Um Comboio e Três Linhas

Porto, anos 70

Em finais do loucos anos 70, daqui, por sobre a Alameda das Fontaínhas, avistava-se ainda com carris e ao serviço o Ramal de Alfândega, esse troço inclinado que ligava Porto Campanhã à Alfândega do Porto. Avistava-se a ponte Maria Pia, monumento último da Linha do Norte. E avistava-se ainda um comboio a vapor saindo do túnel D. Carlos (o maior dos três túneis entre Campanhã e a estação central de São Bento, início das linha do Minho e Douro.

A contemporaneidade acrescenta a este cenário a ponte de São João e a ponte do Freixo. A ponte Maria Pia, agora monumento nacional, perdeu a sua função ferroviária, o Ramal de Alfândega é um balde do lixo e comboios a vapor só circula no Douro aos sábados de Maio a Outubro. Actualmente, e não me ocorre outro, este é o único local em Portugal de onde se avistam três linhas ferroviárias, duas pontes e três túneis. Viva o Porto, capital emocional do Norte de Portugal.

(foto original aqui)

Comments

  1. Pedro Rocha says:

    É de facto um espaço único e com algum enigma. Imagine-se uma manhã de bruma no Porto e este espaço entre Campanhã e São bento vem à memória. fascinante.

  2. Luis Moreira says:

    Faz parte da minha memória de infância , o comboio parar antes de entrar na ponte D. Maria.

  3. Fernando Avelino says:

    Toda a minha infância,com outros colegas foi na linha da alfandega

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Blogue Aventar. Blogue Aventar said: Um Comboio e Três Linhas: Em finais do loucos anos 70, daqui, por sobre a Alameda das Fontaínhas, avistava-se ain… http://bit.ly/blmYMo […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.