Pedro Abrunhosa #2

O Concerto do Pedro Abrunhosa foi muito bom, como quase sempre.

Claro que passou toda a noite a criticar o Rui Rio, o que me deu um gozo especial por ver o ar atrapalhado de um ilustre sentado ao meu lado. Pois que não havia necessidade, eheheheheh. Pelo caminho fez o favor de apresentar uma música do seu novo trabalho, previsto para este ano. Muito boa e mexida. O PA é um provocador e fez jus a essa característica ao longo de todo o concerto que, por sinal, teve momentos absolutamente geniais.

O Pedro é um dos meus “cantautores” preferidos e aqui incluo os internacionais. Claro que já sei que me vão dizer que não tem voz, que é um facínora e mais do género. Como não o conheço pessoalmente nem tive hipótese do contraditório (as coisas que me pintam sobre o homem!), fico-me pelo autor de letras e músicas magníficas. Que canta como ninguém a minha amada cidade do Porto, que criou um dos melhores álbuns da história da moderna música portuguesa (Viagens). Que cantou Gisberta de uma forma comovente e corajosa; que defendeu o Coliseu como poucos se atreveram e lembrando que nós somos assim, de antes quebrar que torcer e muito senhores do nosso nariz, da nossa cidade, do que é nosso.

A música de Abrunhosa é poesia, é um cantar sentido, vindo das profundezas do ser e que nos toca, que nos leva rumo aos nossos fantasmas. É um génio. Uma vez, num artigo de opinião, escrevi que ele é o nosso Brel, o nosso Chico Buarque. Aqui “D´el Rey” gritaram alguns e insultaram-me outros tantos. Caguei. Só discuto com quem quero e no tocante a música, a poucos reconheço validade para uma discussão. Quem escreve músicas como “Será”, “Momento”, “Quem me leva os meus fantasmas”, “Se eu fosse um dia o teu olhar” ou “Balada de Gisberta” merece o Olimpo.

Aliás, “Balada de Gisberta” é uma das mais comoventes músicas algum vez escritas e cantadas em língua portuguesa e ficará, estou certo, na história. A coragem de Pedro ao criar este verdadeiro hino ao direito à diferença, ao chamar a atenção para esta profunda injustiça e para esta vergonha que se passou na nossa cidade merece mais que palavras. Fico-me com as suas “O Amor é tão longe e a dor é tão perto”.

Obrigado Pedro.

Comments

  1. dalby says:

    ISTO É O QUE SE CHAMA «UM VERDADEIRO MASSACRE SOBRE DALBY!»!EU NÃO LHE QUERO DESTRUIR O «IDOLO» MAS COLE-LHE ALGUM CINISMO A ESSE PEDRO A.PERTENCERIA SEGURAMENTE À GALERIA QUE ‘BRUNO’ CRITICA NO FILME GENIAL DELE!


  2. Ó Dalby, eu não sou de “ídolos”, gosto do “cantautor” desconheço o personagem. Olhe que nem me lembrei das sua aversão ao homem. Mas diga-me lá: Balada de Gisberta ou Quem me leva os meus fantasmas, não lhe dizem nada?

  3. dalby says:

    odeio o género , a voz, o toque e os tiques, os óculos, a chicoesperteza e a arrogãncia…E INSISTO QUE NÃO VEJO NENHUM GLAMOUR, NENHUMA DIFERENÇA, NENHUM ARTE NAQUELA AMOSTRA DE GENTE! C’EST TOUT!

  4. Carla Romualdo says:

    Eu não sou fã do PA, mas quando vejo essa sanha tão encarniçada do Dalby contra ele, ainda para mais depois de reconhecer a disponibilidade do tipo quando lhe pediu apoio (leia-se o post anterior do Fernando), apetece-me logo defendê-lo. Tantas aversões devem dar cabo da vesícula, não, Dalby?

  5. maria monteiro says:

    Pois gosto de “viagens”, de algumas coisas avulso também…. agora essa “imagem de marca” dos óculos escuros nunca me levarão a espectáculos… nem mesmo de graça


  6. E prá vesícula, o que é c’o Dalby tem de fazer? Talvez f., talvez f. (com música do Disco Vermelho do Pedro Abrunhosa)

  7. dalby says:

    Já viram, meninos (as), que o R’ quando toca a bater no «doentinho» vem logo a correr! Eu já KO no chão e aí vem ele tipo ‘pimba’ levas mais!MALDITO SEJA! ELE E O PA!!. Eu odeio o cantautor..ele não canta, soletra, não tem voz, e é um filho da rua do heroísmo, pretendendo-se filho da av marechal negligé-Foz…Não suporto nem esse nem o Sérgio Gordinho..São um subproduto que só o Porto sabe produzir no seu pior…! o Rui Veloso igual ou pior , mas esse ao menos deixa-nos belíssimas baladas e canções..Sim eu sei pareço muito cruel ,mas sou simplesmente verdadeiro…Ambos atirados para as agulhas do Pitanguy..eu sei que pareço injusto mas para explicar bem aqui,OH Moreira, o porquê desta antipatia (e sim a bilis não anda bem..mas já de dieta!)tinha-me de levar quase a Rimbaud, a Nixon, a Kierkgard e eu não me apetece filosofar..só lhe peço desculpa é de lhe estragar a «imagem da viagem»..Mas as coisas não são o que lhe parecem..E Carla, a disponibilidade dele é igual à dos outros..nem sequer pergunte-me o que penso da AMI, após a minha «viagem por essa , pela abraço e por outras…até ameaças tive mas isso é outra história..e não vou manchar algum bom trabalho que alguns bons voluntários fizeram…sim já tive um pouco de experiência em tudo na vida (não foste só tu oh LM!!)nem sequer pergunte-me porque é que ele e os outros vão e aderem «à Caridade»!!!..(O Reininho ultimamente adere mais ..mas é aos vernissages da Cláudia e aos tintos que por lá servem!!!!)REMETO-VOS TODOS AO FILME BRUNO para essas respostas ou ao artigo da Clara Ferreira Alves (adoro-a!) no Expresso sobre «Bruno, I’m gay..it’s OK!»desta semana que passou…ESTÁ SOBERBO! ADOREI A FIGURA DE BURRO DO BONO (OUTRO HIPOCRITA ABOMINÁVEL, menos que o Sting mas enfim..). Não percebo porque o LM agora mudou de repente e decidiu malhar-me (salvo seja) forte e feio!!!ALIAS VOCÊS TODOS..MAS NÃO FAZ MAL..ABRO OS BRAÇOS EM SINAL DE CRUZ E DIGO «PAI PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM»!!! OU ENTÃO OUTRA ALTERNATIVA, UMA ADALBERTICE RED E EXPLOSIVAMENTE DECLARO:« VÃO É TODOS P…C…!!!»!!!!(PÓ PCP OU PCTP UNIDADE SINDICAL..O JP TAMBÉM ANDA A ARRASAR-ME NOS VELÓRIOS ONDE VAI!!!!!

  8. maria monteiro says:

    “A”, fui com o meu filho ao Porto mas regressámos no mesmo dia (hoje tinha que estar por cá). Fomos verdadeiros turistas no Porto… descansar só mesmo no comboio…


  9. Gosto do Pedro Abrunhosa, mas gosto muito mais – nem pode haver comparação – do Sérgio Godinho. Outro dos grandes do Porto, outro grande cantautor, dos melhores que existem no país. Ao nível de um Fausto ou de um José Mário Branco. E não, a disponibilidade deles para a benemerência não é sempre igual, nem se move sempre por objectivos egoístas. E já que falas do Rui Reininho (espero que tenhas lavado a boca antes de falar dele e lavado as mãos antes de escrever o nome dele), conheço-o pessoalmente e podes crer que pratica solidariedade há muito sem precisar de estar a divulgar. Entre outros, é membro da Liga dos Amigos das Crianças do Hospital Maria Pia, onde colabora sempre que pode, e é sócio do MIDAS – Movimento Internacional em Defesa dos Animais. Estive ao lado dele em vários eventos- emprestou a sua presença e a sua imagem pelos animais e apenas para ajudar – não teve reconhecimento público por casusa disso, não veio nos jornais nem nas televisões, não ganhou dinheiro. É uma pessoa extremamente simples, muito terra-a-terra, muito simpático e que fala contigo como se te conhecesse há muito. Olha, pelo que conheço dele e pelo que vou vendo de ti neste blogue, é bem mais simpes e bem menos pedante do que tu. Aliás, de pedante não tem nada. E tudo isto quando é, simplesmente, um dos maiores portugueses vivos. Quanto ao facto de gostar de tinto, não tens nada com isso. Eu também gosto – e depois?De todos os que falaste, curiosamente, o que menos aprecio é o Rui Veloso, embora goste de muitas das canções dele. Um filho de Lisboa, que acabou por vir parar ao Porto, tornando-se, gradualmente, um cidadão do país inteiro.

  10. dalby says:

    Oh que pena não disse mais nada….Fica para a próxima….Olhe estou mal da visicula porque em cima há tantos videos do Abrunhosa que até estou enjoado é de todo o sistema gástrico… incluindo o intestino, do qual sou tão sensível como sabem…há meses!EM VEZ DE TEREM FECHADO O COLISEU NA ALTURA DEVIAM TÊ-LO É FECHADO A ELE !!

  11. maria monteiro says:

    nós também andámos de mapa e roteiro nas mãos, num sobe e desce ruas… a Igreja da Lapa é lindíssima… no final do dia atravessar a ponte D.Luís a pé é soberbo.Sim ficará para uma próxima vez…cuide da sua saúde…


  12. Calma malta, é só música! Se soubesse que dava semelhante polémica interna tinha posto apenas no Sinaleiro!!


  13. Nós gostamos de polémicas. 🙂

  14. dalby says:

    GUARDEI PARA O CASO D E NAO PUBLICARES, EU ENVIAR AOS EMAILS DOS AVENTARES!Oh R’Todo poderoso, até podias ir a Madrid e casar-te com o Reininho se gostas assim tanto dele que ue não me importava nada!!! EU DE PEDANTE NADA tenho (e quando comparado com o Rui então a percentagem é memso nula!!)… E EM RELAÇÃO AO REININHO e TEMO DESILUDIR-TE PORQUE passei um longo fim de semana com ele, quando organizei a corrida das estrelas com a Abraço em Esposende em 1997 (deu para ver e aperceber-me e saber de muiiita coisa)!…bem.. Posso falar melhor do que tu , não só porque o conheci e saimos no fim de semana, como temos pessoas em comum…Até um pequeno artigo ele escreveu no DN sobre mim na altura, pois fui eu que fiz o trabalhinho de organização…VOU-TE SER SINCERO E RESUMO TUDO EM POUCO: EU A MIM, SÓ ME APANHAM A FALAR E DISCUTIR a sério sobre «VERDADEIRAS ESTRELAS COM ESTRUTURA E GLAMOUR À ALTURA». DE ESTRELINHAS DO MAR, PREFIRO PEGAR NELAS NA PRAIA! Ou comprar aquelas feitas em chocolate belga!EM RELAÇÃO AO RUI, AO SERGIO, AO PA NÃO PRECISO NEM DEVO LAVAR NEM BOCA NEM DENTES, PORQUE O QUE AQUILO É ,EM BRUTO, NEM VALE A PENA SEQUER DESINFECTAR OS SOVACOS COM AEROSOL..Contudo, e para que registe o sucedido para mim, Os GNR são o melhor grupo, e o Reininho gosta tanto do Porto que o trocou por Lisboa, hahah embora mantenha morada e casa cá…EU NADA TENHO A DIZER…É TUDO UM POUCO MAIS DO MESMO, MAS AS MÚSICAS E OS TEXTOS DELE SÃO MUITO MUITO BONS. O MELHOR GRUPO PORTUGUÊS SEM DÚVIDA..ELE DE VEZ EM QUANDO LÁ SE ARMA EM INTELECTUAL E IRÓNICO..TEM ALGUMA PIADA, MAS SÓ ALGUMA, PORQUE É MUITO CANSATIVO, PREVISÍVEL E JÁ UM POUCO DEJA VU..è mais um a armar-se de simples e cool mas com as manias de todos…É DURO SER-SE AUTÊNTICO, e custa fabricar autenticidade mas é a vida..A MIM ESSES TODOS POUCO OU NADA ME CONVENCEM E CONHECI MUITOS, MESMO MUITOS…QUERO QUE SEJAM MUOTO FELIZES.MAS NÃO À MINAH CUSTA.!!..AINDA ME LEMBRO DELE NA PISCINA DA GRANJA EM 1974 COM UMA LOURA… É UM TIPO INTELIGENTE NÃO SE PODE DIZER O CONTRÁRIO…O PROBLEMA SÃO AS TULIPAS E ADORAR JARDINS E AS FLORES DE UMA FORMA TÃO INTENSA QUE SE ALHEIA DO VERDADEIRO CAMPO PORTUGUÊS..E PIOR QUE ISSO..o tinto..o tinto em demasia faz mal a toda a gente! ATÉ A TI PRESIDENTE! R’ TODO PODEROSO! Bebam mais água ou sumol!


  15. Se alguém conhecer melhor o Pedro que eu, saberá de certo que ele não é nada do que se escreve por aqui, muito menos o que se diz.Acima de tudo vim dizer que há gosto para tudo, e o que é bom para mim, não o é para vós certamente. O que é bom para vós pode não ser bom para mim. Já pensaram se ninguém gostasse de vós? Pensem bem. Vocês estão rodeados de pessoas que vos amam mas também de pessoas que vos odeiam. É esta a tendência natural das pessoas. Uns gostam outros não. Uns ouvem outros não. Uns opinam e outros não. Uns enaltecem outros destroem. Há seres humanos para tudo, o que não há é respeito uns pelos outros. Nem educação!Toquem-se!


  16. Esqueci-me de dizer que o Pedro é uma pessoa maravilhosa, é um pirilampo, as cobras é que não o querem deixar brilhar. Mas como já disse acima, esta é a minha opinião e nem todos possuímos a mesma forma de ver. Gostaria de saber se alguém que escreve aqui o conhece assim tão bem?! Não falem do que desconhecem. Respeitem as opiniões. Somos todos civilizados ou não? O Pedro é um ser humano como qualquer um de nós e todos nós temos falhas e erros graves com a mania que somos perfeitos.


  17. Deve estar a ler mal, caro VJ. De todos os que participaram nesta discussão, só uma pessoa é que disse mal dele. Todas as outras o elogiaram. Ou só se pode dizer bem dele?


  18. «EU A MIM, SÓ ME APANHAM A FALAR E DISCUTIR a sério sobre «VERDADEIRAS ESTRELAS COM ESTRUTURA E GLAMOUR À ALTURA». DE ESTRELINHAS DO MAR, PREFIRO PEGAR NELAS NA PRAIA». Então se é assim, não sei por que não paras de falar deles. Todos nós sabemos que só tu é que tens glamour.«TEM ALGUMA PIADA, MAS SÓ ALGUMA.» Só alguma, claro. Já tu, tens montes de piada!«O PROBLEMA SÃO AS TULIPAS E ADORAR JARDINS E AS FLORES DE UMA FORMA TÃO INTENSA QUE SE ALHEIA DO VERDADEIRO CAMPO PORTUGUÊS..E PIOR QUE ISSO..o tinto..o tinto em demasia faz mal a toda a gente». Pois, ele gosta de engolir a fragância das tulipas e o tinto, há quem goste de engolir outras coisas bem mais nojentas.Só acho curioso que alguém com tanto glamour e tanta classe como tu tenha de dizer mal do Pedro Abrunhosa como pessoa para dizer mal da música dele. E para responder a quem elogia a forma de ser e de estar do Rui Reininho, é surpreendente que alguém com tanto charme e glamour como tu tenha de vir buscar os alegados «podres» dele e mostrá-los ao mundo.Estamos sempre a aprender, e de ti só anseio pelo momento em que nos darás a todos nós, aventadores, as tuas incríveis lições de educação, de ética e de etiqueta.Pronto, já não precisas de enviar o teu comentário para o mail dos outros aventadores porque eu publiquei-o. Como sabes, só te censurei comentários, até hoje, quando chamaste filho da puta ao Luis moreira, quando chamaste filho da puta ao Carlos Loures, quando mandaste o Miguel Dias pró caralho, quando mandaste o Chico da Tasca ir levar no olho do cu e quando desataste a descrever as posições que a tua amiga Belina prefere na cama. São as maravilhosas lições de educação e de ética do Dalby.Desculpai lá, ó aventadores autores e leitores. Passei-me. Há coisas que nem um santo resiste. E eu sou Santos, mas não sou santo.

  19. dalby says:

    Bem, no meio de tudo isto, eu acho que anda algum nervosismo no ar e o Nandinho (Fernando Moreira) deve estar aterrado por ter provocado tamanha euforia. Eu acho que que o VJ tem totda a razão..dou-lha a 100%..Eu posso não gostar, e sei que tenho motivos para não gostar, mas OBVIAMENTE QUE RESPEITO. SOU É MUITO ADJECTIVAL. NÃO LHES QUERO MAL NENHUM E SE TÊM SUCESSO É PORQUE GOSTAM DELE(S), POSSO É POR EM QUESTÃO O PORQUÊ E OUTRAS COISAS, MAS TENHO DE RESPEITAR QUE ELES SÃO APRECIADOS. PONTO FINAL NÃO FALO MAIS NADA DISTO, QUE JÁ É RIDÍCULO E PIOR JÁ FEZ COM QUE O R’ SE ZANGASSE COMIGO A SÉRIO, POR ISSO MALTA TOCA (MAIS UMA VEZ!) A INTERCEDER POR MIM POIS O MEU CARISSIMO E ADORADO ADMIRADO POR MIM, R’ ESTÁ DEVERAS MAGOADO COMIGO…E NÃO ME FALA , NEM RESPONDE! Eu não tenho razão mas ele não tem razão também..O nosso R’ é um tipo fantástico , limpido e transparente..mas isto é tudo uma brincadeira e de repente parece que tudo resvala para coisas sérias sem querer..bem vou à minha ginástica e piscina ao meu Adorado Praia-golf espinho Hotal SPA & Health club a bientôt!

  20. dalby says:

    MALDITOS RUI, ABRUNHOSA E SÉRGIO GODINHO! CONSEGUIRAM QUE ALGUÉM QUE EU APRECIO SE ZANGASSE COMIGO!

  21. dalby says:

    ah vá-se lá entender…OH MARIA E CARLA SÓ VOCÊS DUAS É QUE ME COMPREENDEM QUERIDAS..MAS OLHEM MAIS VALE POUCO E BOM!

  22. maria monteiro says:

    até parece que o “Cabo das Tormentas” chegou ao Aventar… vamos lá ultrapassar essas correntes turbulentase… “A” agora entendo a tecla azul da censura… pode educar os nossos ouvidos a ensinar-nos a gostar de outras formas musicais mas… moderação nas palavras menos próprias dirigidas aos outros…maria

  23. Carla Romualdo says:

    Dalby: tento na língua e respeito pelas opiniões diferentes da tua!A mim já me apeteceu ligar o CapsLock várias vezes, a última das quais quando te puseste a falar mal do Sérgio Godinho, mas não temos de gostar todos do mesmo. Mas há que ter em conta que os outros não são menos sensíveis do que nós.Numa coisa estamos de acordo: eu também gosto da Sade

  24. dalby says:

    Só por isso vou baixar as caps (que para mim nao significam nada, para voces sim) durante meses, anos séculos….!!!!!

  25. Adalberto Mar says:

    Bem, Fernando, reconheço que a estrutura musical e poética e o video do «quem me leva os meus fantasmas» ficou muito bem conseguida, o som excelente ..a voz não gosto..sinceramente… mas no conjunto é uma das poucas audíveis.


  26. Dassss, o que é que é isto??? Está tudo doido! Mas que bela de confusão se arranjou por causa do Pedro. O que prova a minha afirmação sobre a sua genialidade. É mesmo um polémico.Caro VJ, certamente não se estava a referir a todos pois basta ler o meu post e a maioria dos comentários e verá que se enganou.Caro Dalby: TEIMOSO, eheheheheheheheheheheheeh.

  27. dalby says:

    Já viu o que arranjou?? Só nos faltava a Ana Malhoa e o quadro estava completo!!!

  28. dalby says:

    Quase que se podia dizer que isto foi uma peixeirada BE, ou seja, com nível intelecutal QB e flute champanhe au caviar!

  29. Filipe says:

    O Pedro Abrunhosa não é nada daquilo que escreve. Tanta sensibilidade??? Ele escreve é para vender discos. Arrogante, cheio de manias e com a mania que é melhor que os outros. Já estive algumas vezes com ele, incluindo festas privadas. Ele não tem noção, que quem dá o ser ao artista é o publico.

Trackbacks


  1. […] Pedro Abrunhosa #2 […]

Deixar uma resposta