Desde 1996, ano em Guterres formou governo, que o país não deixa de empobrecer.
Ernâni Lopes, ministro das finanças de Mário Soares, afirma que "Esta década revelou-se um registo sem garra, sem ideias, sem verdade, sem força, sem lucidez, sem densidade política"
"Portugal terá grandes dificuldades para sair da crise, é na sociedade que se vão arrastar por mais tempo os efeitos da crise. Portugal está a viver um cenário de definhamento. Este é o principal problema da economia nacional "
" Um permanente esforço exibicionista sem conteúdo e uma expressão sem nobreza."
Campos e Cunha tambem ele ex-ministro de um governo do PS: "Espero que a legislatura não seja cumprida". A economia vai enfrentar um período dificil relativamente prolongado, e o governo vai estar sempre em pré-campanha."
Para sair da crise, é preciso acabar com todas as medidas que não têm efeitos dinamizadores na economia, como os grandes projectos políticos, que apenas têm contribuições negativas para o crescimento e condicionam o financiamento do Estado.A condição para se manterm os apoios sociais, é não levar por diante o TGV, novas autoestradas e com o novo aeroporto, embora este possa ser construído por módulos.
A deflação espreita, o que é um problema complexo de que se sabe pouco. A política orçamental deveria dar uma ajuda para evitar este potencial perigo, mas não há folga.
O que terá levado gente tão mal preparada para o governo?
Comentários Recentes