Provocação Hondurenha

Admitamos que um dia destes próximos, o Sócrates perante a evidência de ter que negociar com gajos que ,na sua opinião, não sabem nada de nada, só atrapalham, arranja “uma notícia” num dos nossos jornais e lança a ideia que o país assim não aguenta é preciso um referendo para ver se o povo, o bom povo, aceita ou não que ele, Sócrates, possa renovar a maioria absoluta sem ir a eleições.

Admitamos tambem que uma ideia semelhante possa ser alimentada por Cavaco, ele é tão melhor que os outros que basta um referendo para o ” melhor” ficar na Presidência até vender a bomba de gasolina em Boliqueime.

Esta proposta é inconstituicional e os partidos na Assembleia da República não aprovaram por 2/3 dos deputados. Mesmo assim, os homens providênciais seguem em frente e dirigem-se ao “bom povo” que, desesperado com o desemprego, sai à rua a gritar e a agitar bandeiras.

As Forças Armadas como garante último da Constituição não são obrigadas a intervir para garantir o cumprimento rigoroso da Constituição?

O Tribunal Constituicional não tem o dever de vetar o referendo?

Transponham lá isto para as Honduras e expliquem-me bem explicadinho que eu ando baralhado!

PS. João, desculpa lá, eu aprecio muito os teus postes e esses e-mails desesperados vindos da clandestinidade das Honduras, mas a verdade é que não percebo mesmo!

O melhor é rir…para não chorar.

Uma das melhores postas sobre as legislativas foi ESTA.

PS: Uma vitória pobre, mas uma vitória

O PS perdeu 500 mil votos em relação a 2005. Perdeu quase 10% de eleitorado. Perdeu 25 Deputados. Nunca um primeiro-ministro reeleito, como aconteceu com José Sócrates, ficara abaixo dos resultados do primeiro mandato. Nem Guterres.
Apesar de tudo isto, o PS foi o Partido mais votado. E como tal, ganhou as eleições e vai voltar a formar Governo. Ninguém pode retirar-lhe a vitória, como tentou fazer Francisco Louçã. Acresce dizer que, mais do que uma vitória do PS, foi uma vitória de José Sócrates. Hoje em dia, o PS é José Sócrates, nada mais. Em redor, um vazio de opiniões e de personalidades. O primeiro-ministro secou tudo em seu redor e, se por enquanto a situação é boa para o Partido, no futuro não o será. Cavaco fez o mesmo ao PSD e, 14 anos depois, ainda o Partido «sofre na pele» o deserto que foi criado.
Apesar de ter vencido, não se pode falar, como já escrevi, de uma vitória extraordinária. Extraordinário era se o PS tivesse repetido a maioria absoluta. É que, no futebol, tanto faz ganhar o Campeonato com 1 ponto de avanço ou com 20. O que interessa é ser campeão. Na política, não é exactamente a mesma coisa governar com maioria absoluta ou governar com maioria relativa e poder vir a ficar refém de um Partido como o CDS.
Por isso, ou o PS faz acordos para conseguir que as suas propostas passem. Ou, não o querendo, provoca deliberadamente eleições antecipadas. Para tentar uma nova maioria absoluta.

Contados os votos, pescam-se as pérolas

Apanhei algumas, deve haver mais, mas como não ganhei as eleições tenho de ir trabalhar. É a vida (como diz alguém mais abaixo).

Aritméticas:

Perdeu 8,5%. Perdeu 24 deputados. Perdeu, perdeu, perdeu. Poderá festejar, com legitimidade, já que foi o partido mais votado. Mas chamar a isto uma vitória extraordinária é que é uma coisa extraordinária. Basta dizer isto: José Sócrates teve um resultado pior do que Ferro Rodrigues, quando este perdeu as eleições acabado de chegar à liderança.

(…)

E nisso o BE pode queixar-se de algum azar: com mais 700 votos em Lisboa, Setúbal e Porto o BE elegeria 19 deputados, suficiente para a maioria e mais próximos da sua votação real. Mas é a vida.

Daniel Oliveira, Arrastão

Os resultados explicados ao povo:

o PS ganhou o campeonato à justa, na última jornada. o PSD desceu e não vai às competições europeias, BE e o CDS vão à Taça Europa e a CDU desceu de divisão

José Freitas, Aventar em versão chat

Lucidez, de esquerda:

O que nos deixa com a constatação habitual: o sistema político-partidário português não está divido entre direita e esquerda, mas entre direita, PS e esquerda «radical». A última está, por acordo tácito mútuo e nunca escrito, excluída do poder. (Tem a ver com o 25 de Novembro, como tentei explicar há uns tempos.) Mas isso significa que a esquerda, como um todo, fica coxa. Ou melhor, a divisão funcional não é, realmente, entre esquerda e direita. E não foi por mais de um milhão de eleitores ter votado à esquerda do PS que deixará de ser assim. E portanto, a política real, as decisões que realmente contam, continuarão a ser negociadas no pseudo-centro que não o é, ali entre o PS e a direita.

Nota a reter: como eu apontei, em campanha houve mais ataques da esquerda «radical» ao PS do que da esquerda «radical» à direita. E mais ataques do PS ao BE do que do PS ao CDS. O resultado está à vista, com uma subida do partido mais poupado às críticas, o CDS. Continuai assim. O bloqueio da esquerda portuguesa está para durar.

Ricardo Alves, Esquerda Republicana

Sai uma pastilha Godard para a mesa do canto que o cliente está com azia:

Ele, Louçã, devia ter aprendido com Godard, Jean-Luc, que, já agora, não sei se é um cineasta de cabeceira de Louçã como é meu (permita-se-me que o diga). O BE perde estas eleições. O BE fracassou, porque não impediu a direita dura de Portas de ficar em terceiro lugar, nem impediu Sócrates de cantar vitória.

Carlos Vidal, 5dias, sublinhado na fonte

Bem visto:

Mas nem tudo é mau para o BE. Note-se que, perante a actual composição do Parlamento, o BE não terá de ‘sujar’ as mãos nesta próxima legislatura, e não será acusado de ‘estar ao lado do PS’. Talvez não fosse aquilo que ambicionavam os líderes bloquistas, mas a médio/longo prazo terá talvez sido o melhor que poderia acontecer ao BE, que ganha tempo para crescer sem arriscar a perda do seu eleitorado de ‘ruptura’ e ‘protesto’.

Alexandre Homem Cristo, Aparelho de Estado do Expresso

Perde-se tudo menos a boa vontade:

Apesar do resultado, começo por dar os parabéns a Manuela Ferreira Leite. Há um ano, pegou num partido em estado comatoso, com uma liderança alienígena e sondagens à volta dos 20%, e trouxe-o até aqui. Contra tudo e contra todos, sendo tudo e todos um dos governos mais demagógicos da história da democracia portuguesa, uma comunicação social adversa e a permanente oposição interna, levou o PSD a ganhar as europeias e a discutir as legislativas palmo a palmo. Agora que se afiam as facas longas, fica a minha homenagem.

Pedro Picoito, Jamais

Chá das Cinco:

Em credibilidade distinguiram-se Medeiros Ferreira, Francisco José Viegas, Pedro Picoito e Eduardo Pitta, exemplos de inteligência, estilo e boa educação. Perdeu Fernanda Câncio, a prova de que o poder, se nem sempre corrompe, torna os seres humanos malcriados.

Luis M. Jorge, Vida Breve

O MEU PAÍS PARECE ESTAR DOENTE

.
NÃO PARECE OUVIR, NÃO PARECE VER, ESTÁ ALHEADO DA VIDA
.
.
.
A doença alastra no meu País.
Ontem, embora enfermos, todos fomos chamados a votar.
Uns foram e outros não.
Não somos muitos, mas em cada cem de nós, só sessenta o foram fazer.
Cada um votou no partido que mais lhe conveio. Uns por convicção, outros por castigo, e outros ainda porque sempre o fizeram assim.
No fim, chegamos à conclusão de que a maior parte dos que foram votar, querem mais do mesmo.
Não lhes interessou o que sofreram durante os últimos quatro anos e meio. Ou se calhar nem notaram.
Não lhes interessou o que outros sofreram, ou nem deram por isso.
Não lhes interessou o que dizem que de mal foi feito, ou o que dizem que de mal vão fazer. Ou porventura entendem que não é verdade.
A única coisa com que se importaram, foi o retirar aos mandantes a possibilidade de fazerem tudo sem lhes perguntarem mais nada, e assim deram uma forçazita a alguns outros.
Mas também quiseram dizer mais uma coisa. Que não acreditam muito em senhoras muito bem educadas e finas, mas que não demonstram capacidade para liderar um País, nem em senhores, professores e tudo, que só querem destruir para mais tarde se elevarem do caos, ou nos outros que por aqui andam há tempo de mais a dizer mais do mesmo, contra tudo e contra todos. Antes, mal por mal, o mesmo dos últimos anos, com a possibilidade de um outro temperar o esquerdismo que lhes é inato.
Mas a ser assim, estamos todos doentes. Escolher o mal, embora conhecido, em vez de um mal desconhecido, é sensato, mas demonstra a incapacidade que temos de, de entre todos nós, encontrarmos alguém com real capacidade de nos levar para bom caminho. Que este que trilhamos nos últimos anos, não é bom, antes pelo contrário.
O País está doente, e não se projectam melhorias nos anos mais próximos. Alguns de nós temos azia, outros febres altas, e outros ainda doenças terminais. Nada que, no entretanto, umas pastilhinhas, únicos remédios a dar aos Portugueses no momento, não possam fazer efeito. Ah, e também umas grandes doses de paciência e esperança.
A nossa obrigação é dar, pelo menos durante um tempo razoável, o benefício da dúvida a este governo que agora aí vem, para verificarmos se, com uma maioria pequena, e tendo de arranjar muletas, recupera o caminho certo para Portugal. E depois, se o não fizer, não esperar pelo fim da legislatura para o despedir.

.
JM
.

A máquina do tempo: a vitória de Sócrates e os perigos de um chavismo em Portugal

Sócrates e o PS ganharam. Uma vitória do embuste? Sem dúvida. Mas se Manuela Ferreira Leite e o PSD ganhassem, além de mudarmos de rostos na montra da governação, o que mais ganharíamos? Na minha opinião, nada. E, podendo ser acusado novamente de paternalismo por não concordar com o resultado de eleições que deixam nos últimos lugares os dois partidos mais de esquerda, penso que os portugueses gostam mais de mentiras agradáveis do que de verdades duras. Em todo o caso, parece-me um fenómeno curioso este que, abrangendo largos sectores de opinião, se traduz no ódio a José Sócrates. É que, o ódio, tal como o amor, é um sentimento profundo que devemos dedicar a quem o merece. Sei que não podemos controlar, por mero exercício da vontade ou por imperativo racional, os impulsos do coração, às vezes dedicamos estes sentimentos – o amor principalmente – a quem os não merece. Mas não deixemos deslizar o tema para a telenovela. Na minha opinião, Sócrates não merece ser odiado, é demasiado medíocre para tal. Muito menos amado, naturalmente. Mas já aqui neste blogue, um aventador o comparou ao Hugo Chávez. Caramba, que elogioso para Sócrates!

Mas será que com esta vitória de Sócrates, corremos o risco de ter aqui um regime populista, caudilhista?

Com todos as demagogias e autoritarismos, Chávez, mais do que Sócrates, é um ser humano mais autêntico, digno de ser odiado e amado. Quanto ao chavismo e aos seus excessos, devemos lembrar que ele é presidente de um país sul-americano, onde um regime autoritário não significa o mesmo que significaria na Europa. – o desnível social entre pobres e ricos é de tal forma escandaloso que só uma mão de ferro pode tentar manter a justiça. A democracia representativa é um regime em que as «liberdades» sufocam por vezes a Liberdade e os «direitos» submergem o Direito. Sobretudo, uma democracia desenhada para a Europa, em circunstâncias históricas, sociais e culturais muito específicas (e mesmo assim funciona aqui no continente da forma que sabemos). Não é um modelo aplicável em todas as latitudes e em todas as situações.
A democracia é um sistema justo, igualitário e que promove a inteira liberdade de expressão. É um ideal límpido pelo qual muitos cidadãos morreram. Mas não é uma verdade incontestável nem um sistema que possa ser aplicado em todas as circunstâncias. Numa sociedade de estrutura tribal, por exemplo, a democracia não faz sequer sentido. E teremos nós, democratas europeus ou americanos, o direito de erradicar, por exemplo, o tribalismo para impor a democracia? Tanto como o escuteiro que, para praticar a boa acção diária, obrigou a velhinha a atravessar a estrada contra sua vontade. Penso que este desejo de impor o que achamos bom para nós aos outros, tem sido, desde há muitos séculos, o erro recorrente de europeus e de norte-americanos.

Veja-se o caso do Iraque. Uma aliança internacional foi lá impor a democracia e derrubar um tirano – resultado: num país onde um déspota, a par da tirania, impunha ordem e alguma paz social, existe desde a «libertação» uma guerra em que morreram e continuam a morrer milhares de pessoas, um país em ruínas, um caos social e político. Não competiria aos iraquianos derrubar o tirano e implantar a democracia, se fosse essa a sua vontade? A chamada «Europa civilizada», sempre defendeu que o que castelhanos e portugueses fizeram durante os Descobrimentos e a Colonização foi errado e mesmo criminoso – impor a fé cristã pela espada (e foi!). O mesmo não se poderá dizer daquilo que europeus e norte-americanos estão a fazer pelo mundo fora, impondo a democracia como modelo único da governação dos povos?
*
Não estou a defender Chávez, estou apenas a tentar compreender o fenómeno dos regimes autoritários da América Latina. Como se explica que nas principais cidades de uma Venezuela cheia de recursos naturais, existam chabolas miseráveis a pouca distância de condomínios luxuosos? Explica-se pela exploração desenfreada, pela incontrolada acumulação de riqueza por parte de pequenos sectores da população. Explica-se porque há uma fera à solta chamada capitalismo. Quem reclama por mais liberdade? Os habitantes das chabolas? Não. Intelectuais e terra-tenentes, a gente dos bairros ricos, os fazendeiros. Os mesmos que em épocas recentes apoiaram caudilhismos de sinal oposto e que agora se converteram à democracia. Nestas condições, o que será preferível, o chavismo, com todas as suas prepotências, ou a «democracia» colombiana, com ligações do presidente Álvaro Uribe aos cartéis de narcotráfico ou a «democracia» argentina e a fortuna que o corrupto casal presidencial Kirchner acumulou?
Um ex-ministro de Salazar disse-me uma vez uma coisa muito certa – por vezes os povos têm de escolher entre o pão e a liberdade. Ele estava a defender a política de Salazar, mas o princípio vale para outras situações. Aos que na Venezuela nada têm, para que lhes serve a liberdade de expressão? Que lhes importa que Chávez impeça as televisões de transmitir este ou aquele programa ou mesmo que feche uma estação de televisão? Para quem tem fome, o que é uma série de desenhos animados, por mais de culto que seja para quem come todos os dias, comparada com um bom pão de quilo, com meia dúzia de ovos ou com um pacote de leite? Na verdade, os povos da América Latina são postos frequentemente entre o dilema de escolher entre o pão e a liberdade. Quando lhes aparece um caudilho ou um demagogo, recebem-no em delírio. Foi assim com o justicialismo de Perón e com o marxismo de Fidel. É assim com a demagogia populista de Chávez.
*
Voltando à vaca fria, ou seja à nossa política actual – Sócrates não tem perfil de caudilho, é mais um «político profissional», com tudo o que de negativo isso significa – mente as vezes que forem preciso, promete e só cumpre se puder (o que significa que nunca cumpre). Podemos ir-lhe lançando em rosto a sua condição de «socialista». Sem quaisquer resultados, é verdade, porque o descaramento de Sócrates é inesgotável e será capaz de nos responder com o ar mais sério do mundo – «Então, camaradas, querem medidas mais socialistas do que as minhas?» O título do livro de contos que Irene Lisboa publicou em 1955, «Uma mão cheia de nada Outra de coisa nenhuma», continua a caracterizar com rigor aquilo que estes candidatos do «bloco central», chamem-se eles José ou Manuela, nos trazem. Zero.
Em todo o caso, com todos os seus problemas, Portugal não se situa na América Latina, a classe média, no sentido lato, é maioritária – o que tem dado a vitória ao «bloco central» – o chavismo aqui estaria condenado ao fracasso, pois 20% da população a viver abaixo do limiar da pobreza não constitui uma base social de apoio suficiente para implementar um regime caudilhista. E os 80% que, uns melhor outros pior, comem todos os dias, estão-se marimbando para o facto de dois milhões de pessoas sobreviverem sabe-se lá como – e vão votando ao sabor de interesses corporativos, da crença em promessas, da simpatia que este ou aquele candidato emanam. E vão vendo o futebol, bebendo umas bejecas, mandando umas bocas, votando em gente que, de uma maneira geral, não presta… Temer que com Sócrates venha o chavismo é o mesmo que temer que com Manuela regressasse o salazarismo – são temores, tremendismos sem grande sentido. Na União Europeia seria inconcebível um caudilho, seria politicamente incorrecto. Temos problemas que bastem mesmo sem lhes acrescentarmos ficções catastrofistas. Era tempo de acordarmos para a nossa realidade e de começarmos a construir alternativas que excluam a possibilidade de sermos governados por políticos mentirosos e que servem de manto a mil e uma corrupção, (desde que politicamente correctas) deixando dois milhões de concidadãos nossos a viver na sarjeta.

Isto é uma utopia, já se vê, porque verdadeiramente realistas são os qua
se
37 % que votaram em Sócrates e os 29% que votaram em Manuela. Porém, em democracia, temos direito às nossas utopias. Valha-nos isso. Se nos tirassem essa possibilidade, os hospícios para doentes mentais estariam superlotados.

um pouco de boa disposição

Tanta política deixa uma pessoa carrancuda… com excepção de Berlusconi e da conhecida família “bronzeada” Obama.

Impressões definitivas da noite eleitoral: Vencedores e vencidos

Logo a seguir às 20 horas, deixei aqui as primeiras impressões relativamente aos resultados das eleições. Agora que já temos todos os dados em cima da mesa, parece que nem tudo foi como se previa:

– O PS ganhou as eleições, foi o Partido mais votado e vai continuar a ser Governo. No entanto, ninguém venha dizer que foi uma vitória extraordinária, porque não foi. Perdeu 500 mil votos relativamente a 2005, perdeu 25 deputados e perdeu a maioria absoluta. A política não é bem como o futebol, em que tanto faz ganhar o Campeonato com 1 ponto ou com 20 pontos de avanço. Na política, não é bem assim. O certo é que vai ter muitas dificuldades a governar, enquanto que até agora pôs e dispôs à sua vontade.

– O PSD saiu claramente derrotado, porque não alcançou o único resultado que lhe servia – ganhar as eleições. Apesar de ter conseguido mais votos e ter eleito mais deputados, Manuela Ferreira Leite consegue fazer pouco melhor do que Santana Lopes em 2005 – com a «piquena» diferença de que em 2005 Santana Lopes vinha fragilizado por ter sido primeiro-ministro e Manuela Ferreira Leite vinha embalada com a vitória nas Europeias.

– O CDS acabou por ficar em 3.º lugar, tendo conseguido a vitória mais retumbante da noite. Foi o único Partido que alcançou e até superou todos os seus objectivos. Pobre país este, em que o Partido cuja maior bandeira é o fim do Rendimento Mínimo consegue estes resultados. Seja como for, neste momento será Paulo Portas a condicionar os destinos da governação. Com os deputados do CDS, Sócrates aprova todas as medidas que quiser, até porque ideologicamente estão mais próximos do que Sócrates em relação aos Partidos de Esquerda. Só que o primeiro-ministro terá de pagar bem caro para conseguir esse apoio.

– O Bloco de Esquerda conseguiu uma grande vitória, com um aumento significativo do número de deputados e do número de votos. No entanto, é uma vitória que sabe a muito pouco. Ao ficar em 4.º lugar e ao ver o CDS com os deputados suficientes para fazer maioria com o PS, vê o seu papel na conjuntura eleitoral francamente diminuído. Delirante foi a opinião de Francisco Louçã de que fora uma clamorosa derrota da Direita – afinal, o PS ganhou as eleições, o PSD subiu um pouco a votação e o CDS, esse sim, teve uma vitória extraordinária. Onde está a derrota da Direita? Gostei da referência à Ministra da Educação e, aí, esteve muito bem.

– A CDU não perdeu de forma tão clamorosa como previra inicialmente. Conseguiu mais 30 mil votos do que em em 2005 e elegeu mais um deputado. Ficou em último lugar, é certo, e por isso não concretizou os seus objectivos, mas minimizou danos. No fundo, em termos práticos, influenciará os destinos da governação tanto como o Bloco de Esquerda.

Numa nota final, reparei que, à excepção de Manuela Ferreira Leite, nenhum dos líderes dos Partidos deu os Parabéns a José Sócrates pela vitória nas eleições. Ficou-lhes mal. Quanto a Sócrates, para além dos exageros da «vitória extraordinária», tinha de mostrar o seu sentido de Estado, já no final do discurso, ao atacar fortemente Francisco Louçã numa noite que, pelo que ele disse, até devia ter sido de festa.

O PAÍS VAI FICAR DIFÍCIL DE GOVERNAR

.
.
.
QUEM SE QUER ALIAR AO PS?
. .
.

PS VENCE MAS NÃO CONVENCE. O PAÍS NÃO FICOU TRANQUILO.
ANA GOMES BEM QUE PODERIA SER MANDADA CALAR.
QUEM SE ALIAR COM O PS CORRE O RISCO DE SE QUEIMAR.
SÓ CDS TEM CONDIÇÕES. OU BE E CDU JUNTOS.
CDS EM CONDIÇÕES DE IMPOR A SUA VISÃO DO PAÍS.
CDS ELEGE UM DEPUTADO NA MADEIRA.
DERROTA ESTRONDOSA DO PSD. DOS QUINHENTOS MIL VOTOS PERDIDOS PELO PS, SÓ CAPTOU UMA RIDÍCULA FATIA. FERREIRA LEITE NÃO SAI.
VITÓRIA AGRADÁVEL DO BE.
DERROTA VITORIOSA DA CDU.
MRPP O MAIOR DOS MAIS PEQUENOS, NÃO ATINGE 1%, MAS PASSA A RECEBER SUBVENÇÃO DO ESTADO.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
VAMOS TER MAIS DO MESMO, DURANTE MAIS QUATRO ANOS, A NÃO SER QUE A INGOVERNABILIDADE DO PAÍS FORCE A ELEIÇÕES MAIS CEDO.
.
ESTOU CANSADO DESTAS ELEIÇÕES.
VAMOS REPETIR?

.
JM
.

Equações políticas

Se Sócrates não conseguir formar governo maioritário e não conseguir, mínimamente, encontrar apoios para as sua políticas, poderá ser um forte incentivo para que o arco político mexa.

Os quinhentos mil votos que já mostraram poder sair do PS, com Alegre e mostrando-se volante como agora nas legislativas e nas Europeias, junta-se ao BE. Temos um PSOE à portuguesa com 1. 200.000 votos.

Ficavam no PS os restantes 700 000 votos acrescidos dos sociais democratas que ainda votam no PSD e que andam à volta dos 500 000 votos. Temos outro partido, este social democrata, com 1 200 000 votos.

À direita teríamos 1 000 000 votos com os liberais que ficam no PSD e os sociais democratas do CDS/PP.

O PCP vai continuar só e bem porque não quer sofrer o “abraço de urso”.

Eu acredito que é isto, em termos de votação, que já está a contecer embora os partidos ainda não estejam interessados e assobiem para o lado, mas mais tarde ou cedo vão ter que se adaptar. A abstenção, cada vez maior, está aí para mostrar que alguma coisa tem que mexer para que os quadros sociais e politicos se harmonizem.

Como é que isto se faz? Houve uma tentativa gorada com Alegre e o BE que deixaram o PCP de fora, o que mostra bem que foi muito sério para muita gente. A agressividade de Louçã para Sócrates é outro sintoma em como ele se revê num PS que não é este. As presidenciais vão colocar a questão em cima da mesa? Não sei, julgo que essa questão prévia está tratada entre Alegre e Sócrates.

No PSD ainda é mais fácil, tal é a fractura hoje existente entre Sociais Democratas e Liberais. Aqui é muito possível que apareça um Partido Liberal, a partir das reuniões do Beato e dos gestores que já não precisam de trabalhar mas que gostariam de experimentar o poder de Estado.

Estamos à beira do fim do “CENTRÃO” dos negócios, das empresas públicas monopolistas e dos grupos privados que fazem lucros fabulosos à sombra do Estado?

Haverá ainda esperança para este país e para este povo que não consegue sair da miséria?

Freeport, Portucale, a mesma luta

Para começar cumprimento os vencedores, sem dúvida PSócrates e CDS, e noutro campeonato, o das subidas, o Bloco de Esquerda, e rogo-me uma praga por ter publicado as minhas previsões ultra-optimistas, o que se estava mesmo a ver que ia dar azar.

PS e CDS ganharam porque formam maioria, são partidos que precisam de governar como de caviar para a boca precisam as suas gentes, a vida está cara, compete-lhes formar governo.

Existe uma vaga hipótese de não o fazerem: a de Sócrates perceber que esse caminho tem outro destino traçado; mas mesmo que o perceba duvido que o faça. É uma oportunidade única de lançar o PSD na agonia, e nestas coisas ao escorpião está reservado ser a necessidade de aguilhoar mais forte que qualquer vontade.

E depois há as carreiras, os cargos, as prebendas, os enfeites, as construtoras, os bancos, a boa e velha burguesia que lá ganhou outra vez.

Resta-me a consolação de pela primeira vez na vida ter votado num candidato que foi eleito, e de o distrito de Coimbra ter também pela primeira vez (que me lembre) um bom deputado no parlamento.

Espero agora reencontrar a minha ex-camarada Ana Gomes, e muitos outros, na oposição, e continuar optimista: um passo atrás para dar dois passos em frente é do pouco leninismo que ainda consumo.

Paulo Portas dará um óptimo e musculado ministro da Justiça, empenhado na resolução da investigação de uns processos, e na desinvestigação de outros. No final ainda vai levar mais fotocópias para casa.

Dos derrotados não me apetece falar hoje, mas num cenário destes tenho uma enorme curiosidade em ver como encara Miguel Vale de Almeida o sucesso da causa que abraçou. Não é por nada mas um governo social-democrata-cristão e o casamento civil para homossexuais não enlaça muito bem. Pode ser que consiga o casamento pela igreja, afinal temos o sr. Ratzinger, a passear por cá em Maio. Promete.

Honduras: estado de sítio

Mais uma notícia fresca, através de Fabricio Estrada. Com a gravidade de poder ser das últimas que envia.

En decreto ejecutivo, el Congreso Nacional aprobó anoche la suspensión de las garantías constitucionales de libre asociación, libre emisión del pensamiento y libre circulación para los próximos 45 días.

A la vez, ordenó legalmente el cierre de todo canal de televisión, transmisión radial o prensa escrita que ofenda las dispocisiones del gobierno golpista dirigido por el dictador Roberto Micheletti Bain.

Las Fuerzas Armadas tienen via libre para reprimir a discresión cualquier incumplimiento de este Estado de Sitio.

Hace un par de días la Comisión Nacional de Telecomunicaciones intentó intervenir a RDS-H (Sistema de redes de Honduras que permite la opinión via internet a través de 96 listas bajo su administración). Es muy probable que también sea intervenida y requisadas sus listas, por lo que estaríamos completamente aislados y nuestros IP dentro de Honduras localizados.

Tal como espero que Lula continue a dignificar a democracia e o seu país, quando esta notícia chegar aos nossos jornais não espero que deixem de veicular as mentiras e imbecilidades sobre o referendo com que acusam o presidente Zelaya de se querer perpetuar no poder (coisa que não referem em relação a Uribe e a sua democrática Colômbia), em particular o tablóide DN, nem aguardo que os socratistas que defenderam o golpe de estado se retratem. Há gente que não tem emenda.

As próximas Legislativas são em 2011

Quem o acaba de dizer, na SIC-Notícias, é Ricardo Costa, acrescentando que vão ser dois anos de grande agitação.
Como disse antes, penso que há fortes probabilidades de haver de novo eleições, com queda do Governo, entre 27 de Março e Setembro de 2010. Nos primeiros seis meses, a Assembleia da República não pode ser dissolvida. Nos últimos 6 meses do Presidente da República, também não. Assim, resta esse período entre Março e Setembro. É que depois disso, torna-se complicado. Eleições presidenciais, Cavaco reeleito e 2013 à porta.
Claro que José Sócrates pode optar por fazer acordos com o CDS. Mas não duvidem: Paulo Portas vai vender caro, muito caro, um eventual apoio às políticas do Governo.

(re)pense a esquerda em campo !

… e como muitos de nós pesamos as almas da(s) derrota(s) da(s) esquerda(s) – como bem definiu o joão paulo na sua entrada «a esquerda perdeu» – re(pensemo-las) em campo com intervenientes de valor porque, neste país, a bola contará sempre mais que a política !

ass. anarquista duval

… e que tenhamos todos um santo dia.

 

Legislativas no Aventar:

Foi um dia especial, numa noite em grande: pela primeira vez mais de 3000 visitas num só dia e mais de 6000 page views! O chat das legislativas foi um must e lideramos, sem espinhas, a blogosfera avançando com as previsões das televisões com 2 horas de antecedência e, requintes de malvadez, às 19h30 já estava no Aventar uma média das três que seriam apresentadas às 20h (todos dentro do intervalo de resultado final).

Por isso mesmo, quem acompanhou o Aventar soube primeiro. Os blogger responderam em massa – foram mais de 1500 a visitar esta tasca após as 18h! Para um blogue que ainda não completou seis meses de vida, é obra!!!

Obrigado a todos!

Legislativas 2009: A Morte deste PSD

O PSD velho e revelho do Cavaquismo e dos seus despojos acabou hoje. Dito de outra forma, terá de ter acabado hoje, caso contrário acaba com o partido.

O PSD dos pós sessentas, que nunca aceitaram abandonar o poder, que utilizaram o partido para enriquecer tornando vidas profissionais fúteis em fontes gigantescas de criação de riqueza pessoal, de tráfico de influências e outras patranhas e artimanhas, sofreu hoje uma derrota estrondosa. E ao sofrer tal, colocaram o país numa situação difícil.

Após uma governação péssima, com os casos Freeport, Universidade Independente, Aeroporto de Lisboa e os projectos da Guarda, o desemprego a subir em flecha, os agricultores na miséria, o comércio moribundo e a Educação de pantanas, mesmo com tudo isto, José Sócrates conseguiu vencer. E venceu por um motivo muito simples e que vi escrito noutro blogue (pelo BRMF no Intervenção): também se avaliou 4 anos de oposição. Acrescento, também se avaliou a escolha das listas, igualmente se teve em conta os saneamentos inacreditáveis. Em suma, Manuela Ferreira Leite foi avaliada e o povo da direita e centro-direita deu uma resposta clara que merece uma decisão óbvia: eleições internas no PSD após 11 de Outubro. O PSD precisa de outra geração, da geração de Passos Coelho, de Alexandre e Miguel Relvas, de Marco António e de muitos independentes desta área política como, só para citar os daqui, Rui Moreira ou Carlos Abreu Amorim. O PSD necessita de um 25 de Abril interno.

O Bloco e o CDS, mais este que o outro, foram os grandes vencedores pois conseguiram capitalizar, por um lado, os descontentes do PS (o Bloco) e os descontentes do PSD (o CDS). Os jovens à esquerda votaram BE. Os jovens à direita votaram Portas. Este PSD pensa que é com jovens aos gritos e aos pulos que convence este eleitorado. Muito se enganam, esses tempos, da minha geração, já passaram. Hoje, o eleitorado jovem precisa de causas, de quem fale a sua língua, de quem perceba as suas dificuldades, de quem conheça as suas angústias e esta geração dos sessentas nem os netos conhece quanto mais…

É de um novo PSD que Portugal precisa. Um PSD moderno e reformista, que afaste de vez o conservadorismo saloio do “casar, procriar e a hóstia ao domingo”. Um PSD do liberalismo social mas defensor de um estado mínimo e de mão firme no essencial (Saúde, Justiça, Educação e Segurança Social). Um PSD que acredita no mercado mas não esquece a presença do Estado na manutenção de um país solidário. Um PSD que acredita na iniciativa privada mas cria todas as regras necessárias para um sistema justo e equilibrado. Um PSD que apoia todos os não portugueses que querem viver no nosso país e nele trabalhar, criar família e ter uma vida melhor. Um PSD que premeia o mérito, que escolhe os melhores em detrimento dos filhos dos barões, que procura na sociedade os mais capazes e neles se apoia para discutir, pensar e construir um outro Portugal. Um PSD que acredita no combate ao centralismo por via da Regionalização.

Um PSD diferente, muito diferente deste. É disso que Portugal precisa.

A noite eleitoral minuto a minuto (23.00 – 23.40)

23:01 José Freitas: é, faltou algumk tempo para chegar à maioria absoluta

23:01 FMSá: o pulso, ai este plural enganador

23:01 FMSá: ainda via agradecer ao senhor do camião, eheheheheheeh

23:01 FMSá: carago! vai e não via…

23:01 João J Cardoso: Olha uma bandeira arco-iris…

23:02 FMSá: agradecer à LPM – excelente!

23:02 FMSá: …e ao senhor do bolo…

23:03 FMSá: …além do do camião, eheheheh. Ca ganda machine!

23:03 João J Cardoso: e a Miguel Vale de Almeida

23:04 FMSá: REGIONALIZAÇÃO! REGIONALIZAÇÃO! REGIONALIZAÇÃO!

23:04 JoãoPaulo: se o ps ficar com 94… os 20 do cds não chegam para a maioria… dá precisamente 114. a um do empate

23:05 FMSá: oLHA O pINO E O tINO!

23:05 Luis Moreira: PS+BE já não chegam à maioria. Grande vitória da esquerda???? O Sócrates tornou o CDS o partido mais importante.Inacreditável

23:05 João J Cardoso: O esforço do homem para pôr uma cara de “para todos” é notável

23:05 FMSá: a sala do psd está como as ideias desta liderança: vazia!

23:06 JoãoPaulo: Aí tens razão Luis.

23:06 José Freitas: ò Luís, não foi o Sócrates que tornou o CDS o partido mais importante. Foi o PSD.

23:07 FMSá: Aquela bandeira arco-iris é a cor da próxima governação

23:07 Luis Moreira: PS+BE não fazem maioria.O CDS ó o partido chave

23:07 Maria: saudar a todos os portugueses que votaram noutros partidod e … o ps irá governar para todos os portugueses também para esses outros … será que dá direito a distribuição de tacho? o mais certo é esperarmos a frigideira

23:07 João J Cardoso: Tiraste-me as letras do teclado Freitas

23:07 FMSá: O Portas vai falar

23:08 FMSá: ó zé, isso não se faz

23:08 José Freitas: Luís, é verdade que o CDS é o partido chave. mas deve-o, acima de tudo, a Portas e ao PSD

23:08 João J Cardoso: Claro, depois do primeiro, fala o ministro

23:08 JoãoPaulo: Eu fui o primeiro a reclamar o tacho na galp. A malta do aventar pode ir para outro lado, galp é para mim ok? É que sempre gostei de angola ehehhe

23:08 FMSá: Exacto jjc

23:08 paulo abrantes: Portas espera por Sócrates. Presságio?

23:09 José Freitas: deve ser

23:09 JoãoPaulo: PP ganha à custa do PSD. Isso é claro. A maioria sai direitinha do PS para o BE. Obviamente.

23:09 FMSá: Olha o Bagão e o Queiró…

23:09 João J Cardoso: Ficam tão bem um ao pé do outro…

23:09 FMSá: jjc pareces um casamenteiro

23:10 paulo abrantes: Será que vamos ter o 1º casamento homossexual em Portugal?

23:10 José Freitas: abrantes, essa foi forte

23:10 José Freitas: será que portas vais esperar?

23:10 FMSá: ando eu aqui com falinhas mansas e aparece o Abrantes a dar-lhe forte, ehehehe

23:10 JoãoPaulo: Será que portas vai esperar? Onde? À porta da igreja? ehehehe

23:10 José Freitas: olha os acordos… o meu dever é fazer consultas

23:11 FMSá: Já sei quem é a NOIVA, eheheheh

23:11 paulo abrantes: forte porquê? Não disse que seria dos 2…

23:11 FMSá: eheheheheh

23:12 José Freitas: eu sei que não mas li nas entrelinhas

23:12 Luis Moreira: O PSD tem culpa de o Sócrates ter chegado a PM,isso sim

23:12 João J Cardoso: É cedo, claro, as eleições continuam

23:13 FMSá: O ar sério com que fala de cavaco, é o verdadeiro artista, ehehehe

23:14 JoãoPaulo: Em termos de transferência de votos… foi do PS para o BE e do PSD para o CDS.

23:14 [Comentário de v.m]
O povo está cego e surdo! Depois de tantas queixas ainda votam Socrinhas! Parece impossível!!!

23:14 João J Cardoso: Se isto não é um namoro à direita…

23:14 JoãoPaulo: A referência a Louça agora no fim era desnecessária!

23:15 João J Cardoso: Não era nada: o amor declara-se pelos ódios comuns

23:15 José Freitas: era desnecessária, mas os parabéns teriam ficado bem

23:15 paulo abrantes: 2 digitos diz o Portas

23:15 José Freitas: eis portas, a assumir com humildade

23:16 José Freitas: CDS confirma-se como terceiro. acho q já não há dúvidas

23:17 FMSá: O lado radical da direita em Portugal conseguiu. O Resistente.

23:17 paulo abrantes: os beijos às peixeiras…valeu a pena…Portas de novo

23:17 João J Cardoso: Está quase arrumado: faltam 2 deputados para o casamento

23:17 José Freitas: a intercampus voltou a acertar. foi a única a dizer que o cds ficava em terceiro

23:19 João J Cardoso: compromisso, diz ele

23:19 José Freitas: PS 94, PSD 77, CDS 20, BE 16, CDU 15. faltam 2 freguesias

23:20 João J Cardoso: Façam aí contas à vida: o PSD matem os votos de 2005, não perdeu nenhum

23:20 João J Cardoso: mantêm

23:21 João J Cardoso: Os votos do PS parecem ter ido para o CDS e o BE

23:21 José Freitas: PSD subiu em votos, pouco mas subiu. mas perdeu e ganhou 7 mandatos

23:21 João J Cardoso: 6000 votos…

23:22 José Freitas: PS perdeu cerca de 500 mil

23:23 João J Cardoso: E lembrei-me agora: com os 2 deputados habituais pela emigração, o casamento pode ser já marcado

23:23 José Freitas: sim, O apuramento dos resultados dos círculos eleitorais do estrangeiro será realizado a 2009-10-07

23:24 JoãoPaulo: Mas.. onde param os 8 deputados q faltam atribuir? É que PS com 94 e CDS com 20… não chega para maioria.

23:25 FMSá: 96-21, já está

23:25 José Freitas: Os círculos eleitorais do estrangeiro indicam 4, se n me falha a memóra

23:25 João J Cardoso: 4 nos emigrantes e falta fechar o POrto

23:26 José Freitas: fechado: PS 96

23:26 José Freitas: PSD 78

23:26 José Freitas: CDS 21

23:26 José Freitas: BE 16 e CDU 15

23:26 José Freitas: contas fechadas

23:26 JoãoPaulo: bom , 96 com 21 está feito.

23:26 FMSá: 96-16=112, é necessário o PS ter 3 lá fora para dar PS-BE

23:27 José Freitas: sim, está feito PS e CDS fazem 117

23:27 FMSá: com

23:27 FMSá: com

23:27 FMSá: o

23:27 FMSá: COM

23:27 JoãoPaulo: no estrangeiro, PS e PSD ficam empatados a 2

23:27 João J Cardoso: Por acaso é capaz de ter esses 3

23:28 JoãoPaulo: Para o BE “servir” terá o PS que chegar aos 100

23:28 José Freitas: calma Sá. Com o quê?

23:29 JoãoPaulo: O CDS já está. E meus caros, obviamente, o PS está muito mais perto do CDS que do BE.

23:29 José Freitas: Faltam 4 deputados, que deve ser 2 – 2 para PS e PSD. tem sido assim

23:29 João J Cardoso: E tens razão nas contas: PS+BE é impos
s

Esquerda perdeu

crying-baby

Tinha um objectivo pessoal – evitar que Portas e Sócrates formassem governo. A seu tempo percebi que o PSD deixou a sua direita “direitinha” para o CDS… Foi fatal. Agora temos um PS de Direita com um CDS que serve a todos, porque o poder é o seu único objectivo.
Pelo menos não terei a Maria José Nogueira Pinto como Ministra da Educação – a única coisa positiva desta noite.
Enfim, acho que o povo de esquerda só pode estar triste!

A noite eleitoral minuto a minuto (22.00 – 23.00)

22:02 paulo abrantes: Jerónimo faz rir…

22:02 FMSá: Zen de todo…nem sei se ria ou se chore, eu nunca sei reagir perante o rídiculo dos outros…

22:02 João J Cardoso: O resultado foi um estímulo. Ia dizer uma coisa sexual mas não digo, que esta gente ainda é de esquerda

22:02 Maria: para continuar abril somos muitos, muitos muitos

22:03 FMSá: zzzzzzzzzzzzz e zzzzzzz e zzzzzz

22:04 FMSá: O Bloco dei-lhes uma banhada e eles assim, parecem o ministro da informação do Iraque de Saddam…

22:04 João J Cardoso: Tudo isto existe, tudo isto é triste, e espero que deixe de ser um fado

22:04 José Freitas: o discurso do costume. simpatizo com jerónimo, pela sua honestidade, mas em noites eleitorais fica chato

22:05 FMSá: A K7 de Cunhal ainda toca…

22:05 José Freitas: pois, mas agora é em dvd

22:05 João J Cardoso: Carvalhas, tenho saudades…

22:05 José Freitas: oficial: cds – be: 35 mil votos de diferença

22:06 João J Cardoso: Isso já é final?

22:06 JoãoPaulo: José Freitas: a questão são os deputados. Ambos conseguem dar maioria ao PS?

22:06 José Freitas: 233 freguesias por apura

22:06 JoãoPaulo: Onde estás a ver isso?

22:06 José Freitas: no site dos resultados oficiais

22:06 ACerqueira: quantos deputados para o be e cds

22:07 José Freitas: nesta altura 14 cds, 10 be

22:07 José Freitas: http://legislativas2009.mj.pt/resultados-globais.html

22:07 FMSá: A luta continua…pois.

22:07 José Freitas: olha o menezes nma rtp

22:08 JOSÉ MAGALHÃES: A luta continua… ninguém perdeu, como de costume

22:08 JOSÉ MAGALHÃES: Menezes…. voz lúcida do PSD?

22:08 Sondagem Aventar: Ficou surpreendido com os resultados eleitorais?
Sim
( 13% )Não
( 38% )Mais ou menos
( 38% )Cruzes, credo
( 13% )

22:08 FMSá: Menezessssss

22:09 JOSÉ MAGALHÃES: eu gosto de Menezes, mas ÀS VEZES O HOMEM PASSA-SE

22:09 JoãoPaulo: 35 mil entre CDS e BE. Mas, do ponto de vista dos deputados… ainda temos que esperar mais

22:09 José Freitas: só às vezes?

22:10 JOSÉ MAGALHÃES: BE e CDS… nico?empate téc

22:10 JoãoPaulo: voces não digam mal do meu presidente. se soubessem como gosto dele 🙂

22:10 JOSÉ MAGALHÃES: não, não é só as vezes, JF… é…. vezes de mais

22:10 JOSÉ MAGALHÃES: Mas…. gosto mesmo mt dele

22:10 José Freitas: é possível o empate entre os dois partidos, em termos de mandatos

22:11 JOSÉ MAGALHÃES: Pelo menos o país já não está todo rosa….

22:12 Maria: o medo da gripe deu-lhe uma cor laranja

22:12 José Freitas: distrito porto: ps 14 eleitos, psd 10, cds e be 3 cdu 1. faltam 30 fregeusias

22:13 ricardo: quantos deputados tinha a cdu até agora, alguem sabe?

22:13 José Freitas: cds – be _ 17 – 13 em deputados

22:14 José Freitas: confesso q n sei de cor, mas ganhou em votos e vai ganhar em mandtatos

22:15 José Freitas: BE passa, com margem confortável, os 500 mil votos

22:15 João J Cardoso: neste momento o CDS tem mais 4

22:15 José Freitas: Rio a falar

22:15 JOSÉ MAGALHÃES: O CDS pode ser o único a poder fazer maioria com o pS

22:16 João J Cardoso: O PS está a descer

22:17 José Freitas: rio diz que a campanha oficial para as autarquias começa amanhã. não começa, é na terça

22:17 Luis Moreira: o PSD deixou de ser um partido relevante para governar

22:17 ricardo: Jerónimo diz que a CDU não perdeu. E se formos a ver, tevem mais 30 mil votos do que em 2005 e parece-me que mais deputados

22:18 João J Cardoso: deputados ainda falta contar

22:18 José Freitas: sim, ricardo. o problema é quie passou a quinto partido e perdeu claramente para o BE

22:18 ricardo: cds tem mais votos e deputados, bloco idem, cdu idem, psd fica igual, ps perde votos e deputados mas ganha as eleições.

22:19 Luis Moreira: O CDS vai ter entre 20 e 22 deputados.Pode passar a ser o partido charneira na AR

22:19 JOSÉ MAGALHÃES: Ninguém perdeu…. se calhar só Portugal

22:19 JoãoPaulo: Aqui na terra, PS com 42, PSD com 25 e BE em 3º com 10,9%.

22:20 João J Cardoso: O nº de deputados vai ser totoloto do método hondt

22:20 ricardo: o CDS é sem duvida o grande vencedor desta note eleitoral. Infelizmente.

22:20 Maria: para todos os efeitos o CDS ganha “por zanga de comadres” e não por mérito

22:20 Luis Moreira: O PS está a descer e a ficar perto do limite inferiro da previsão

22:20 João J Cardoso: Pois Luis, os cestos lavam-se na próxima meia-hora

22:21 JOSÉ MAGALHÃES: Ricardo- O CDS é sem dúvida o grande vencedor desta noite. Felizmente

22:21 ricardo: o resultado parece que vai ser 36 – 29. nao é uma diferença muito grande. Um PSD minimamente competente tinha ganho isto.

22:21 José Freitas: pois, mas seja por que razão for, o cds transformou-se num partido fundamental. quem diria?

22:21 Luis Moreira: Está visto,João.Isto é uma reviravolta tremenda…

22:21 ricardo: eu sempre disse que Sócrates recorria mais depressa ao CDs do que ao Bloco

22:23 José Freitas: Marco António Costa ao ataque: líder da distrital do Porto do PSD, Marco António Costa, defendeu, hoje que o PSD deve “fechar a página do Cavaquismo” e renovar a estrutura dirigente do partido, na sequência dos resultados eleitorais.

22:23 JoãoPaulo: Porque é que dizem que o CDS ganha e não dizem que o BE ganhou?

22:23 João J Cardoso: Porto. Lisboa e Setubal ainda não fecharam, e faltam muitos deputados aí

22:23 José Freitas: o BE ganhou, já aqui se disse joão paulo. mas o cds ganhou mais

22:24 JOSÉ MAGALHÃES: JP- porque só o CDS vai fazer a diferença

22:24 ricardo: pessoal, ohem os posts, ohem os posts

22:24 JOSÉ MAGALHÃES: de resto todos ganharam

22:24 José Freitas: quanto mais não seja porque as expectativas eram bem diferentes

22:24 Luis Moreira: O PSD deu a vitória ao PS, como já tinha dado com Santana, Mas não esquecer que há milhares e milhares de de pessoas que vivem conta do estado PS

22:24 João J Cardoso: Diferença BE CDS desceu para 3 deputados

22:25 JOSÉ MAGALHÃES: Na minha sondagem… no meu blogue, quase acertava no CDS…. esteve empatado com o BE e a CDU

22:26 Maria: penso que BE ganhou alguma fidelidade enquanto o CDS ganhou por “conveniencia” nas proximas podem ir votar noutros

22:28 JoãoPaulo: Estou de acordo com a Maria. Discordo da importância que estão a singularizar no CDS. Se estiverem os dois na casa dos 20, ficam ambos em condiç~eos de condicionar a governação. A bola passa então para o lado do PS. É ao PS que compete escolher quem quer a seu lado: o CDS ou o BE! Como eu escr
ev
ia nos últimos dias, esta seria a questão desta noite.

22:29 João J Cardoso: Setubal vai ser decisivo. O CDS elegeu um, não elege mais

22:29 FMSá: Aquele camião do Sócrates é um espanto, eheheheeh. Parece mesmo o que vai estar dia 3 no Parque dos Amores em Pedrouços-Maia, eheheheh

22:29 José Freitas: Grande noite para o CDS que até elege em setúbal. foi a visita às peixeiras

22:30 José Freitas: na mais a contagem de votos é demasiado lenta

22:30 FMSá: Mas afinal as peixeiras são aos milhares, eheheheheh

22:30 José Freitas: matosinhos, com mais eleitores, está fechada há muito tempo

22:31 José Freitas: louça vai falar

22:31 José Freitas: o BE deve ter ficado em quarto

22:31 FMSá: Na Maia é lenta por via da enorme qualidade dos seus cidadãos que gostam de fazer tudo com profissionalismo

22:31 João J Cardoso: Difrença BE CDS baixa para 2

22:31 JoãoPaulo: Fala Louça!

22:32 João J Cardoso: Eu bem vos avisei… os últimos votos são de esquerda

22:32 FMSá: Vai partir na Louça toda, eheheheh

22:33 FMSá: a louça e não na louça….

22:34 JoãoPaulo: Claro que nas últimas contagens a esquerda sobe 🙂 Gente mais nova nas freguesias urbanas.

22:35 JoãoPaulo: Aí está o Preço do bloco!

22:35 JOSÉ MAGALHÃES: vou ter de ficar por aqui…. boa noite a todos.

22:36 FMSá: Boa Noite JM!!!

22:36 José Freitas: boa noite josé

22:36 João J Cardoso: Leva esta: as 3000 visitas estão garantidas. E boa noite

22:37 FMSá: O PSD já está com apenas 29,1. É um psd não é o meu PSD!

22:38 José Freitas: “estaremos na oposição”, diz Louçã. mas definiiu os termos em qyue estar+á na oposição

22:39 José Freitas: olkha o jardim na rtp

22:40 JoãoPaulo: Ainda não percebi s PP e BE vão mesmo conseguir “dar” maioria com o PS.

22:40 José Freitas: portugal está sob um pesadelo, diz o líder do psd madeira.

22:40 João J Cardoso: Já estou mais animado: um pesadelo para ele é um rico sono para mim

22:40 Maria: BE “nada será como dantes e… perante as dificuldades estão mais fortes”

22:40 FMSá: ENDOIDOU, diz ele, eheheheheh

22:40 José Freitas: o país endoidou, diz ele. estamos todos como jardim, doidos

22:41 JoãoPaulo: Jardim, jardim, jardim, jardim ehehhe

22:41 José Freitas: porque carga de água o homem n vem a votos ao contnente

22:45 Maria: isso queria ele ser PR

22:45 José Freitas: só há mesmo a questão do cds e be para resolver

22:45 João J Cardoso: Pedro Magalhães na RTP confirma: o mais provável é BE e CDS ficarem com o mesmo nº de deputados. Mas em votos os CDS é 3º

22:47 José Freitas: João Paulo, o Sócrates ainda não confirmou que dispensou o ministério da educação

22:48 José Freitas: é claro que a Maria de Lurdes não continua. Mas não continuaria mesmo que o PS tivesse maioria

22:49 JoãoPaulo: Ora aqui está o aventar a mostrar o que interessa. Espectáculo!

22:49 FMSá: Maria de Lurdes é a maior, que o diga o BE, eheheheeh, rima e tudo

22:50 João J Cardoso: Agora sou eu a duvidar do Pedro Magalhães…

22:50 José Freitas: começo a ver que o cds vai mesmo ficar à frente do BE, em votos e mandatos

22:51 JoãoPaulo: Lulu, lulu, lulu, lulu 🙂

22:52 JoãoPaulo: Se o PS tem 98, quer o BE quer o CDS podem dar mais de 116.. Logo, agora não há nada para decidir. Apenas o PS vai ter que se juntar a um ou a outro.

22:52 FMSá: Lulu vai em frente tens aqui a tua gente!

22:53 José Freitas: Maia: fechada, por fim: PS 40, PSD 29, BE 10, CDS 9 e CDU5

22:53 paulo abrantes: Andam caravanas na rua. A festejar o quê?

22:54 José Freitas: Abrantes, o FC Porto ganhou ontem. devem ser festejos atrasados

22:54 JoãoPaulo: Diz o Luís que o PS deu cabo da esquerda? Ai… mas em que resultados se baseia para dizer isso? Esquerda tem mais de 50%!

22:54 JoãoPaulo: Aqui por gaia nem uma buzina. Pois… tb não há portistas por aqui!

22:55 José Freitas: sócrates vai falar

22:55 João J Cardoso: Lá chegou a hora Altis

22:55 Luis Moreira: JP, tem mas não consegue formar governo, Ganha a esquerda?

22:56 João J Cardoso: Luis: PS+BE+PCP dá maioria absoluta. Não serve é para nada

22:56 João J Cardoso: Um bocadinho bruto para a comunicação social

22:57 Maria: “se não se importam eu gostava de falar às pessoas”

22:57 FMSá: Os jornalistas já se ajoelham, eheheheh

22:57 José Freitas: O preto foi eleito

22:57 JoãoPaulo: Luis… mas… achas que o PS e o CDS conseguem formar governo?

22:57 José Freitas: extraordinária vitória??

22:57 João J Cardoso: Extraooooodinária

22:57 FMSá: É a asfixia, eheheheh. A seguir vai dar dois pares de estalos à manuela moura guedes

22:57 João J Cardoso: Anda a copiar o Jerónimo

22:57 José Freitas: extraordinária vitória? Onde?

22:58 paulo abrantes: …a tal vontade do povo1

22:58 José Freitas: resultado actualizado: 20 – 16

22:58 João J Cardoso: Neste momento faltam 2 deputados para PS+CDS dar maioria

22:58 João J Cardoso: 1…

22:58 FMSá: É uma grande vitória tendo em conta os professores, os enfermeiros, os médicos, os desempregados, os farmacêuticos, Cavaco Silva e por aí fora…é uma vitória.

22:59 José Freitas: é uma vitória é. mas não é extraordinária

22:59 João J Cardoso: aliás, já passaram

22:59 Maria: é uma confiança renovada

22:59 João J Cardoso: Já percebo o extraodinario: freeport, portucale, a mesma luta

23:00 José Freitas: cdu 15 eleitos, menos 1 q o BE, neste momento

23:00 FMSá: é uma vitória depois do cagaço que apanhou, ehehehehe

23:00 José Freitas: devia agradecer ao povo do camião

23:00 FMSá: mais duas semanitas e o ricardo teria que cortar uma mão e os pulsos do outro braço, eheheheh

Os resultados eleitorais…

Faltam os quatro eleitos pelos círculos da emigração, que devem ser distribuídos pelo PSD e PS, cada um com dois mandatos. Dia 7 chega a confirmação.

Resultados das Eleições Legislativas

Resultados das Eleições Legislativas

O CDS ganha com a vitória do PS

O PS, este PS, dos grandes negócios, dos ajustes directos, das obras faraónicas, do controle da Justiça, dos escândalos contínuos que envolvem altas figuras, incluindo o seu secretário geral, não só desnata o país como debilita a esquerda.

Não olhem para o lado, apresentem a conta a Sócrates, mas o CDS é o grande vencedor destas eleições. Já é, e mais será, se se concretizar o que parece possível. Tornar-se a terceira força política do país e conseguir ser a força charneira da governação.

O peso assustador do Estado, as grandes empresas públicas, os grandes grupos económicos que vivem à conta do Orçamento, o elevado nível de fiscalidade, começa a fazer os seus efeitos. Empurrar eleitores para a direita.

Quando a verdade ,toda, se souber sobre a situação das contas públicas, vamos todos perceber o que significa um país condenado à pobreza. E, os partidos sabem, não vão aceitar pagar parte da factura. 7% de déficite (o maior de sempre) 11% de desemprego ( desde que somos uma democracia o maior ) 100% do PIB de dívida (a maior de sempre ,há dez anos era de 10%) o crescimento do PIB será de 1.8% (um dos mais baixos do mundo ) condena-nos à pobreza e não garante a sustentabilidade da Segurança Social nem o SNS.

Sócrates com a sua pesporrência, teimosia, mentiras e incompetência está a fazer uma limpeza no arco dos partidos com assento parlamentar.

Para já dá cabo da Esquerda, mais tarde talvez apareça um PS refundado com pontes ao BE, o que obrigaria a um rearranjo no centro e à direita.

Votei para me livrar desta gentalha!

Consegui!

Manuela Ferreira Leite a caminho dos dias complicados

Não há grande margem para dúvidas. Embora tenha vencido as Europeias e vá vencer as Autárquicas, Manuela Ferreira Leite terá sérias dificuldades em manter a liderança do PSD. Era nestas eleições que a presidente, que não sonhava lutar pelo cargo de primeiro-ministro, tinha de mostrar o que valia. E falhou em toda a linha.

O PSD não ganhou ao PS, o CDS ganhou votos ao PSD e Manuela Ferreira Leite não foi uma mais valia. Após as próximas eleições, convoca o conselho nacional. Até lá deve receber algum período de paz, mesmo que podre, mesmo que afectada pela intriga. Depois abre-se a corrida à liderança.

A noite eleitoral minuto a minuto (21.00 – 22.00)

À moda de Roma, contas a 3?

Sócrates, Louça e Portas?

francisco-louca

jose_socrates-c400

paulo_portas

A noite eleitoral minuto a minuto (19.20 – 21 h)

No Chat do Aventar, a conversa decorreu animada entre as 19.20 e as 21. E fomos nós os primeiros a divulgar as primeiras sondagens:

[Comentário de FMSá]
Sócrates ganha mas perde maioria absoluta. Mas ganha com folga.
19:20 FMSá: Vai começar a noite das facas longas no PSD…
19:21 [Comentário de João J Cardoso]
E na folga caberá o CDS? A cara do Paulo Portas parece dizer que sim
19:21 [Comentário de José Freitas]
PS volta a vencer.
19:21 FMSá: Mais resultados, agora da católica:
19:22 FMSá: PS 38, PSD 29, BLOCO 12, CDS 11, CDU 8
19:22 José Freitas: Não há maioria absoluta.
19:22 FMSá: Isto dito a correr ao telemóvel, ehehehehe
19:23 FMSá: Mas há uma absoluta derrota de Ferreira Leite que nem com um Sócrates de rasto conseguiu um bom resultado!
19:23 [Comentário de paulo abrantes]
Abstenção poderá ser mais alta que em 2005, segundo a U. Católica
19:23 FMSá: Portas, O Sobrevivente
19:25 João J Cardoso: Esses resultados davam 2 derrotados, é muito para uma noite de eleições em Portugal
19:27 [Comentário de A.DIAS]
Se o PS vencer vai ser por diferença minima, infelizmente.

19:54 João J Cardoso: Isto parece uma colónia da Alemanha: as sondagens são quase iguais às que temos

19:55 JoãoPaulo: Não há nada como uma eleiçãozita para juntar os Aventadores. A todos um tremendo abraço!

19:55 João J Cardoso: O quase chama-se Manuela F. Leite versus Merkel…

19:56 JOSÉ MAGALHÃES: Recebido e devolvido, João Paulo

19:57 Belina Moura: Não acredito que o Sócrates reconduzisse a Lurdinhas! Ia era achar que tinha feito muito bem em nunca a ter eliminado e mantê-la-ia lá!

19:57 [Comentário de Nuno Castelo-Branco]
Vou colocar o link agora mesmo, desculpa.

19:57 João J Cardoso: Qual é o canal que nos falta, para termos todas as sondagens?

19:57 [Comentário de Nuno Castelo-Branco]
Já está…

19:57 Luis Moreira: O BE é a chave

19:57 JoãoPaulo: O da mancha João eheheh

19:57 João J Cardoso: Eehehe, Boa João Paulo

19:57 JoãoPaulo: Não Luís – a chave é o PP ou o BE… mas estou como o Ricardo. Sócrates vai mais com o Portas.

19:57 Nuno Castelo-Branco: eh pá, porque é que eu surjo a azul?! Ahhhhh, deve ser a bandeira… ehehehehehe

19:57 Belina Moura: Dêem tempo ao tempo! Ainda é cedo…

19:58 Nuno Castelo-Branco: já estou “preto” outra vez, ufa!

19:58 João J Cardoso: Podes trocar comigo Nuno, embora o preto não me fique mal

19:58 paulo abrantes: Uma ajuda, live is better: http://denunciacoimbra2.wordpress.com/2009/09/27/contagem-dos-votos-no-aventar/

19:58 JoãoPaulo: dois minutos para as tvs avançarem

19:58 Belina Moura: DOIS minutos!!!

19:58 Luis Moreira: para confirmarem o Aventareheheh

19:59 João J Cardoso: Pois, temos a da SIC e a da RTP, não é?

19:59 Nuno Castelo-Branco: No fundo, sou um branco/preto. É o que dá, cinco gerações “nos Moçambiki”…

19:59 FMSá: falta 1 minuto e a

19:59 FMSá: EM

19:59 Nuno Castelo-Branco: Bom, já volto, vou ver na tv

19:59 JOSÉ MAGALHÃES: aiiii

19:59 FMSá: Em

19:59 Belina Moura: Ou não… Luís… ou não!

19:59 Enfermeyro: 37seg pra saber alg coisa

19:59 JOSÉ MAGALHÃES: aiiiiiiii

19:59 FMSá: EM

19:59 FMSá: EM

20:00 Belina Moura: Um minuto!!!

20:00 JOSÉ MAGALHÃES: Ps ganha

20:00 paulo abrantes: Os dados estão lançados…diz a RTP..

20:00 FMSá: EM

20:00 JOSÉ MAGALHÃES: com 36.2 40.4

20:00 FMSá: CHEIO

20:00 FMSá: Em

20:00 FMSá: EMCHEIO

20:00 Nuno Castelo-Branco: fodassssssssss…

20:00 Belina Moura: PS perde

20:00 paulo abrantes: BE triplica deputados..

20:00 JoãoPaulo: A RTP é mais simpatica com PC e CDS. Na SIC o B# é claramente a 3ª

20:01 paulo abrantes: Pureza para Lisboa, já1

20:01 João J Cardoso: Na TVI CDS 3º

20:01 FMSá: mEUS

20:01 JoãoPaulo: Atenção Ricardo PS + CDU pode não dar maioria. COm o BE dará de certeza!

20:01 JOSÉ MAGALHÃES: Nem me apetece ver mais nada…. porra

20:01 JoãoPaulo: VIVA o AVENTAR!

20:01 [Comentário de Nuno Castelo-Branco]
Bem, é o que se esperava

20:01 FMSá: ENGRAÇADO,

20:01 João J Cardoso: Acho que vou ver os Simpsons…

20:02 Belina Moura: Tá tudo muito nervoso aqui! Comportem-se, cavalheiros!

20:02 João J Cardoso: Com esta votação PS tem maioria com quem lhe apetecer

20:02 FMSá: FOI

EM

CHEIO

COM

A

NOSSA

PUBLICAÇÃO

20:02 paulo abrantes: o povo que temos…

20:03 Nuno Castelo-Branco: tudo na mesma

20:03 JOSÉ MAGALHÃES: Temos o que merecemos

20:03 JOSÉ MAGALHÃES: O povo escolheu…. e nós é que nos f—–

20:03 Nuno Castelo-Branco: o resultado tvi é ligeiramente diferente. Viram?

20:03 João J Cardoso: Resta sempre a hipótese de demitir este povo e eleger outro

20:03 Belina Moura: Nuno estavas azul… mas já estás preto…

20:04 João J Cardoso: Sim, na TVI Cds é 3º

20:04 paulo abrantes: A guerra das TV´s

20:04 JoãoPaulo: Desculpem – alguém me sabe dizer quando são as eleições para eleger um novo povo?

20:04 JOSÉ MAGALHÃES: VAMOS DEMITIR O POVO

20:05 JOSÉ MAGALHÃES: QUERO UM POVO DIFERENTE

20:05 João J Cardoso: Resta-me a consolação que isto aplicado em Coimbra tira 2 deputados ao bloco central

20:05 Nuno Castelo-Branco: lá no Altis estão muito contentes, mas nem imaginam o que é ter um governo OBRIGADO a negociar

20:05 JOSÉ MAGALHÃES: ESTOU CHEIO DESTE

20:05 Belina Moura: Demitam este povo, demitam já!

20:05 paulo abrantes: BE e CDS empatados?

20:05 João J Cardoso: Ó Nuno, os reis podem demitir os povos?

20:06 JOSÉ MAGALHÃES: com Reis, isto não acontecia… o pove seria melhor

20:06 JOSÉ MAGALHÃES: os políticos seriam, embora, a mesma m..

20:06 Nuno Castelo-Branco: Não, felizmente. mas podem fazer aquilo que os presidentes não fazem: não colaborar com vigarices das maiorias ou das oposições. Vá até Madrid e pergunte, ehehehe

20:07 paulo abrantes: brancos e nulos, quem sabe os resultados?

20:07 João J Cardoso: Meu amigo: a Madrid não vou, Madrid me mata!

20:07 FMSá: Sem espinhas! Boas fontes as do nandinho, eheheheh

20:07 FMSá: e

20:07 FMSá: acertei

20:07 FMSá: quando

20:07 paulo abrantes: porquê as TV´s não mencionam os votos brancos e nulos? Não
s
ão votos?

20:07 Luis Moreira: é bem feito para o Sócrates vai levar com a herança, a verdadeira

20:08 FMSá: dasss,

20:08 FMSá: omeuspacefazenter,dass

20:08 João J Cardoso: Pois, vamos ouvir o Sócrates a queixar-se da pesada herança do governo anterior

20:08 Luis Moreira: agora vai ser de rir quando ele tiver que dizer qual é a verdadeira situação

20:09 [Comentário de isac]
agora sim, já se pode aumentar impostos

20:10 paulo abrantes: os impostos que paguem quem votou no Sócrates…

20:10 FMSá: A MFL demite-se? Devia

20:10 Luis Moreira: vai passar a dizer que o culpado é a Alemnha cuja economia não descola

20:10 FMSá: MFL

20:10 FMSá: que

20:10 paulo abrantes: Pedro Passos Coelho de unhas afiadas… o assalto será em breve…

20:10 FMSá: MFL

20:11 Luis Moreira: mas vai tirar muitos beneficios que andou a apregoar.

20:11 FMSá: MFL

20:11 FMSá: DASSSSSS

20:11 João J Cardoso: Riam-se, mas já há resultados provisórios nas tv’s e no site oficial ainda estão à espera das 20h

20:11 Nuno Castelo-Branco: A esta hora, o parvalhão de Belém já deve estar a abrir o Moet&Chandon

20:11 Luis Moreira: tem que ir à vida

20:12 isac: ninguém se vai demitir. há legislativas novamente para o ano

20:12 Luis Moreira: pode ser que o Sócrates seja tentado, mas há soluções com estes resultados

20:13 paulo abrantes: CDS sobe mais no numero de deputados que o BE, este país é direita…

20:14 Guest: A hora é de mudança no PSD

20:15 FMSá: o guest sou eu, eheheheh

20:15 FMSá: o meu pc tá doido!

20:15 Nuno Castelo-Branco: Afinal que está em terceiro? O BE ou o PP?

20:15 FMSá: é a vingança das empresas de sondagens e das televisões, eheheh

20:16 João J Cardoso: O PCP também: estou a ouvir um sr. a dizer que não sofreu nenhuma derrota, nem lamenta os resultados

20:16 JoãoPaulo: Paulo Abrantes… de acordo. PS + PSD+CDS = 80 Uma esmagadora maioria de direita

20:17 isac: é o medo aos comunistas que comem criancinhas

20:17 Nuno Castelo-Branco: o belmiro deve estar todo contente. E o Coelhone tb. Aí vem a 3ª autoestrada para o porto…

20:17 isac: e a 4ª e 5ª

20:17 Nuno Castelo-Branco: Bem, se o “Sokras” fizer entendimentos sociais à esquerda e de desenvolvimento com a direita…

20:18 Nuno Castelo-Branco: pior é tudo estar interligado.

20:18 Nuno Castelo-Branco: Resultado: solução impossível!

20:19 João J Cardoso: Isto passa a vergonha nacional: no site do Min. Justiça ainda não há resultados, mas aparecem na comunicação social

20:21 paulo abrantes: Hoje é domingo, o M Justiça não trabalha

20:21 José Freitas: E agora? PS governa sozinho e faz acordos pontuais com os restantes partidos.

20:22 paulo abrantes: quem sobe ao pódium, BE ou CDS?

20:22 isac: é curioso. PSI20 a cair mas Mota Engil a ganhar

20:22 José Freitas: Creio que MFL está a viver as últimas semanas como presidente do PSD.

20:22 João J Cardoso: Os intervalos, no que toca ao nº de deputados, ainda são muito grandes, calma que a esperança está moribunda mais ainda não estrebuchou

20:22 Luis Moreira: S’se fossem malucos é que iam para o governo.A situação é muito má

20:23 João J Cardoso: Falo de coligação com o CDS dar maioria de direita

20:23 FMSá: No blasfémias um trengo afirmou que as nossas projecções eram manipulação, isto antes das 20h. Agora está caladinho!

20:23 Luis Moreira: deixem o Sócrates saboriar a herança, deixem -no provar do seu próprio veneno

20:24 paulo abrantes: O Portas é que vai dar cartas…

20:24 José Freitas: Claro, o Portas será fundamental no próximo parlamento.

20:24 Luis Moreira: na verdade há hipótese de haver maioria de direita…

20:25 JoãoPaulo: Sic Deputados: PS – 99-103; PSD – 74-77; BE – 18-20; CDS – 15-17; CDU – 13-15

20:25 Nuno Castelo-Branco: Mas… e à uma semana quando o Louçã aparecia com 15% nas sondagens? Com’é qu’é?

20:25 José Freitas: Luís, não estou a perceber. Primeiro é preciso afastar o Sócrates, agora deve provar o próprio veneno?

20:25 FMSá: Os deputados da Madeira do PSD é que vão ser fundamentais – vai ser o novo queijo limiano, eheheh

20:26 Nuno Castelo-Branco: O PSD/Madeira cada vez terá mais a tendência para se tornar num partido completamente independente. se eu fosse o jardim, fazia isso mesmo

20:26 paulo abrantes: Será que Cavaco falará amanhã?

20:26 JoãoPaulo: Eu sou suspeito: quero ser independente da Madeira. JÁ!

20:26 João J Cardoso: Comparação em tempo real, de resultados: BE triplica, CDS duplica, PCP reduzido a metade

20:27 José Freitas: Marcelo, na RTP, diz que o PR fala já amanhã.

20:27 Luis Moreira: não, é preciso perante estes resultados deixar que ele prove a herança.Juntar-se a ele agora era dar-lhe uma tábua de salvação

20:27 José Freitas: Concordo. É muito provável que isso aconteça.

20:27 Nuno Castelo-Branco: Cavaco? Não me falem do gajeko antes de jantar, pá…..

20:27 ricardo: O delírio de Alberto Martins – Uma grande vitória porque partimos dos 26

20:28 ricardo: %

20:28 José Freitas: Ó luís, a questão não é ser a tábua de salvação do Sócrates. É a salvação do país, homem

20:28 João J Cardoso: Na RTP o BE está com o simbolo da UDP. É o choque tecnológico

20:28 ricardo: manuela ferreira leite consegue pior do que um santana lopes desgastado por ter sido primeiro-ministro

20:28 José Freitas: JJC, pois está. LOL

20:28 Luis Moreira: quantos votos perdeu o PS desde as últimas legislativas?

20:28 Nuno Castelo-Branco: O Alberto martins parece uma figura típica do costismo da 1ª república. em tudo. Usará avental fora da cozinha?

20:29 João J Cardoso: Neste momento o PS perde 8%

20:29 Nuno Castelo-Branco: caiam na real: para queme steve no lixo como o PS esteve, é uma grande vitória deles. Incrível, mas é verdade

20:30 José Freitas: Em relação às últimas, o PS perdeu mt votos. Mas, ainda assim, continua em primeiro.

20:30 João J Cardoso: Já caí na real Nuno, republicanamente falando…

20:30 João J Cardoso: Eeheh

20:30 José Freitas: pois, o PS ganha. mesmo com os profs a votarem noutros partidos.

20:30 paulo abrantes: Por mais que o PS desça nunca perderá estas eleições. Afinal para onde foram os votos dos professores?

20:31 Luis Moreira: mas ser primeiro é nas corridas de F1, aqui o PS deixou de ter poder, depende de todos

20:31 José Freitas: Depende, claro. E ainda bem.

20:31 José Freitas: Mas n deixa de ser o primeiro.

20:31 FMSá: 2217 visitantes, 712 na última hora. É só recordes do Aventar!

20:32 ricardo: hoje chegamos aos 3 mil

20:32 paulo abrantes: o AVENTAR foi o grande vencedor destas eleições

20:32 Luis Moreira: fazer saltar a situação em que está o país, travar as obras megalomanas, dividir as empresas publicas, isto é o desastre para Sócrates

20:32 FMSá: VAI SER HOJE!

20:32 ricardo: PS foi o primeiro, ganhou as eleições, mas não foi uma grande vitória. perdeu a maioria absoluta.

20:32 José Freitas: Isso, Aventar ao poder. devia ser lindo

20:33 ricardo: obrigado, Paulo Abrantes!

20:33 José Freitas: Ricardo, perdeu a absoluta mas mantém a maioria.

20:33 FMSá: Mas falava um de cada vez e com uma hora de espaço, ehehehe.

20:33 ricardo: Ana Jorge reconhece que a vitória não foi assim tão grande como podia ter sido

20:33 José Freitas: Porto, distrito: PS 44, PSD 31

20:34 Luis Moreira: não tem naioria nenhuma, com o que sabemos ninguem lhe vai fazer o favor do quijo

20:34 ricardo: mantém a maioria, mas perdeu a maioria absoluta. não é bem a mesma coisa. é uma vitória, não é uma grande vitória.

20:34 João J Cardoso: Acho que Ana Jorge está a fazer contas à vida: em Coimbra PS e PSD podem perder deputados

20:34 paulo abrantes: Ana Jorge disse que o que faltou, para a maioria, foi os votos de alguns portugueses. Esperta explicação, profunda diria..

20:35 José Freitas: “ninguem lhe vai fazer o favor do quijo”, diz o Luís. Será que não, pergunto eu

20:35 FMSá: Na blogosfera hoje a liderança é nossa.

20:35 JoãoPaulo: Aventar ao Poder? Então eu avanço já para a Mota-engil e sempre se poupa a passagem pelo governo. Tb pode ser para a GALP ou para a Caixa.

20:35 Luis Moreira: neste caso ficou em 1º lugar mas daí a ser uma vitória…

20:35 JoãoPaulo: Grande jornada AVENTista! Hoje!

20:35 FMSá: Eu quero substituir o Augusto SS, eheheheh

20:36 João J Cardoso: OK, mas a RTP é para mim

20:36 isac: é possível nacionalizar a mota engil também?

20:36 Luis Moreira: JP ainda nos chamas Adventistas dos últimos dias,

20:36 FMSá: Alguém me informa quantos deputados o psd-madeira elege?

20:36 João J Cardoso: Não, a Mota engil é que nacionalizou o governo

20:37 José Freitas: PSD Madeira: 3

20:37 isac: JJ Cardoso: bem visto

20:37 paulo abrantes: Queremos o AVENTAR na AR, como blog residente.

20:37 José Freitas: Se as projecções se concretizarem o PS, mesmo sem meioria, vai governar relativamente à vontade

20:38 paulo abrantes: Tenho de ir comer, se não a minha mãe ralha-me…

20:38 José Freitas: vai fazer acordos à direita e à esquerda, conforme as necessidades

20:38 Luis Moreira: ninguem vai ajudar Sócrates.A situação que ele está a esconder é má de mais

20:38 José Freitas: vai lá abrantes, n queremos mães chateadas

20:38 José Freitas: Ó luís, vão aju?dar, vão!. vai uma aposta

20:39 isac: o ps está sozinho. está contra todos e agora serão todos contra o ps

20:39 João J Cardoso: Não se esqueçam de um pormaior: os deputados do PSD são quase todos da tendência que está agora no poder…

20:39 José Freitas: Isac, q questão é que o ps continuará no poder e a poder dar benesses.

20:40 Luis Moreira: vai um jantar .seria a morte do artista e para Sócrates teria que ceder tanto que não acredito

20:40 Luis Moreira: eu creio que o Sócrates não se aguenta

20:40 isac: qualquer partido que se una ao PS está assinar a sua sentença de morte

20:40 FMSá: No PSD isso não significa muito

20:40 José Freitas: combinado luís

20:40 Luis Moreira: é isso, Isac

20:41 José Freitas: um jantar.

20:41 JOSÉ MAGALHÃES: A tv está em intervalo…

20:41 isac: eu também aposto

20:41 JOSÉ MAGALHÃES: tou cansado

20:41 FMSá: Ó JMag, aqui não ficas cansado, ehehehe

20:41 José Freitas: 9 -8 em mandatos, até ver. resultados oficiais

20:42 Luis Moreira: OK. Sócrates é como os eucaliptos…

20:42 isac: parece que não mas é muito fácil o PS provocar o outros partidos a fazerem cair o governo

20:42 JOSÉ MAGALHÃES: eu sei…. tenho estado a carpir

20:42 isac: e depois os outros é que serão os culpados da instabilidade

20:42 José Freitas: Isso passa, José. dentro de 15 dias o Rio ganha e compensa

20:42 JOSÉ MAGALHÃES: mas isto ainda vai dar q falar

20:43 João J Cardoso: E quem vai ganhar o PSD?

20:43 FMSá: Só MFL para perder com o sócrates, uma coisa extraordinária – que agradeça ao António Preto…

20:43 JOSÉ MAGALHÃES: qt tempo vai aguentar o Socras a governer só

20:43 José Freitas: boa pergunta, JJC

20:43 João J Cardoso: Lembrei-me agora por vocês etarem a falar do RR…

20:43 JOSÉ MAGALHÃES: a MFL não se vai aguentar… ou vai?

20:44 José Freitas: MFL deve aguenbtar até às autárquicas

20:44 José Freitas: depois, o mais certo é sair

20:44 JOSÉ MAGALHÃES: O Rio vai ganhar o PSD?

20:44 João J Cardoso: Não só não vai, com o Pacheco vai acabar a biografia do Cunhal num instantinho

20:44 FMSá: Vai ser entre Passos Coelho, Marco António e alguém desta actual ala e que vai perder. Será depois de 11 outubro

20:44 JOSÉ MAGALHÃES: depois de ganhar a câmara?

20:44 Luis Moreira: isso é o que ele sempre tem feito .vitimizar-se. mas ou há um rearranjo das forças políticas ou o Sócrates tem os dias contados para o BE se aproximar do PS. Como, aliás, o aventador LM vem dizendo há muito tempo…

20:45 FMSá: O PSD vai ganhar as autárquicas e depois vai a eleições internas. Se Mendes voltar, ganha.

20:45 JOSÉ MAGALHÃES: Estou cansado destas eleições… podemos repetir?

20:45 João J Cardoso: Por falar em BE: não se esqueçam que o eleitorado jovem e urbano é o último a ser contado…

20:46 João J Cardoso: JM: acho que sim, quero outra dose mas com a TVI como estava em Julho…

20:46 FMSá: exactamente jjc.

20:47 FMSá: O Eleitorado BE está nas grandes freguesias que serão as últimas na contagem

20:47 ricardo: Paulo Rangel candidata-se?

20:47 FMSá: A Rangel falta-lhe mais uns anos de Europa mas pode ser o candidato da actual ala

20:48 Luis Moreira: O PS sem Sócrates tem condições lá mais para a frente…

20:47 FMSá: A Rangel falta-lhe mais uns anos de Europa mas pode ser o candidato da actual ala

20:48 Luis Moreira: O PS sem Sócrates tem condições lá mais para a frente…

20:48 Luis Moreira: Quantos anos terá RR daqui a 4 anos?

20:49 FMSá: boa pergunta…

20:49 Luis Moreira: 60?

20:50 José Freitas: Desculpem, estão a falar de RR…? Rui Rio? Para quê?

20:51 Joã

o J Cardoso: É a sucessão no PSD. Por acso

20:51 João J Cardoso: acaso acho que vai sair Coelho

20:52 Luis Moreira: Quem sucede no PSd? RR,Rangel,PC?

20:53 João J Cardoso: PPC: depois de se perder com, a 3ª idade, investe-se no seu contrário

20:54 José Freitas: Rui Rio na liderança do PSD? Devia ser lindo. Duraria menos que LFM

20:54 FMSá: Rio não entra nesta luta antes de 2013

20:54 José Freitas: O mais certo é a opção por Passos Coelho.

20:55 FMSá: A Hora é de Passos Coelho e Marco António

20:55 isac: “cavaco para a rua”, gritam apoiantes do PS

20:55 Luis Moreira: RR daqui a 4 anos é o mais forte candidato

20:55 JOSÉ MAGALHÃES: OS APOIANTES DO ps SÃO O ESPELHO DO PAÍS QUE TEMOS…. ASSIM O TEMOS ASSIM O MERECEMOS

20:56 ricardo: Meneses deve estar todo contente

20:56 João J Cardoso: Esta é a hora do CDS: até às 21 30 ganham, depois vamos ver

20:56 Luis Moreira: PC e MA nem os queria para tesoureiros…

20:57 JOSÉ MAGALHÃES: Espera-se que o CDS suba até aos 2 digitos, JJC

20:57 FMSá: eheheheheeh, LM, ehehehehe

20:57 João J Cardoso: sim, nisso acredito, mas falo da luta pelo 3º lugar

20:57 Luis Moreira: Com estes resultados tudo muda neste país

20:58 João J Cardoso: à esquerda e à direita

20:58 Luis Moreira: FMS nenhum deles tem estaleca, embora o PC tenha gente poderosa e com dinheiro a apoia-lo

20:59 João J Cardoso: à esquerda: em Beja, tudo contado, BE tem 10%. Isto era impensável à uns anos

20:59 FMSá: Não discuto estalecas, apenas meras hipoteses tendo presente o aparelho laranja …

21:00 paulo abrantes: A CDU diz que cresce e avança…epá…

21:00 FMSá: Agora vou parar uns minutos, até já

21:00 Luis Moreira: Mas não é natural que seja o RR com o CV que tem?

PS vence, sem maioria absoluta, mas com maioria

Apesar de tudo, apesar dos professores, dos erros, do IVA, do Freeport, de tantas outras coisas, Sócrates ganhou as eleições. Sem maioria absoluta mas, ainda assim, a poder cantar vitória. Apesar de tudo.

Afinal, o anúncio da morte política de Sócrates foi claramente prematura.

Vai estar em minoria no Parlamento mas vai para o Governo sozinho. O país vai ser gerido a acordos pontuais. À esquerda ou à direita, conforme for necessário. É a ‘real politik’. Vêm aí tempos agitados e complexos. No Governo, no PS e noutros partidos, sobretudo no PSD.

Isto, claro, sou eu a dizer.

Primeiras impressões da noite eleitoral: Vencedores e vencidos

1 – O PS venceu, teve mais votos, mais Deputados eleitos e vai continuar a ser Governo. Parabéns. Mas não foi uma grande vitória – perdeu milhares de votos, perdeu uns 20 Deputados e perdeu a maioria absouta que lhe permitia governar sozinho. Em delírio, Alberto Martins, que alguns dizem ir ser o próximo Ministro da Educação, ainda falou numa vitória estrondosa, porque o PS partira dos 26% (Europeias). Sem o dizer, Ana Jorge reconheceu que os resultados ficaram aquém do que poderiam ter sido.

2 – O PSD perdeu claramente. Não chegou ao Governo e manteve o resultado de 2005 – um Santana Lopes que saía debilitado como primeiro-ministro. Manuela Ferreira Leite é a grande derrotada da noite. Politicamente, morreu. Quem será o próximo líder?

3 – Grande vitória do Bloco de Esquerda. Tira a maioria absoluta ao PS e sobe muito. Pode influenciar a governação futura do país.

4 – Grande vitória do CDS, que ultrapassa a CDU. Mal anda o país em que um Partido cuja maior bandeira é o fim do Rendimento Mínimo consegue resultado tão expressivo.

5- Derrota da CDU, que acaba como o Partido menos votado. Vamos ver o total de deputados eleitos. Mais uma vez, mal vai o país em que o Partido que mais defende os trabalhadores fica em último.

A minha primeira leitura 20 minutos depois das 20h

PS perdeu a maioria. Apesar de tudo vão procurar “comunicar” ao país que sentem ter tido uma tremenda vitória.
PSD tem uma derrota tremenda. Não entendo o que poderão fazer a seguir.
BE cresce muito – é claramente o responsável pela derrota da maioria do PS (se não foi o PSD só pode ter sido o BE o responsável).
CDS sobe mas não vai ter deputados suficientes para se juntar ao PS para uma maioria parlamentar.
CDU pode subir número de votos, mas vai sair como derrotado.

Legislativas 2009 – Aventar foi o 1º!!!

A 12 de Setembro, quem leu o Aventar soube antecipadamente os resultados através da nossa projecção. Quem acompanhou hoje desde as 18h soube em primeira mão os resultados das legislativas, ou seja, que o PS iria vencer sem maioria.

Tudo o que acontece, acontece aqui em Primeira Mão!