Quem semeia pedras, colhe garrafas de tinta

Na sequência do apedrejamento do autocarro do FC Porto nos arredores de Lisboa, hoje foi a vez de o autocarro do Benfica levar com garrafas de tinta azul, e ao que parece algumas pedras que nem causaram grandes estragos.

O futebol devia jogar-se dentro das linhas, que deviam ser só quatro. Quem usou e abusou de toda a batota dos túneis, das  arbitragens manhosas e dos castigos absurdos candidatou-se a ter este fim-de-semana atribulações fora e dentro do campo de jogo. Como já ficou demonstrado a PSP não tem capacidade para proteger o que devia ser apenas uma equipa de futebol. O risco é elevado.

Sou contra a violência, pois sou, mas relembro que ainda para mais a direcção do SLB tolera as claques ilegais do seu clube.

Quanto a autoridade moral, deixem-me rir. O mais vergonhoso campeonato das últimas décadas ainda não acabou. E se acabar amanhã vai ser muito complicado.

Comments

  1. Lamento não concordar com a tua leitura – não podes recorrer a questões anteriores para justificar violência, quer de um lado quer do outro. O teu argumento no post é: roubaram no túnel, logo podem ser agredidos…

    O argumento só pode ser um: são uns imbecis do BENFICA e do Porto os que andam a brincar às guerras entre ladrões, vendedores de droga e afins… E nada mais. Não se trata de BENFICA ou Porto. É uma questão de LEI, de crimes e é aí que todas as pessoas civilizadas devem colocar as coisas.

  2. Não, o meu argumento não é esse, e agradeço que me tenhas chamado a atenção para que o deixe bem claro.
    A violência gera violência, e o Porto viu um autocarro apedrejado com um paralelepípedo, já para não falar do mais antigo episódio do autocarro da equipa de hóquei incendiado. Mas a violência não justifica a violência.

    E claro que falamos em imbecis, de ambos os lados. A diferença de postura das direcções perante as respectivas claques é que não pode ser esquecida. E claro que os túneis acirraram os ânimos, não ver isso seria pura cegueira.

    Temo, baseado no que leio em caixas de comentários e fóruns, que amanhã aconteça o pior. Mas não o desejo de modo algum, e espero bem que tudo se resolva da melhor maneira, com uma vitória do Porto e pelo menos um golo do Hulk. Caso contrário não sei se a PSP chegará para assegurar que não haja sérios confrontos.

  3. Luis Moreira says:

    É, saber perder é mais dificil do que saber ganhar. E como o Saviola tem 28 anos, o Luisão 28, o Javi 24, o David Luis 24, o Cardoso, 26 e mesmo sem o Di Maria (há o Coentrão) e sem o Ramires (há o Amorim) que vão ser vendidos, vamos entrar num ciclo de 4/5 campeonatos para o Glorioso ganhar, sempre quero ver que desculpas é que se inventam.

  4. Pedro says:

    Violência? Ná, eu, nem pensar, diz o escriba. E ao correr do teclado não esquece esta frase: “Quem usou e abusou de toda a batota dos túneis, das arbitragens manhosas e dos castigos absurdos candidatou-se a ter este fim-de-semana atribulações fora e dentro do campo de jogo.” nem esta: “O mais vergonhoso campeonato das últimas décadas ainda não acabou.”

    Incendiário eu? Pergunta o escriba e ao correr do teclado acrescenta: Ná, nem pensar, eu sou contra a violência, sou como a direção do meu clube, tenho uma postura difente.

    Desculpa lá, João, é a minha leitura.

  5. O senhor só pode ser desonesto intelectualmente ao escrever o que escreveu em ralação a tuneis e castigos absurdos…ou isso ou droga em alta qualidade!

  6. Luís Moreira says:

    Até o “macaco” ( o chefe do gang azul e branca) já ameaçou em directo na TV!

  7. Ricardo says:

    Os senhores do Porto (o que eles queriam era ganhar todos os anos, até onde vai o egoísmo), ficam UM, repito, UM ano sem serem campeões e vê-los a deitar fumo pelas orelhas (qual panela de pressão prestes a rebentar) com as caras mais vermelhas que tomates daqueles madurinhos madurinhos… Eu pergunto, porquê? Para quê? Para quê tanto ódio? Eu acho que sei porquê? “Ai maezinha se nos falta o futebol… aqueles mouros, aqueles mouros…” Calma, ainda há mais. Campeonato dos túneis dizem eles, claro, nunca por mérito do Benfica. “O quê???? A moraima???? Ganhar por mérito. Até me dá uma coisa!!!” Pois se este é o campeonato dos túneis meus amigos, garanto-vos, cada campeonato ganho pelo Porto ficará conhecido por campeonato da FRUTA. É isso mesmo: campeonatos ganhos pelo Porto, são os campeonatos da FRUTA. Quanto ao caso que se passou no túnel da LUZ. Eu gosto de fazer a prova do “e se fosse ao contrário”. A prova do “e se fosse ao contrário” põe o seguinte cenário: os jogadores do Benfica, coitados, provocados por uns tipos quaisquer (que podem ser agredidos à vontade sem que a lei os proteja) saem todos do balneário para repor justiça. Digam senhores do Porto, digam-me com sinceridade: o que achariam de tal acto, sublinhando o facto de serem jogadores do Benfica. Cenário que se passasse no Dragão, óbvio. Mas para sermos mesmo justos, não me posso esquecer do pontapé no resguardo na entrada para o túnel dado pelo, sei lá, David Luis. O que diriam os senhores do Porto…

    Em relação a claques… Por amor de Deus…
    sejamos sensatos.

    Mais uma pequena coisinha: Quando o Porto ganha campeonatos, normalmente é porque o Benfica e o Sporting não jogam nada. Este ano, foi o Benfica jogar como uma equipa da dimensão que lhe é reconhecida, aconteceu o que aconteceu. Comparem a pontoação do Porto este ano com os anos em que foi campeão e vão ver que é muito próxima.

    Abraço

  8. psag441 says:

    ID.,*Joao Cardoso

  9. joão Nunes says:

    “os jogadores do Benfica, …saem todos do balneário para repor justiça.”

    Havia de ser o bom e o bonito.
    Lá teria o benfica de contratar alguns do Alverca para ter equipa que substituisse os que estavam no hospital.
    Nem pense.

  10. Ricardo says:

    “Havia de ser o bom e o bonito.
    Lá teria o benfica de contratar alguns do Alverca para ter equipa que substituisse os que estavam no hospital.
    Nem pense.”

    Presumo que seja do Porto. Está a querer dizer que os jogadores do Benfica levariam na corneta? Mas afinal quantos guardas Abel é que o Porto tem???

    Em que é esse seu argumento é válido?

    Olhe que esse comentário é à gajo de claque… eu não sei mas…

  11. Está visto que o escrito pode sempre ser re-escrito por quem lê. Repito o argumento: nesta coisa ilegal da violência à volta do futebol não podemos ter nenhum mas no texto – não se pode escrever que acontece isto ou aquilo porque e tal… Não podemos.
    Falar dos túneis e do guarda abel, da fruta e do sistema, do Rui Costa e tal… isso faz parte do “nosso” futebol. O resto não e não pode fazer.

  12. A. Ramos says:

    A única equipa que jogou bem e limpo neste campeonato foi o Sporting de Braga. Quanto às claques, as legais o Sporting e Porto e as ilegais do Benfica, deviam sr proibidas de ir aos estádios, pois roubam espectadores ao futebol.

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar, joao j cardoso. joao j cardoso said: Quem semeia pedras, colhe garrafas de tinta: Na sequência do apedrejamento do autocarro do FC Porto nos arredores … http://bit.ly/9vrfmf […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.