Operação Valquíria (atentado contra Hitler) foi há 65 anos


No dia 20 de Julho de 1944 uma bomba destruiu parcialmente o quartel general de Hitler, cuja sala de reuniões ficou como mostra a fotografia. O conde von Stauffenberg, um oficial conservador, mas antinazi, liderava um movimento de oficiais generais contra Adolf Hitler, movimento que tinha como objectivo a deposição do ditador – era a chamada «operação Valquíria». A bomba, levada para a reunião por von Stauffenberg, explodiu, provocou quatro mortos entre os 24 oficiais reunidos e apenas ligeiros ferimentos em Hitler. O movimento abortou e os seus responsáveis foram executados na noite do próprio dia 20.

1

Comments

  1. Adalberto Mar says:

    Para que a história saiba também que houve muitos e muitos alemães decentes e lutadores contra a tirania…Mas há tantos hitlers escondidos em cada canto de uma rua e avenida de cada país, de cada cidade, de cada um de nós…sempre prontos a moralizar contra os ciganos, contra os gays, contra os negros, contra os fracos, contra os funcionários públicos, contra as mulheres, contra a liberdade de pensamento… e têm nomes e nem sempre são os do movimento de extrema direita… alguns têm «actualizações mentais pseudo democráticas». Falo-vos dos mentirosos, falo-vos dos perigosos e falsos de coração, de sentimentos e de práticas. falo-vos dos de lágrima fácil pública e cínica..os políticos são tão falsos quando se emocionam em público..é dor encenada a m2, por isso falo-vos dos trapaceiros perigosos, falo-vos dos maus da fita que se querem bem na fotografia,de Sócrates, falo-vos de Maria de Lurdes, falo-vos dos banqueiros do BCP, falo-vos se todos os que já sabeis….precisamos de uma operação Valquíria em Portugal, mas com uma dimensão maior que a do tempo do Hitler, e desta vez que funcione, que os «maus» não ganhem!!! I HAD A DREAM!

  2. maria monteiro says:

    eu continuo a sonhar…

  3. dalby says:

    E faz muito bem!


  4. Há pessoas como Adolf Hitler que matam que são preconceituoosos..concordo com isso…mais não houve e nem há quem foi tão destrutivo como ele…nem cem homens chegam pero dele em questão de ruindade…ele deixa vestígios até hoje…uma pessoa que nem ao universo pertence…como surgiu não sei e tenho medo de saber…seus pais deram a luz ao verdadeiro diabo!!!!

  5. priscila says:

    pq deram o nome de valquiria na operaçao contra hiler?