O grande problema da esquerda, hoje no país e mais concretamente em Lisboa, é que o PS é um eucalipto, que sugou tudo à sua volta. O PCP e o BE sentem-no, sabem que juntarem-se ao PS sem se apoderarem de significativas e reconhecidas, publicamente, fatias do poder é entregarem-se “ao abraço de urso” ! Não saem de lá vivos!
Isto tem como primeiro resultado que a esquerda que é maioritária, na prática , deixou de o ser. Em segundo lugar, os interesses em que o PS está envolvido, com milhares de apoiantes em tudo o que é Administração Pública, empresas públicas, instituições , Fundações e mesmos em grandes grupos económicos, impedem o PS de partilhar o poder.
O PS apostou tudo na maioria absoluta, convencido que a economia se desenvolvia por arrasto dos grandes negócios e dos Megainvestimentos públicos. Isto explica a defesa até à exaustão de uma política que não apresenta resultados e que é, para quem queira ver, impraticável, à luz das condições Macro nacionais e internacionais actuais.
Chega a ser pungente ver que Sócrates, há bem poucos meses inquestionável, é hoje um homem só, que faz uns “números de círco diários” na RTP a que ninguem dá atenção, até porque vários exemplos vieram mostrar que não passam de intenções para portuga ver. Os exemplos recentes da fábrica de baterias, dos painéis solares, das contas da educação, são patéticos.
Depois o governo sofre um desgaste diário com o desemprego e com as condições de vida que ninguem quer partilhar. Recua atabalhuadamente, com os professores, com os Mega Projectos. Caem-lhe em cima os exames do Tribunal de Contas, dando razão a quem se opõe a grandes negócios sistematicamente feitos com as empresas amigas.
E o que estará escondido nas intervenções no BCP, no BPN e no BPP? E as Contas Públicas, qual será o seu verdadeiro estado ? Basta, pois, deixar correr o marfim para que o BCP e o BE acumulem quatro anos de governação que aqui e ali, roçou o abuso do poder. Lembram-se da “vitória de Pirro” do estatuto dos Açores?
O PS e Sócrates estarão sós perante os eleitores. Estão a colher o que semearam. Sem maioria absoluta o PS e Sócrates (o PS de Sócrates ?) estão afastados do poder por muitos e bons anos.
concordo a cem por cento..aliás a mil por cento..é uma corja total..