Esmiúçar o Aventar

O Carlos Loures ama a literatura, os livros, como a si mesmo (é Biblico e é verdade).

 

O Adão Cruz , abomina a sociedade do desperdício, da injustiça social  e acredita que há sistemas de organização política da sociedade mais capazes.

 

O Luis Moreira e outros Aventadores, não esquecem que a vida pública de Saramago não é uma lição de cidadania, e não gostam do homem, pronto!

 

A ponderação destas três verdades levam à posição individual de cada um deles quanto a Saramago.

 

O Carlos, dá prioridade ao escritor que Saramago é, o Adão, dá prioridade ao comunista que Saramago nunca escondeu ser, e eu dou prioridade ao facto de Saramago ser um homem cheio de ódios e de problemas mal resolvidos, com a sua gente e o seu país!

 

Desengane-se quem julga que algum de nós se converte, ou que tomemos esta divergência, como insanável. Nem uma coisa nem outra. Ficamos assim!

Comments


  1. Amigo Luis, não dou, nem nunca dei prioridade ao Saramago por ser comunista. É falso. Nunca dei prioridade a ninguém pelo facto de ser comunista. Dei sempre prioridade a quem eu admiro, seja no que for;e a quem seja capaz de me convencer. Isso que dizes não é verdade. Admiro-o como escritor, eu que sempre fui amante da ecrita. Em termos teistas e religiosos temos posições muito semelhantes. Já escrevi textos criticando-o. Pouco ou nada sei da sua vida pessoal. Por isso não digo, como tu, que nunca me converterei seja ao que for. Converter-me-ei a tudo o que seja capaz de penetrar em mim como verdade. Não é fácil, admito, porque o traquejo desta vida é muito grande.


  2. Parece-me, Luís, uma boa tentativa de propor a paz. Só que esta não é uma discussão tripartida. Portanto, parece que vai continuar. Para já, esta polémica pôs-nos a reler a Bíblia. Por outro lado, eu que não estava com pressa de ler o «Caim» fui ontem a correr comprá-lo. A Sociedade Bíblica e a Caminho agradecem ao Aventar…

  3. maria monteiro says:

    Eu do lado de cá serei sempre um caso perdido porque… aprendi a gostar de Saramago como pessoa e como escritor


  4. Meus caros, eu já fiz o que manda a Bíblia, oferecer o ramo de oliveira, a paz. A não ser que se reduza tudo isto a uma boa campanha de publicidade por parte de Saramago.E não percam a conversa dele com o Padre hoje na SIC às dez horas.

  5. maria monteiro says:

    Saramago a publicitar no Aventar… parece-me bem 🙂 logo à noite não posso… a essa hora vou levar o meu rapaz a um ensaio de música… mas ficarei agradecida se nos fizer um resumo


  6. Prometido. e resumo sem facciosismo…

  7. maria monteiro says:

    danke : -)


  8. Maria, já está…

  9. maria monteiro says:

    agradecidaaaaaaa