Os HUC e o Prof Manuel Antunes

A corporação dos auto-denominados Administradores Hospitalares, impediu que durante dezenas de anos fossem avaliados.Rodavam entre si e passavam pelos diversos hospitais aplicando os mesmos processos e as mesmas medidas.
As coisas começaram a mudar quando entraram no circuito pessoas com outras experiências. Aliás, não pode deixar de ser assim, em todas as actividades só experiências diversificadas trazem novos métodos e processos.
Por outro lado a comparação de resultados entre hospitais com o mesmo perfil permitiu perceber que havia diferentes resultados, como é curial.
Um dos casos mais conhecidos, em termos médicos e de organização e gestão de serviços é o Serviço de Cirurgia cardio-toráxica do Prof Manuel Antunes dos HUC . Conseguiu, contra a má vontade de colegas e de administradores, avançar com um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) .
É um êxito extraordinário, a nível nacional é único e é conhecido a nível internacional e procurado por doentes estrangeiros. Assente num grupo de médicos e técnicos competentes e a trabalhar em exclusivo, obtém resultados sem comparação om os outros serviços similares.
Os profissionais são pagos segundo objectivos muito bem fixados e aceites por todos e há muita gente interessada em entrar naquele grupo restrito de alta competência!
Pois bem, num país onde há doentes que esperam anos para serem operados, os senhores administradores dos HUC querem desmembrar esta equipa sem igual.Querem substituir elementos desta equipa fabulosa por pessoal a recibo verde na estúpida tentativa de diminuirem os custos!A medida é do mais básico que se possa imaginar.Cortam nos salários e não percebem que cortam principalmente,com a qualidade dos serviços prestados.Numa equipa a que se exigem altíssimos níveis de competência querer baixar os vencimentos à custa do desmembramento da equipa só podia passar pela cabeça destes senhores que nunca foram gestores em lado nenhum!
Mas o mais estúpido de tudo é que o CRI tem resultados anuais positivos de cinco milhões de euros!
É a esta gente que o Governo entrega a gestão destes grandes hospitais.Basta ter cartão de militante do PS!

Comments

  1. carlos fonseca says:

    Os administradores hospitalares (Escola Nacional de Saúde Pública) são uma fauna de peso, a que, de resto, pertence Maria de Belém, meu bichinho de estimação no caso do ‘testamento vital’.

  2. dalby says:

    ela é tão fresca..é das poucas coisas ainda no ps que não me fazem ter raiva d emorte!!!

  3. carlos fonseca says:

    dear dalby, tive o cuidado de, no post desta tarde, publicar um video da fresquíssima Maria de Belem…JUST FOR YOU, MY DEAR!

  4. dalby says:

    jà vi dearest Charles, já vi, aliás… antes de ir para o Health Club aqui perto , em Espinho, fui lá ver e adorei…ELA É UM MUST, uma candidata a serious chique underground cosmo Lady…Merci pour l’attention! ELA VIVE TAMBÉM NO SEU BAIRRO, COMO A MARY LOURDES??!!!…

Deixar uma resposta