Há ansiedade no ar. Os submarinos têm lastro…

Há ansiedade! Portas veio a terreiro dizer que os fundamentos do contrato já vinham do Guterres e Durão jura que não mudou nada e nada teve a ver com o contrato. Empurram para o mais longinquo possível. Dessa forma, pode vir mais facilmente uma amnistia, uma prescrição?

Um responsável militar vem falar com veemência, alertando para o perigo de o contrato poder ser rompido pelo Estado Português. É uma leitura enviesada e perigosa. O estado estaria, na opinião do militar, atado de pés e mãos. Não só por razões éticas (os submarinos estão construídos) mas tambem por razões politicas e económicas. Os Alemães, de quem tanto dependemos, arrasam-nos se rompermos com o contrato.

Ora o que está em discussão não é romper o contrato com a empresa Alemã. O que está a ser investigado é se houve ou não subornos. E isso é imperativo que se saiba, quer os Alemães gostem ou não.  Fala-se no cumprimento da Programação Militar, documento que é a “orientação estratégica” e de que resulta, entre outros objectivos e decisões, a compra de equipamento militar. Se é assim, se é um documento de médio e longo prazo, como se explica que Portas venha dizer que reduziu a compra de três submarinos para dois? E como é que os aviões não voam por falta de peças?

Um documento destes não se compadece com decisões resultantes de impulsos individuais, antes, é o resultado de muitas contribuições técnicas e políticas a nível nacional e internacional !

Porquê este  nível de ansiedade  ? Acordaram-se monstros que não se controlam ?

Comments

  1. Ricardo Migueis says:

    Muito bom, caro Luís Moreira, partilho totalmente.

  2. maria monteiro says:

    santa ingenuidade se vamos acreditar que essa gente está limpa de negociatas


  3. com uma ínfima parte do que se pretende gastar nesses subs teutónicos, comprava-se um destes para cada português… e que muito jeito vai dar.

    http://claustrofobias.blogspot.com/2010/04/embrulhe-me-ai-uma-meia-duzia-sff.html

  4. maria monteiro says:

    E ficávamos todos aptos a enfrentar cheias 🙂

Trackbacks


  1. […] This post was mentioned on Twitter by Carlos José Teixeira. Carlos José Teixeira said: #fractura #metablog Há ansiedade no ar. Os #submarinos têm lastro…: Há ansiedade! #Portas… http://goo.gl/fb/aa8Ha […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.