O Dubai já foi…

Se Sócrates tivesse olhinhos e não quisesse ser recordado por uma ponte ou pelo TGV, olhava bem para o Dubai dos Megainvestimentos com dinheiro emprestado, dívida externa.

 

Aqui em Portugal, as pessoas que conhecem as contas públicas levam as mãos à cabeça por muita coisa, mas muito principalmente por causa da dívida externa que, em cinco anos, saltou para 80% do PIB.

 

Isto quer dizer que o serviço da dívida é monstruoso, é dinheiro que vai lá para fora, que é retirado à economia e dinheiro cada vez mais caro, porque com o crescimento que tem, Portugal não consegue pagar a conta. E quem empresta está muito atento aos países que pedem, que não controlam a dívida, que a deixam crescer, que não se conseguem desenvolver. E são mais exigentes, juros mais altos, condições de obtenção mais dificeis para quem pede.

 

O Dubai fez a fuga em frente habitual, grandes investimentos públicos que só dão retorno (quando dão) muitos anos mais tarde. E agora, anda "de mão à frente e outra atrás" a pedir ajuda e facilidades.

 

Oxalá que o bom senso cubra com o seu manto benfazejo a oposição e lhe dê força para, pelo menos, travar as obras públicas até que possamos pedir emprestado em melhores condições.

Comments


  1. “Péra-aí”! O Dubai, pelo menos, tem algum petróleo, não?


  2. Ter tem, mas construir megas obras todas ao mesmo tempo, leva à bancarrota. Aqui já estamos em bancarrota, como querem eles pagar o TGV que nunca dará lucro?

  3. dalby says:

    Oh Nuno diz-me uma coisa …«sobre o teu amigo rei..»«É VERDADE QUE O NOSSO CAVACO SILVA ESTÁ COM UM «JÀ» PROBLEMA de Alzheimer, e que se diz isso a voz baixa mas que é verdade os primeiros sintomas?? è bluff, é mentira, ou é mesmo verdade? E se for, o senhor presidente pode aguentar até o ano que vem? Era só o que nos faltava, irmos ficar sem PM, sem presidente..estás pronto então para seres o nosso próximo REI??Ou Melhor deixar o reino ao republicano Ricardo Pouco Santo Pinto do Monte dos Vandavais (Rio Tinto)?? jejejej dalby


  4. Olá, Dalby , desculpa-me por só hoje responder, mas este fim de semana estive de “greve” à net.Sinceramente, não sei se o homem tem Alzheimer, espondilose , al-morróidias ” (é uma mazela árabe?), bicos de papagaio, etc. Espero que não, pois desejo que todos passem bem da saúdinha , até para não pesarmos no SNS.Quanto ao Ricardo, espero também que seja pouco Santo e sempre Pinto.Não há pachorra para gente imaculada. Se for pouco Santo, óptimo!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.