14 de Julho de 1789 – Tomada da Bastilha foi há 220 anos


Antiga fortaleza parisiense do século XIV, usada desde o tempo de Richelieu como prisão, a sua tomada pelo povo em fúria, constitui um símbolo da Revolução Francesa. Pode afirmar-se que, depois de 14 de Julho de 1789, nada voltou a ser como era na Europa. É um ponto de viragem na História do Mundo. Os povos começaram a ter uma palavra a dizer na construção do próprio devir.

Comments

  1. Snail says:

    Depois do 14 de Julho de 1789 muita coisa mudou no Mundo. Muita coisa mesmo…Para além da forca e da fogueira, passámos também a ter a guilhotina.O progresso tem destas coisas…


  2. O nosso admin está tão eclético, tão culto, tão «revolution française»..que je sens un frisson de tellement d’horrores de cultura, montes, toneladas, castelos de cultura erudita! Só falta a musica e a introdução de josé hermano saraiva… este admin anda pelos antros da alta cultura..sobretudo down in vila do conde!!!mas que aqui sente-se o museu..sim!!que aqui emana..je suis vraiment choqué avec la culture lirique historique de Admin!!!c’est vraiment trop..il est trop…!!!!

  3. Antonio Maria Borda Cardoso says:

    O que se seguiu foi a Revolução Francesa , baseada no Iluminismo e na Revolução Americana , sob o lema ” Igualdade , Liberdade e Fraternidade ” mas semanas apenas depois desta proclamação já os Grevistas estavam a ser presos e até saiu uma Lei que os podia conduzir à PENA DE MORTE ….. consuma-se com Napoleão Bonaparte emanado do Povo mas não se contenta com o título de Rei exige ser IMPERADOR ; invade a Europa causa e 1.100.000 mortos ( muitíssimo para a época ) e cai ao fim de pouco tempo . A bagunçada dura apenas 7 anos e volta o Rei mas o mundo de facto nunca mais foi o mesmo ….. as ideias da desgraça espalharam-se ….até cá em Portugal …. e ainda estamos a pagar a factura .