Não somos muito felizes

Smiley.svg

O nome ajuda a explicar: Costa Rica. Não é preciso muito para chegarmos lá. Quando por lá aportaram os espanhóis, liderados por Cristóvão Colombo, a terra recebeu o nome de nova Cartago. Só alguns anos mais tarde foi baptizada da forma que é hoje conhecida. Era Rica por causa do ouro que os indígenas ostentavam, claro. Hoje é rica devido à fantástica biodiversidade que faz as delícias dos investigadores e dos viajantes que apreciam a ecologia.

O DN conta que a Costa Rica foi considerada o “país mais feliz do mundo”, num estudo que mede o Índice do Planeta Feliz, isto é, a capacidade que cada país tem para proporcionar um bem-estar sustentável aos seus cidadãos. A New Economics Foundation, uma organização não governamental ecológica britânica, divulgou o relatório durante este fim-de-semana.

Na Costa Rica, revela o documento, citado pelo DN, a esperança de vida é de 78,5 anos, o grau de satisfação da população é de 8,5, numa escala de zero a dez, a pegada ecológica, ou seja, a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos pelos seus cinco milhões de habitantes, é de apenas 2,3.

Portugal, que surpresa, aparece em 98.º. Não é bom, mas, ainda assim, à frente dos EUA, que estão no 114.º lugar do ranking do Índice do Planeta Feliz. Em Portugal, a esperança média de vida é de 77,7. O grau de satisfação é de 5,9. 4,4 é a pegada ecológica do país. O Índice do Planeta Feliz dos portugueses é de 37,5.

Enfim, nestas coisas da felicidade andamos fraquinhos, como na maior parte das coisas. Pena é que, em conjunto, enquanto comunidade, fazemos tão pouco para resolver os nossos problemas e tentarmos ser mais felizes. Em todos o caso, há sempre quem diga que a felicidade é um mito. Por isso, se calhar não vale mesmo a pena irmos mais longe.

Comments

  1. maria monteiro says:

    Sempre é melhor irmos tentando… claro que haverá dias, horas, momentos, situações… +/- felizes, mas ofereçamos a nós próprios o aconchego da felicidade … Não esquecer este rectângulo à beira mar plantado… é preciso cuidar dele porque será o nosso legado para as gerações vindouras.

  2. Adalberto Mar says:

    EU SOU PORTUGUÊS, CEM POR CENTO LUSITANO E MUITO MESMO MUITO FELIZ QUANDO ESTOU A VIVER OU A ESTUDAR OU A PASSAR FÉRIAS EM…MADRID…SOU 1000% A FAVOR DO IBERISMO E QUE A CAPITAL DO MEU PAÍS SEJA EM MADRID!!!SIM SIM!OS GALEGOS NÃO QUEREM, OS CATALÃES TAMBÉM NÃO, OS BASCOS IDEM MAS EU QUERO!

Discover more from Aventar

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading