Concursos de Professores: a matemática do Engenheiro

Ao longo desta longa noite de mais de anos (Sócrates tomou posso em MARÇO de 2005, creio), Maria de Lurdes e os seus meninos procuraram vender a ideia de que era possível fazer (tudo!) mais, com (muito) menos.
E neste muito menos, claro, pensavam em Professores.
Uma espécie de galinha dos ovos de ouro: mais meninos na escola, mais oferta educativa, mais novas oportunidades, mas, caros leitores, tudo isto com menos professores.
Acontece que às vezes o gigante consegue apanhar o ladrão da galinha dos ovos de ouro e pimba – lá se foi a gatunagem (verdade, caro leitor, verdade verdadinha é que nunca percebi porque é que o gigante tinha que ficar sem a galinha dos ovos de ouro, que ele tratava como sendo um canário. Parece-me um pouco violento, não?).
Assim, os resultados (tardios) dos concursos de ontem provam é que a única força motriz desta gente é o dinheiro. Dos candidatos, mais de 99% está por colocar. E destes, cerca de quarenta mil são já do quadro e ainda estão de fora – o ME não colocou ainda, metade dos professores que precisa para o próximo ano. Tão simples, quanto isso.
E, a dureza dos números mostra que o desemprego é o destino mais certo para muitos milhares, quando nas escolas estamos a precisar de gente… Um exemplo:

Na educação pré-escolar, no primeiro ciclo e em todo o segundo ciclo os lugares ontem a concurso foram todos, sem excepção, ocupados por gente que já era do quadro – o ME não vinculou ninguém de novo, neste caso: com o número esmagador de gente que se tem vindo a aposentar (fogem da Ministra! Como os invejo! A propósito, reportagem, hoje no P2 do Público) imaginem o que vai acontecer.

Últimos colocados em cada grupo (Pré, 1º e 2º ciclos)

Últimos colocados em cada grupo (Pré, 1º e 2º ciclos)

Não estou com este post a procurar que o ME arranje emprego para quem não precisa – e decididamente não são, ainda, necessários todos os candidatos… Não são!
Mas, a Escola Pública precisa de mais gente… muito mais gente!
E o país precisa de saber a verdade!
O que esta gente está a fazer na educação é um crime que vai demorar muitos anos a resolver.

Comments

  1. Adalberto Mar says:

    Os vingadores, Parte II!


  2. Não, João Paulo, não são preciso todos os candidatos a professores. Não há alunos para todos. É preciso melhor educação, melhores professores, aplicados, empenhados e atentos ao que se passa. Ser professor pode ser das mais relevantes profissões mas os seus representantes têm de fazer mais que cumprir os serviços mínimos. Se há muitos que fazem muito mais que isso, há muitos que nem aos mínimos chegam. Eu sei disso e você também sabe.

  3. Adalberto Mar says:

    Caro José Freitas: caro colega de aventar e amigo: Compreendo e partilho da sua lógica. È justa: quando vou ao médico quero que ele ne veja bem e me descubra o mal, quando vou ao restô quero que o cozinheiro não me traga gato por lebre, mas também vou-lhe «ensinar» o valor da metáfora, tão importante na maravilhosa língua portuguesa:1º O amigo quer que eu lhe faça um leite-creme bom, macio e delicioso??Quer ..OK Está bem!! Diga à esposa que vai chegar tarde, que vai passar por casa do DALaventar, que estará de Avental a fazer um creme…2ºMAS… OH…NÃO..AHH.. URGHH….. VAI TER DE ADIAR O APETETITE E A GULA LAMBAREIRA SABE PORQUÊ?:3ºSou um excelent cuisiner du créme catalan, mais Monsieur..il me manque des ingredients. FALTA-ME A MAIZENA (o ministro foi-se embora e fiquei sem nenhuma!!) falta-me leite, falta-me canela..só tenho água, limão, farinha normal, açucar e um ovo..e vinho do porto para a calda…e a pá para torrar…4º POR ISSO VOU-LHE FAZER UM CREME QUEIMADO COM O QUE TENHO!PERCEBEU? EU EXPLICO: CARO AMIGO: OS DOCENTES , NA MINHA OPINIÃO JÁ DÃO O DOBRO DO QUE DEVERIAM. NÃO SÃO RESPEITADOS E SÃO ULTRA ABUSADOS. JÁ NO TEMPO DO FASCISMO O ERAM, QUANDO GANHAVAM UMA MISÉRIA…SER PROFESSOR NÃO TEM DE SER AQUELA COISA DE POBRE, DE HUMILDE, DE VESTIR-SE MAL E CINZENTO, DE CHEIRAR A BIEN ÊTRE,, DE AUTO FLAGELAÇÃO E AUTOCOMISÉRIA….O QUE OS DOCENTES PRECISAM É DE SER MAIS COOL PARA GANHAR A ESCOLA A EDUCAÇÃO OS ALUNOS…O RESTO É BOLOR LAVADO E COLOCADO NO PÃO OUTRA VEZ..NÃO PEÇA MAIS AOS DOCENTES PORQUE ELES MERECEM É QUE LHES DÊEM MAIS! ATÉ PORQUE A ELES NÃO LHES PEDEM AUTÓGRAFOS OU LHES DÃO GRITOS como ao Michael ou ao Ronaldo!….EU ACHO QUE O MAL DELES É DAREM DE MAIS!É DEMAIS! ELES DEVERIAM ARRASAR COM O STATUS QUO…AÍ SIM A NOVA FENIX IRIA RENASCER….5º MAS ohhhhh …OS PROFS NÃO SÃO NEM MÉDICOS NEM ENFERMEIROS NEM CAMIONISTAS…SÃO NUMA GRANDE PARTE GAJAS E GAJINHAS MULHERSINHAS MUIIITASSSS… COM MEDO E COM ESPÍRITO DE SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ…COM ELAS, E DESCULPEM-ME AS HERO+INAS QUE DERAM A SUA PRÓPRIA VIDA À CAUSA..EM BOA VONTADE (NÃO SOU INGRATO!)MAS ASSIM…. JAMAISSSSSSSSSSSSSSSSSS… MAS JAMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS SE IRÁ LÁ..NEM QUE O NOVO MINISTRO AS PONHA A FAZER XIXI…IF YOU KNOW WHAT I MEANAQUELE ABRAÇO, E UM OBRIGADO EM NOME DA LURDES!P.S OS BOMBEIROS IGUALMENTE..DEVEM SER MASOQUISTAS….SÓ PODE..DÃO A PRÓPRIA VIDA E SÃO TÃO …MAS TÃO MAL APRECIADOS PELO SISTEMA…NINGUÉM AGRADECE AOS POBRES…QUE ATÉ ACREDITO MESMO QUE SÃO UNS POTENCIAIS SADO MASO..SÓ PODE!


  4. Claro que num país em que há engenheiros sabe-se lá como, não são precisos professores.

Deixar uma resposta