltou, a doçura do rebuçado… e agora queres-te vingar daquilo que não vais ter nunca,,,,isso não vais poder comprar….NEM VAIS VENCER A DEUS, NUNCA…Pobre terráceo…..POBRE DE TI QUE MORRRES SECO!PS A REVITALIZAÇÃO DE ESTALINE NA RÚSSIA PREOCUPA-ME MAIS DO QUE AS ACÇÕES AMERICANAS….JÁ VIRAM QUE SE A COISA SE INCENDEIA A LESTE, NÃO É A MESMA COISA QUE COM A AMÉRICA….JÁ SABEIS COMO OS RUSSOS LIDAM COM A OPOSIÇÃO NÃO É? POR ISSO DALI NINGUÉM ESPERE MIMOS!dalby

  2. Ricardo says:

    “POR ISSO DALI NINGUÉM ESPERE MIMOS!”Dali nem Dalby… Desculpem… isto foi parvoíce.És grande Dalby e tens uma cultura muito superior à minha. Digo isto sem ironia.

  3. Ricardo Santos Pinto says:

    Ó Dalby, não te estarás a tornar algo repetitivo?

  4. dalby says:

    Eu diria que grande grande e culto é o nome RICARDO…. ele há-os ricardos simples ou ricardos com santos, ou ricardos com pintos ou uma mélange de ricardos santos e pintos! MAS PITO PITO SÓ EU MESMO, MODÉSTIA À PARTE!

Deixar uma resposta