Por terras de Sua Majestade (IV)

O Castelo de Stirling fica a uma hora de Edimburg. Aqui viveram Jaime V e Mary de Guise, princesa francesa com quem casou. No alto de uma colina, as suas vistas são de uma beleza excepcional.
Para Glasgow, que fica a uma hora de caminho, junto ao rio Clayde que é razão da existência da cidade. O seu porto de mar foi de uma importância fundamental no desenvolvimento da cidade. Primeiro com a importação de tabaco, depois com a construção naval. Quando a Guerra termina, 75% da população fica no desemprego. Daqui resulta a emigração para os USA e uma sociedade pobre, analfabeta e na origem de grandes problemas sociais.
A cidade responde com o desenvolvimento dos serviços, com as três Universidades e com a investigação cientíica, a ponto de hoje ser uma referênia na Medicina. Aqui se organizam congressos e convenções com os mais prestigiados cientistas mundiais.
Mas há problemas que persistem, como é o caso das mães jovens de 12 anos que são uma percentagem muito superior ao resto do país.
Entretanto, a melhoria das condições de vida da cidade permitem que o salmão volte ao rio.
Aqui, a divisão entre Católicos e Protestantes atinge o cúmulo da rivalidade. A origem das pessoas, ainda muito presente, reflecte-se nos dois clubes de futebol existentes. Celtic é catolico, Rangeres protestante.
Esta divisão entre Católicos e Protestantes começa com Henrique Vlll, que se quis ver livre da mulher para casar outra vez. O Papa nao aceita e o Rei nao está de modas. Manda matar quem não se converta e manda destruir as Igrejas Católicas. Felizmente que se esqueceu da de Durham e desta de Glasgow. É única nas suas catacumbas. Aqui jaz o Santo Mungo, sec.VI, Celta.
É muito frequente ver-se a recuperação dos tectos das Igrejas e Monumentos ser feita com a técnica da engenharia naval, percebendo-se, claramente, que se trata de navios virados ao contrário para quem olha de baixo.
É uma das cidades com mais gente jovem, a que se juntam estudantes de todo o país e de todo o Mundo. Só pagam propinas os de fora, os que não são escoceses.
Trata-se de um grande centro comercial e científico.
Já encontrei o português da praxe que aqui vive há dez anos!

Comments


  1. resumindo e concluindo…ele foi a procura de kilts escocesas..mas parece que vem a seco!

  2. maria monteiro says:

    e daqui “Por terras saloias” temos estreias Harry Potter e o Príncipe Misterioso / A jovem Victória… nós por cá, tudo e todos continuamos no nosso melhor… e também vamos lendo as suas aventadas crónicasContinuação de boas férias…


  3. Luis, podes agora provocar-me à vontade que o nosso R’ agora NUNCA PUBLICA nada meu sem ter ido primeiro à censura…!! SIM SIM MEUS QUERIDOS E JÁ AMIGOS DO TRIUNVIRATO LMCARLAMARIA, A COISA ESTÁ ASSIM! MAS ESTOU FELIZ..GOSTO MUITO QU EME PATERNALIZEM! Adoro ser protegido!! E estou feliz porque mudei de sindicato, de advogado, e o meu processo vai SER TODO MAS TODINHOS REVISTO!! SINTO-ME PROTEGIDO..MARIA QUANDO VIER CA EM CIMA DIGA…ASSIM VAMOS OS 3 OU OS 4 LM EU CARLA E VOCE TOMAR COFFEE AINDA HOJE NO CRITA PARK EM D MANUEL II COMI DUAS QUEIJADAS QUE PENSEI QUE IA TER UM ORGASMO GUSTATIVO!! bisoux

  4. Snail says:

    Luis, depois deste convite so friendly do Dalby, força para Portugal. Olhe que ele ainda se arrepende…


  5. Esse Luizinho do Areeiro afinal foi uma montanha que pariu um rato!!! TANTA LOUCURA PELAS LOURAS E O CARAÇAS MAIS VELHO, COME MEIO MUNDO ISTO E AQUILO E ACOLOUTRO, CLAUDIAS JACQUES PRA TRÁS E PRÁ FRENTE…UMA TEMPESTADE DE FORÇA MALGRÉ LES SOISSANTE TRois ANS, ARRASA-ME POR EU NÃO DAR MAIS À PERNA E SER , NA OpINIÃO DELE, UM POUCO BACÔCO E TÓTÓ COM AS GAJAS, MOSTRA SEMPRE A FEROCIDADE FELINA DO BORN IN THE INTERIOR NORTH OF OPORTO..E EIS O CHOQUE: VAI PARA EDINBURGH PARA A CULTURA E COMER SOPA PARA OS HOTEIS!! REALMENTE A TRADIÇÃO JÁ NÃO É MAIS O QUE ERA! POBRE PAÍS POBRE LUÍS!DAL-BI-SSIMO!!!!p.s maria..quando for tomar chã com ele maria, leve lhe um cobertorsinho!


  6. Os quatro? E eu não estou convidado, caro Dalby?

  7. maria monteiro says:

    Pois para a semana irei ao Porto-Guimarães depois darei notícias…


  8. Finalmente! Claro que vamos ao zoom e a todo o lado..


  9. O R convido..mas só se for para lhe bater !!FORTE!

  10. maria monteiro says:

    “A”, se é para bater em alguém já não digo nada 🙂


  11. sabem que cada coisa que envio aqui primeiro vai para a «consulta moral»??!! isto é mesmo tratar-me como se eu tivesse cinco aninhos..I can’t blieve it!