Vital Moreira, entusiasmante e mobilizador*

A pose, a  atitude, o tom monocórdico não pressagiam nada de bom para o candidato do PS. Mas quando começa a falar, Vital Moreira revela-se mobilizador e entusiasmante, quase arrebatador. Como hoje no comício de Valongo:
««Saudamos a expressão do objectivo socialista assente na apropriação colectiva dos principais meios de produção e no exercício democrático do poder das classes trabalhadoras.
Saudamos a ampla instituição dos direitos e liberdades, designadamente das garantias pessoais e das liberdades políticas, o fim da distinção entre os filhos, a igualdade entre marido e mulher; os direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente das classes trabalhadoras: o direito ao trabalho, tal como o dever de trabalhar, a consagração do papel da educação na edificação da sociedade democrática e socialista e o objectivo de eliminar a sua função conservadora da divisão social do trabalho, a previsão de discriminações positivas a favor dos filhos dos trabalhadores no acesso à Universidade, a proeminência do ensino público sobre o ensino privado.
Saudamos a firme e ampla consagração do direito à greve, a proibição do lock-out, a liberdade sindical,
a participação dos trabalhadores na reestruturação do aparelho produtivo, o âmbito de poderes das comissões de trabalhadores, o controle operário.
Saudamos a defesa das nacionalizações e da Reforma Agrária, a extinção dos foros, da parceria e da colónia, o respeito pela posse da terra dos pequenos e médios agricultores, a admissão da não indemnização dos grandes capitalistas expropriados, a planificação democrática da economia.»

* Volto a publicar hoje este «post» porque, por lapso, não foi referido que estas afirmações de Vital Moreita, feitas na Assemblria da República, datam de… 3 de Abril de 1976.

Comments


  1. desculpa, mas que filme socialista é que ele estava a comentar?

  2. Luis Moreira says:

    É o Vital de agora? Bem já vi piruetas maiores…

  3. Adalberto Mar says:

    Não compreendo, ainda´hei-de perceber se foi por inveja da vasta cabeleira do homem, que o PODER-PS o escolheu! Ele é nulo, nem sequer é um bom e feliz prof, será que pretendem verdadeiramente um yes-man, algum rato de estimação -cobaia a quem possam dizer decalaradamente o que querem na Europa..ESTE PS, ESTE 1º, ESTE STATUS QUO É A MAIOR FARSA DE TODA A HISTÓRIA PORTUGUESA, é a «MENTIRA» DO SÉCULO XXI PORTUGUÊS, É A COMADRE QU ENOS TRAIU BRUTALMENTE..E O POVO POVÃO VAI VOTAR NELE! ME CUESTA TANTO OLVIDAR ESTO!!


  4. ADALBERTO CERTÍSSIMO! E acrescento eu: depois da invenção dos Testas de Ferro do corporativismo, agora o update do século XXI para o Cabelo de Aço. Este Vital dá um novo significado a palavras como joguete e marioneta.