Melhoramentos

O Isac Caetano já aqui chamou a atenção por mais de uma vez para a generalizada manipulação de imagens no Photoshop sem que a maioria de quem as consome (nós todos) saiba que houve manipulação. Volta e meia, quem manipula, ou por desequilíbrio próprio ou porque a isso é obrigado(a) por quem lhe paga, exagera na manipulação e dá bronca. Desta vez aconteceu isso mesmo com a imagem de uma modelo de Ralph Lauren, a quem aconteceu esta bizarria: Ralph Lauren Cintura de vespa, braços e pernas escanzelados e uma cabeça maior do que a pélvis. Agora vejam a mesma rapariga, tal como ela é realmente:

O porta-voz da marca pediu desculpas e assumiu que a marca é responsável pela manipulação. Claro que a marca não se comprometeu a não efectuar manipulações futuramente, nem seria realista esperá-lo, quando todas as imagens publicitárias que nos chegam foram “melhoradas”. Creio que está na hora de deixarmos de usar seres humanos para promover as grandes marcas. Os seres humanos, como se sabe, são inevitavelmente imperfeitos e nunca dispensarão uma correcção mais ou menos profunda. As mulheres nunca são suficientemente magras, os homens raramente têm músculos bem definidos, ambos tendem a acumular gorduras inestéticas. Está na hora de abrir caminho aos homens e mulheres do futuro, os virtuais. Perfeitamente delineados, dourados por um sol também ele virtual, simétricos, esbeltíssimos, o sonho de qualquer Ralph Lauren.

Comments


  1. Daí que uma futura obrigação de informação sobre imagens manipuladas não surja tão ridícula como isso.

  2. isac says:

    Claro que não é ridícula. É mesmo necessária. Mas também acho que é necessário e importante que se vá informando as pessoas que não têm contacto com as estas ferramentas, para perceberem que existe uma grande dose de retoques e melhoramentos nas fotos que vêm e que estão habituadas a ver como imutáveis. Um exemplo verdadeiro ainda ontem: olhando para um dos cartazes da Elisa Ferreira do PS ouvi alguém dizer em conversa de rua: “quando aparece na tv parece que tem “montes” de rugas, mas nos cartazes está muito bem”!!!!

  3. Luis Moreira says:

    No caso em apreço tenho muitas dúvidas que se trate de “melhoramentos”…


  4. A empresa já veio pedir desculpas. É óbvio que são daquelas que soam a lágrimas de crocodilo. Pediram desculpas apenas porque foram apanhados.

Deixar uma resposta