Plágio, um fenómeno de Outubro

photo_dp1

Da esquerda: edição de Outubro 2008 da revista francesa de fotografia Photo. Capa Gysele Bundchen (agence IMG), fotografada por Patrick Demarchelier. Da direita: edição de Outubro 2009 da revista portuguesa de fotografia DP – Arte Fotográfica. Capa com produção exclusiva de Bernardo Coelho (FHM, Playboy, etc…) para a Vega Studios. Modelo: Ana Lúcia.

Plágio por plágio, roubei esta coincidência ao Denúncia Coimbrã. Bem, antes de roubar telefonei, e embora não atendido deixei um sms a avisar. Deve ter sido o que fez Bernardo Coelho a Patrick Demarchelier. Esperou um ano pela resposta, e como quem cala consente, produziu. Eu é que sou um impaciente e republico já.

 

 

Comments

  1. Luis Moreira says:

    João, quem olha para as fotos vê tudo menos o tal de plágio…


  2. Olha para as capas. É tudo uma questão de olhar.


  3. isto é muito porco se foi publicado sem referencia ao autor da original. que coisa mais imbecil, e logo na capa, vergonhoso.

  4. lowebspider says:

    concordo totalmente com esta denúncia!
    é uma vergonha não existir nenhuma espécie de defensa contra plagiadores como este Bernardo Coelho.
    Pior é a revista que o aceita!
    Além do mais estive a pesquisar o site do “fotógrafo” ( coloco fotógrafo entre aspas, pois alguém que plagia desta maneira não deve ter a honra de ser considerado um de nós. ) e descobri mais um plágio.
    desta vez de Rankin.
    pode não ser exacto, ( talvez porque a modelo, não se chama heidi klum, e porque é a preto e branco e feita em Portugal… ) mas quem trabalha na àrea e está habituado a criar imagens…. sabe bem do que estou a falar.
    Vergonhoso.
    aqui vai a link:
    http://img823.imageshack.us/img823/4208/plagiobernardocoelhovsr.jpg

  5. lowebspider says:

    este tipo não passa de um porco plagiador. gastei mais uns minutos á procura de mais aldrabices e descobri uma que me lembrou automaticamente de uma fotografia tirada também por rankin a heidi klum, com o fundo branco, que já foi capa da GQ.
    não encontrei a original, mas deparei me com uma bem parecida, e aqui está a prova.
    que vergonha sr. bernardo coelho! só trabalha a copiar o trabalho dos outros? tsc tsc tsc

    http://img339.imageshack.us/img339/2702/plagiocoelho2.jpg


  6. Quem plagia mostra admiração, não merece castigo…

  7. lowebspider says:

    Quem plagia é criminoso. Dai o facto de existirem LEIS contra tal acto. É Impressionante a ignorância desta gente…


  8. Nesta altura, e enquanto jornalista e, de alguma forma, responsável por uma revista especializada de fotografia, tive o cuidado de contactar a revista Photo que me respondeu (passo a citar):
    “Efectivamente, o plágio é flagrante. mas tomamo-lo com humor”.
    É notável a grandeza moral da Photo, perante este episódio que em nada dignificou os fotógrafos portugueses nem as publicações de fotografia.
    Auto-regulação é o que se exige, por oposição à falta de atenção – e, pelos vistos, de escrúpulos -, a todos quantos intervêm nestes processos.

Deixar uma resposta