O Hospital de São João dá o exemplo!

http://wikimapia.org/p/00/00/46/35/63_big.https://i0.wp.com/wikimapia.org/p/00/00/46/35/63_big.jpg?resize=350%2C235

É o caso do Hospital São João do Porto, que reuniu 38 medidas de poupança, num só documento.

A ARS do Porto já enviou este documento para outros hospitais para que o exemplo de contenção seja seguido.

“Um exemplo de boas práticas nesta área, na medida em que propõe e contempla acções no sentido da redução dos custos em áreas não assistênciais, nunca colocando em causa nem a acessibilidade nem a qualidade de atendimento dos doentes no SNS!”, diz o Presidente da ARS do Porto.

O plano centra-se em quatro áreas: eficiência na aquisição, gestão e utilização de matérias, medicamentos e reagentes; redução dos serviços externos não indispensáveis para o atendimento do doente; gestão mais eficiente dos recursos humanos; rigor na na referênciação entre hospitais.

Estima-se uma redução de de 3.1 milhões de euros no fornecimento de serviços externos e de 1,2 milhões de euros nos subcontratos, bem como a redução de 5% nas horas extraordinárias, de 8 % nas horas de prevenção e de  10% nas remunerações-base dos membros do Conselho de Administração.

Ora aí está como é sempre possível reduzir custos sem mexer no que é fundamental. A qualidade!

Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Jorge Oliveira, Blogue Aventar. Blogue Aventar said: O Hospital de São João dá o exemplo!: É o caso do Hospital São João do Porto, que reuniu 38 medidas de poupança, … http://bit.ly/9trUFJ […]

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading