De volta ao mar – Exploração energética

Devem ser definidas áreas com potêncial de exploração energética (de recursos fósseis e renováveis) e biotecnológica e criados centros de investigação.
Avançar com as tecnologias já disponíveis de aproveitamento do vento em off shore e da energia das ondas. O nosso mar tem áreas de grande potencial quer de vento quer da ondas, e há vários projectos e investidores que já mostraram o seu interesse.
Acresce que com esta energia limpa e inesgotável vai ser possível avançar com a dessalinização da água do mar e tornar esta tecnologia viável economicamente.
Toda a água consumida em Porto Santo já provem do mar e no futuro esta oportunidade, com a escassez de água, que é certa, pode tornar o país altamente competitivo.
INVESTIGAÇÂO APLICADA – são sugeridas a integração de linhas de investigação aplicadas, a criação de uma base de apoio à investigação oceonográfica no Atlântico, parcerias internacionais na área das pilhas de combustível e promoção da certificação de escolas de formação profissional.

Comments

  1. João Paulo says:

    Dentro da minha total ignorância nestes temas, obrigado por me ajudares a encontrar argumentos para algo que penso há muito: que Diabo, com tanto mar aqui ao pé da porta, porque é que não pegamos nele?JP

  2. Luis Moreira says:

    O modelo económico há dezenas de anos dominante é fazer obras públicas para os grandes grupos económicos, escorrega alguma coisa para baixo e para os lados e ao fim de um ciclo de dez anos tudo recomeça!É por isso que não se avança para áreas únicas, como é o nosso mar, as condições de floricultuta e fruticultura, o país com mais sol na Europa (energia solar).Basta fazer betão e comprar equipamentos lá fora!

  3. Adalberto Mar says:

    onde pára o Luis para lhe pedir desculpa pois acho que fui grosso de mais e exagerado e que ele, apesar de posições um pouco desagradáveis (ÁS VEZES) não merece o que escrevi pois é um tipo que escreve muito bem..E BOM TIPO!! ONDE ANDA o diabito de Penafiel??!!!

  4. Luis Moreira says:

    Um abraço Adalberto!São só argumentos nada de homofobia…

  5. Adalberto Mar says:

    Bom, ok já chega de porrada , até porque a minha Claudinha quer que eu esteja de bem contigo..ela quer que tu vás continuando a ler as nossas páginas rosa-azul-branco mas nada vermelhas!!! hoje estou esgotado andei com o Semedo e a Alda do BE a distribuir folhetos à porta do el corte inglés para que não seja permitido que as pessoas trabalhem lá aos domingos..é esgotante e depois fomos para a praia! JÁ ME QUESTIONO SE TENHO MESMO PERFIL DE POLÍTICO!! LO DUDO… LO UDDO …COMO DIZIA A CANÇÃO!!UM ABRAÇO ADALBERTO(P.S PRONTO MARIA JÁ FIZ AS PAZES COM O MEU TORTURADOR DE SERVIÇO!!)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.