A Gestão das Escolas é uma vergonha!

Tenho procurado ao longo dos últimos tempos manter-me calmo e sossegado sob pena de dizer ou escrever o que não devo, mas o que está a acontecer na escola pública é demasiado grave.
Até há algum tempo tínhamos uma gestão das escolas baseada numa equipa, eleita directamente pela comunidade e onde os partidos não riscavam nadinha, ou quase…
Vem o Partido Socialista, esse ignóbil grupo de gatunos que nos (des)governa e imaginem! de Esquerda.
Pois, estes senhores de ESQUERDA (cruzes! Credo! Canhoto!) acabaram com um espaço de Democracia na gestão das escolas.
E, car@ leitor@, quem não exerce Democracia não a pode “passar” aos alunos… quem sabe não é essa a ideia.
Os Centralistas Burocratas do Ministério e Direcções Regionais, equipas de apoio e ex-Presidentes sedentos de poder bateram palmas – cria-se um órgão (Conselho Geral) onde entram os caciques locais e tudo fica prontinho para fazer chegar às escolas o que de pior há na sociedade Lusa: o compadrio, os amigos, as cunhas, os partidos…
Eu, empregado da Escola Pública; eu, utilizador da Escola Pública; Eu, cidadão da Escola Pública escrevo aqui com todas as letras: por favor, vejam o que se está a passar nas nossas escolas: os partidos locais estão a entrar com toda a força, compram eleições, escolhem quem querem…
Sim, falo no Presente… mas a pensar no futuro.
Já é mais do que preocupação!

Comments


  1. Já era assim com as associações de estudantes, agora passa a ser com os restantes órgãos. Mas, João Paulo, não é novo. Quantos dos ex-presidentes de conselhos executivos não estavam ligados a partidos?

  2. Luis Moreira says:

    Só uma escola autónoma poderá responder às necessidades e aí têm que ser os professores a tomar em mãos o seu destino…

  3. maria monteiro says:

    JP, tudo se consegue mas com esforço… não será de um dia para o outro mas o caminho já está aberto…. e são vocês professores que têm que ir em frente…. Lembram-se do manual de instruções, divinalmente elaborado pelo ME, que os professores tinham que ler na aula antes dos exames? …. Pois, peçam também um para os srs ministros, para os srs deputados, para os srs políticos..


  4. REFORMA? QUAL O GUICHET SE FAZ FAVOR? REFORMA DE VELHICE ONDE POR FAVOR? AH SIM NAO SOU VELHO MAS QUERO NA MESMA!


  5. Eu acho que o amigo JP tem escrito finalmente uns artigos bem sentidos, bem escritos e absolutamente metafóricos do que é um SENTIMENTO GERAL DO QUE SE PASSA NA CLASSE….CONSEGUIU GERAR UMA COMPOSIÇÃO QUE É ABSOLUTAMENTE DEFINITÓRIA DO QUE SE PASSA…MAS O QUE ELE ANGUSTIADAMENTE SABE É QUE O PROBLEMA É TÃO GIGANTE QUE VAI TER BARBAS E NÃO VAI ESTAR AQUI PARA VER A RESOLUÇÃO: PERDEU-SE A NOÇÃO DE HIERARQUIA NAS ESCOLAS: O PROF É UM BRUTITO BURDAMECO `SEM AUTORIDADE NENHUMA FACE AOS ALUNOS , MAS TAMBÉM FACE AOS PAIS AOS FUNCIONÁRIOS, AOS CE, AOS COLEGAS À SOCIEDADE, É UM LONGO LOOONGGGO WAY BACK HOME..cheio de ameaças, perigos, medos, VIVE-SE UMA ESPÉCIE DE AMBIENTE ESTALINISTÓ-KAFKIANO…..SÓ POD EPERCEBER QUEM ESTUDA E É BOM EM SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA, ACREDITEM QUE SEM ISTO NINGUÉM ATINGE O ÂMAGO DA QUESTÃO E O JP ACERTA EM MUITO NO QUE DIZ..ELE APESAR DE SER NOVO NA CARREIRA ACERTA…PENA É SÓ AGORA TER TIDO TOMATES PARA DIZER ABERTAMENTE MAL DA MINISTRA! AGORA QUE ELA CAIU! DEVERI ATER TIDO MAIS TOMATES ANTES..MAS MAIS TARDE DO QU E NUNCA E COMPRRENDO QUE ELE TEM UMA FAMILIA E FILHOS A MANTER E POR ISSO É ARRISCADO

Deixar uma resposta