O BPP foi à vida! E o BPN?

A proposta apresentada pelos actuais administradores do BPP é de tal foma exigente, que nos dá uma ideia dos muito milhões de prejuízos acumulados.
O Estado já lá meteu, juntamente com as garantias que deu aos outros bancos, que entraram na primeira tranche, cerca de 250 milhões de euros. No primeiro pedido de reforço dos capitais, Rendeiro tinha solicitado 750 milhões de euros o que tinha sido considerado exagerado para a dimensão do banco.
Para além de todo este dinheiro, a proposta apresentava um prazo de retorno na ordem dos 25 anos!
Não há oxigénio suficiente para um defunto destes!
E quanto ao BPN ?
Bem aí, temos a situação do BPP multiplicada por quatro, pelo menos!
O Estado já lá meteu 2 000 milhões de euros, o que dá na moeda antiga 400 milhões de contos!
São precisos mais 1 500 milhões de euros, isto é, mais 300 milhões de contos, tudo somado dá a verba astronómica de 700 milhões de contos!
Dá para construir 25 hospitais novos!
O governo manteve em lume brando o BPP até às eleições, mas agora era ímpossível adiar por mais tempo a decisão. O barril está a explodir!
Mas a decisão no BPN é muito mais dificil.Em primeiro os montantes envolvidos. Nunca por nunca o governo sonhou que íria encontrar uma situação destas num banco privado. Depois, já lá meteu uma verba que não o deixa recuar, o que implica meter o que já vimos. Mas, por outro lado, deixar cair o BPP não ajuda nada en termos de coerência. O Estado vai dizer que neste há efeitos sistémicos, mas a verdade é que o BPN só representa 2% do mercado bancário! Não colhe o argumento!
O governo vai esperar até às eleições de Outubro para tomar a decisão? O banco não aguenta e os depositantes vão começar a fazer barulho !
Bem te avisaram sapateiro para não brincares aos banqueiros!
PS: gostava era de saber a opinião do JPC da Jugular que quando eu antecipava este cenário, como muitos outros anteciparam, me respondia que eu não sabia o que era a economia real)

Comments

  1. dalby says:

    Não se pode operar uma solução mais rápida e eficiente, e sobretudo mais barata que é MANDÁ-LOS TODOS PARA A PRISÃO??LUÍS QUERIA-TE METER UMA CUNHA…SABES O QUE É? FALA COM O R’ QUE ANDA ZANGADITO COMIGO E NÃO ME FALA!! Nada de preocupante, simplesmente arrufo de gajo de pelo na venta!!!

  2. maria monteiro says:

    E porque não mandá-los para os estádios de futebol? Afinal de contas foram construídos para quase nada…Sou a Maria e espero que “os arrufos” passem

  3. Luis Moreira says:

    Maria, arrufos? Entre nós Aquários? Só se for para a festa do reencontro…:-)

  4. maria monteiro says:

    arrufos entre “R” e dalby…entre nós acho que não.

  5. dalby says:

    Arrufos entre mim e o R..terríveis…ele ou se faz como ele quer ou cai o carmo e a trindade..è pior que o Sá Carneiro sem a SNU por perto!!!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.