O Mar é Nosso!

Conhecia o Tiago Cravidão, não sabia desta sua competência a filmar. Boa Tiago.



Sucessivas leis têm vindo a privatizar o espaço público. Tenta-se proibir a pesca nos parques naturais, depois nas zonas costeiras, agora também em rios. Estas e outras leis são formas de privatização da propriedade, formas de expulsar as populações aí residentes, tirando-lhes os meios de subsistência para vender aquilo que era de todos – primeiro é um parque natural, uma reserva, depois passa para a gestão privada.

Projectos turísticos e de agricultura intensiva estão previstos em toda a costa de Portugal, uns vendidos para resorts à filha do José Eduardo dos Santos ou ao Sousa Sintra, outros para marinas privadas. Já vedaram as Pedras d’el Rei para campos de golfe; deram entrada projectos para fazer o mesmo em Odeceixe, na foz do Alcoa na Nazaré, na Polvoeira… Do Minho a Sagres, como mostra o cartaz divulgado pelos movimentos.

Um movimento de pescadores e outros cidadãos de todo o País está a lutar contra estas leis. A eles juntaram-se milhares de pessoas em todo o País que defendem o mar livre, são contra praias privadas e querem ter na costa um meio de lazer público.

(…)

Fomos à Costa Vicentina e à Nazaré ouvir dezenas de testemunhos locais e fizemos um filme que mostra quem aí vive, como vive e todos os negócios escuros por trás de uma proibição de ir à pesca.

Realização Tiago Cravidão, produção Rubra

Prémio Melhor Grande Reportagem na primeira edição do Grande Angular – Festival de Jornalismo Televisivo.

Comments

  1. Adão Cruz says:

    E depois dizem que há terrorismo…ou contraterrorismo, melhor dizendo.

  2. isac says:

    Adão, percebo perfeitamente o comentário e concordo totalmente.mais uma evidência que mostra que mais cedo ou mais tarde, teremos que escolher de que lado da barricada queremos ficar.

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading