I Tertúlia do Aventar: Salgueiro Maia e a Memória da Revolução

Como temos vindo a divulgar, é já no dia 5 de Dezembro que se realiza a I Tertúlia do Aventar. Subordinada ao tema «Salgueiro Maia e a Memória da Revolução», pretende transformar-se num debate sobre a memória de Salgueiro Maia e a sua herança à luz da pobre democracia que temos hoje em dia.

E porque Abril é de todos – dos Capitães e dos civis, da Esquerda e da Direita – queremos uma Tertúlia que seja mais do que o habitual desfiar de histórias militares e actos de heroísmo. Todos sabemos o que aconteceu naquele dia mágico, partamos dali para as suas consequências.

Assim, temos um enorme prazer em anunciar a presença de duas figuras incontornáveis do Portugal dos nossos dias e cuja posição ideológica é bem diversa. De um lado, Carlos Abreu Amorim, professor universitário e um dos autores do «Blasfémias»; do outro lado, João Teixeira Lopes, também professor universitário e destacado dirigente do Bloco de Esquerda.

E no final, celebremos todos à mesa, ali bem perto, no «Verso em Pedra», a memória de Salgueiro Maia. Um convite que nem é displicente nem brincalhão e que se coaduna perfeitamente com o espírito do evento. Estamos a celebrar Salgueiro Maia, caramba, não estamos a enterrá-lo.

Lembro-me de um episódio ocorrido logo a seguir ao 25 de Abril, quando uma «striper» negra se despia, no Cais do Sodré, ao som do «Grândola». A revolta, a blasfémia, o pecado por se usar a música da Revolução – enquanto isso, o Zeca só se ria.

Estão, pois, todos convidados. 5 de Dezembro, 18 horas, no lindíssimo edifício do Clube Literário do Porto (perto da Ribeira). «Salgueiro Maia e a Memória da Revolução: Petição para a preservação da casa onde nasceu o Capitão de Abril».

Comments

  1. dalby says:

    Fico ocntente pelo T.Lopes ter acedido, Richard! Olha, como infelizmente o Salgueiro não me diz nada, tenho de ser sincero (e admiti-lo), não irei ou se for… irei mas disfarçado, sem que me possas reconhecer…por isso vou de Teresa Silva de Carvalho (ou de Florência, ainda estou indeciso!). Mas descansa, serei discreto e prometo não levar saltos mais altos do que o cumprimento do……meu….22cm.!! Jamais iria estragar um momento tão solene,e politicamente tão sério… um sobre um vulto que defendeu a minha própria liberdade (mas que eu desconhecia), outro, um promissor jornalista e prof universitário, outro o meu eterno ex orientador…Prometo ser discreto e não levar grandes decotes, se for! Abraço Boa tertúlia dalby

  2. dalby says:

    fico contente dizia eu!

  3. maria monteiro says:

    também lá estarei discreta para… ouvir e aprender

  4. dalby says:

    Maria entao apite, tem o meu telemóvel….NAO SEJA DISCRETA..VAMOS JANTAR, NEM SEI A DATA QUANDO É? SE FOR SEXTA PODE SER… SABADO VOU DESCANSAR PARA A QUINTA RURAL DE CARECOS NO CENTRO do país, DE AMIGOS MEUS..MAS SE NAO CHOVER..SE CHOVER ESTOU CÁ..E OH MARIA DEPOIS DÊ-ME O RESUMO DO SALGUEIRA MAIA SEU IDOLO…EU FICO-ME COM O RESUMO…Para mim mais género SADE, Carly Simon, Stevie Nicks, Ana Bélén, Fleetwood Mac, Janis Joplin e os Swing Out Sister (a ver se dá o track de vez ao Sá!!)..Olhe Maria, você não me diga que é da mesma opinião que o seu camarada de partido …a favor da destruição da «maldita» Espanha segundo ele???!! Que aquilo é um país artificial e a treta do costume!!IA-ME DANDO ALGUMA COISA!!! EU A LER AQUILO SEM LHE TER RESPONDIDO..ATÉ CHAMEI A CâNDIDA PARA ME TRAZER UM XANAX!!! IA-ME DANDO ALGUMA COISA..EU AINDA VOU ENVIAR AO MEU INIMIGO DE LISBOA UMA VACINA TRIPLA DA GRIPE! Eu amo Espanha admiro Espanha consumo Espanha falo  espanhol fluentemente e quero ser invadido por Espanha e pela Monarquia..aliás, Espanha é o exemplo melhor do «federalismo na monarquia!!!!!» VIVA ISABEL PANTOJA!! MUERTE A LOS SULISTAS REPUBLICANOS  DE LISBONA (TAMBÉM NEM TANTO!!) Maria se for a favor também como o seu camarada de partido da destruição de Espanha, então atire o meu nº de telefone ao Douro, atire as joias e os carros, as casas e as propriedades que lhe dei, e vá-se d a minha vida….mas os filhos ficam comigo,,,,e o anel de rubis! bisoux dalby

  5. maria monteiro says:

    Dalby, só vou chegar a meio da tarde de sábado

  6. dalby says:

    maria eu disse-lhe logo que a vingança vinha por aí a caminho..sim já me mandou a vingança pelo email!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ah sacaninha o nosso Richard de Ipanema tinto